Alterne entre as áreas

Business Intelligence com Power bi

Business Intelligence com Power bi

Turma - 2025.2.151

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Como posso me matricular?

Para obter detalhes do processo de matrícula do curso, acesse a página de matrícula clicando no botão abaixo.

Matricule-se

O mercado competitivo em que vivemos exige cada vez mais agilidade na criação de novos produtos e serviços, além da rápida entrega de valor ao cliente. Esse mercado exige a adoção de novas práticas, modelos e tecnologias corporativas, entre eles a análise de dados para subsidiar a tomada de decisão. De acordo com a pesquisa Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms da Gartner[1] (2019), o Microsoft Power BI é um líder entre as diversas soluções de análise de dados. Os painéis dessa ferramenta possibilitam aos gestores e analistas uma visão completa da empresa, com métricas de funcionamento e compilados de dados em um só lugar. Além disso, por meio de comandos simples, é possível explorar elementos em diversos dispositivos.Nesse contexto, o mercado tem demandado um crescente contingente de pessoas aptas a atuar na área de business intelligence e que tenham, além do domínio técnico e da visão sistêmica, capacidade de atuar em equipe, de propor soluções e de resolver problemas, entre outras habilidades. O desafio, portanto, está em formar profissionais que sejam capazes de estruturar dados para responder com competência suficiente às múltiplas e complexas demandas de tomadas de decisão pelas organizações, justificando a oferta do curso. [1] Gartner. Magic quadrant for analytics and business intelligence platforms. 11 fev. 2019. Disponível em: https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-3TXXSLV&ct=170221&st=sb. Acesso em: 19 ago. 2019.Este curso tem como objetivo subsidiar o profissional na criação de relatórios dinâmicos/dashboards, utilizando a ferramenta Power BI.É destinado a estudantes e profissionais que atuam na análise e na inteligência de negócios, ou seja, profissionais que trabalham com grandes volumes de dados — tanto em sua produção quanto no consumo. 

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em programação, SGBD de mercado e SQL Server, modelagem de dados, expertise em ferramentas de business intelligence, conhecimento de conceito e ferramentas de ETL e sólidos conhecimentos em Power BI Desktop ou Power BI em nuvem e formação em tecnologia da informação (TI) ou em áreas correlatas.

Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo integralmente com o desenvolvimento de competências profissionais, garante a abordagem de determinados conhecimentos e/ou habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de determinado itinerário formativo.As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou o fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho de sua formação e de seu desenvolvimento profissional.O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.Nesse sentido, sugere-se que o docente possibilite um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no qual o aluno participe ativamente do processo, por meio de resolução de problemas, estudos de caso de sucesso, entre outras atividades propostas.Recomenda-se que o docente prepare, previamente, bases de dados de diferentes origens (planilhas e bancos de dados, relacionais ou não relacionais), para que possam ser utilizadas como estudo de caso.Sugere-se que, caso seja possível, as aulas sejam ministradas com a versão dos aplicativos Power BI Desktop e Power BI em nuvem. 

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante e ao final do processo, conforme a seguir:Durante o processoAtendido ¯ AParcialmente atendido ¯ PANão atendido ¯ NA Ao final da Unidade CurricularAtendido ¯ ANão atendido ¯ NAO resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.Ações de recuperação devem ser oferecidas durante todo o processo de aprendizagem, conforme a necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.