As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas:
Unidade Curricular 1: Executar atividades do serviço de portaria.
Os alunos desenvolverão as competências próprias dos serviços de portaria. Sugerem-se situações de aprendizagem relacionadas ao atendimento aos condôminos, visitantes e fornecedores, considerando, tanto a ampliação da percepção sobre a diversidade humana e o respeito às diferenças, quanto a observância das normas e regulamentos. Para isso, recomenda-se a realização de dramatizações, estudos de caso, situações-problema, pesquisas, debates e júris simulados. É importante, ainda, fomentar visitas técnicas que aprofundem o conhecimento dos alunos sobre o trabalho de portaria, o Regimento Interno e a organização do condomínio/estabelecimento.
Unidade Curricular 2: Realizar medidas preventivas de segurança pessoal e patrimonial.
O docente poderá propor atividades do cotidiano operacional do vigia, que permitam ao aluno exercer, na prática, os mais diversos procedimentos de cuidado com o patrimônio e segurança preventiva. Dessa forma será possível o docente verificar as Marcas Formativas como o domínio técnico e científico e a visão crítica que ficam evidentes na fundamentação de uma análise de estudo de caso, na resolução de uma situação-problema, nas simulações práticas e dramatizações.
É oportuno viabilizar atividades de operação com equipamentos e instrumentos de comunicação e controle de entrada e saída de pessoas e veículos e outras ferramentas existentes para este tipo de serviço.
Unidade Curricular 3: Projeto Integrador Porteiro e Vigia
O Projeto Integrador (PI), como princípio pedagógico, além de desafiador, deve estimular a pesquisa, de modo a transcender a mera sistematização de informações. Portanto, é fundamental que o planejamento do PI tenha início concomitantemente com o planejamento das Unidades Curriculares, promovendo, assim, a interação dos docentes do curso. Além do tema gerador a ser apresentado e validado pelos alunos, faz-se necessário estabelecer o cronograma de trabalho e os prazos para as entregas.
Recomenda-se que o tema gerador e o cronograma de trabalho sejam apresentados nos primeiros contatos com os alunos. O Projeto Integrador é considerado um momento privilegiado para o trabalho com as Marcas Formativas Senac, haja vista que trabalhos em grandes ou pequenos grupos, organizados em volta de projetos que favoreçam a pesquisa, a resolução de problemas e as propostas de melhorias, geram possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativas, sustentáveis e empreendedoras.
As Unidades Curriculares devem contribuir com o desenvolvimento do PI através de suas situações e atividades de aprendizagem. Os estudos de caso, dramatização de situações de trabalho, visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área são estratégias importantes para o alcance desse objetivo. Quando bem roteirizadas pelo docente, em conjunto com os alunos, os resultados apresentados e debatidos em sala de aula proporcionam momentos significativos de aplicação e síntese.