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Manicure e Pedicure

Manicure e Pedicure

Turma - 2026.2.7

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O mercado de cuidados estéticos para mãos e pés tem crescido de forma expressiva, refletindo a crescente demanda por serviços especializados e produtos inovadores que atendam às preferências de um público cada vez mais exigente. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o quarto país que mais consome produtos e serviços de beleza no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão[1].  Tais resultados indicam oportunidades para profissionais que dominem técnicas atualizadas de esmaltagem, alongamento e tratamentos de hidratação, bem como desafios relacionados à adoção de novas tecnologias[2] e práticas de biossegurança.

Neste cenário, a ocupação de manicure e pedicure desempenha papel fundamental na geração de renda, no fortalecimento da autoestima dos clientes e na promoção da saúde das unhas e da pele. A oferta do curso de Manicure e Pedicure pelo Senac contribui para formar profissionais que, além de se capacitarem tecnicamente, desenvolvem competências de empreendedorismo, atendimento humanizado e responsabilidade social. Dessa forma, a Instituição atende às demandas do mercado de Beleza, preparando os futuros profissionais para atuarem de maneira ética e competitiva, consolidando sua relevância no setor.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em atividades específicas de manicure e pedicure, com ensino médio completo, preferencialmente graduados. Desejável experiência em docência.

Quando houver oferta a distância, o Departamento Regional sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, conceituadas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e permite desenvolvimento contínuo” (SENAC, 2022)[1]. 

Para tanto, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada e promove a mobilização e articulação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Esse percurso é também orientado pelas Marcas Formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados. 

Dado que o uso de inteligência artificial se torna cada vez mais relevante para a atuação profissional no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Marca Formativa "Autonomia digital" desempenha um papel essencial na formação de profissionais capazes de integrar criticamente tecnologias emergentes em seus processos de trabalho, contribuindo para a inovação e a eficiência no ambiente profissional. 

Nessa perspectiva, é apresentado, a seguir, um conjunto de atividades, estratégias pedagógicas e recursos didáticos que serve como referência para a elaboração do plano de trabalho docente do Senac. Essas estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e complementadas, levando em consideração as especificidades da turma, as demandas do contexto educacional e os objetivos estabelecidos no plano de curso. 

Para apoiar o planejamento e a execução das práticas educacionais, o Departamento Nacional recomenda consultar o site Espaço Docente,  que apresenta uma seleção de recursos de incentivo à adoção de tecnologias digitais para apoiar abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse site é possível acessar: 

- plataforma Cachola:[2]  ambiente de recursos educacionais do Senac que oferece materiais digitais para atender aos propósitos do MPS e promover o engajamento de alunos e docentes; 

- plataforma Cubus:[3] oferece metodologias de ensino-aprendizagem, estratégias pedagógicas e dinâmicas projetadas para apoiar o processo educacional;  

- Anuário de Tecnologias Educacionais[4]: apresenta conceitos, reflexões pedagógicas e uma seleção de ferramentas digitais alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, considerando o desenvolvimento de competências à luz de novas tecnologias; 

- Mapeamento de Tecnologias Digitais[5]: busca identificar ferramentas que se alinhem à oferta educacional do Senac e compartilhar boas práticas adotadas pelos Departamentos Regionais. 

 

Orientações metodológicas específicas para a unidade curricular:

UC 1: gerenciar negócios de beleza.

  1. Estudos de caso e/ou simulação: sugere-se que o docente realize atividades por meio das quais os alunos pratiquem o que desenvolveram com relação a fluxo de caixa, precificação e controle de estoque, utilizando ferramentas tecnológicas como planilhas eletrônicas e softwares de gestão para administrar finanças, cadastrar produtos e registrar vendas.
  2. Atividades de planejamento de marketing digital: recomenda-se que o docente desenvolva atividades por meio das quais os alunos terão de criar campanhas em redes sociais e plataformas específicas, que podem ser conduzidas para que eles pratiquem a análise de métricas de engajamento e fidelização de clientes, inserindo no processo discussões sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), registro de MEI/Simples e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
  3. Oficina Prática de Precificação: sugere-se que o docente oriente os alunos a trabalharem em equipes nesta atividade.  Cada equipe deve definir cinco serviços para precificar, levado em conta análise de fornecedores, negociação e demanda, reproduzindo situações reais do mercado. É indicado que o resultado seja apresentado para os demais colegas, para troca de experiências.
  4. Roda de conversa: recomenda-se que o docente apresente casos reais envolvendo direitos e deveres de consumidores em serviços de beleza. Os alunos devem propor sugestões para resolução de conflitos com clientes, respeitando as normativas legais.
  5. Prática Profissional de Planejamento de Carreira: é indicado que o docente oriente os alunos a elaborarem um plano de desenvolvimento profissional, com metas de curto, médio e longo prazos. Posteriormente, os alunos devem  simular uma entrevista de emprego e networking, aplicando técnicas de branding pessoal.

Recursos 

Para esta competência, sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades; 
  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes a ocupação; 
  • Senac Recomenda:  playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda

 

UC 2: organizar o ambiente e os processos de trabalho.

  1. Organização do espaço e de documentação: sugere-se que o docente propicie atividades para que os alunos realizem o manuseio e a higienização de mobiliários e utensílios, bem como a organização de documentos, sempre respeitando princípios de ergonomia, biossegurança e sustentabilidade.
  2. Visitas técnicas e simulações: é indicado que o docente leve a turma para visitas a locais de atuação profissional, experimentações e simulações em ambientes de laboratório e pesquisas sobre os diferentes aspectos envolvidos na gestão do espaço, orientando sobre o cumprimento das normas de vigilância sanitária, de forma a garantir a segurança e a saúde do profissional.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação; 
  • Senac Recomenda:  playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
  • checklists e manuais de procedimentos: para orientar e avaliar as práticas de higienização e organização do ambiente;
  • modelos tridimensionais e diagramas: que representem a disposição ideal de mobiliários e utensílios, respeitando os princípios de ergonomia;
  • simuladores digitais: ferramentas que permitam simular a gestão e organização de espaços de trabalho.

 

UC 3: embelezar mãos e pés.

  1. Estudos de caso e aprendizagem baseada em problemas: é indicada a análise de situações reais ou simuladas que envolvam corte, lixamento, polimento de unhas e cuidados com a cutícula, permitindo que os alunos explorem soluções práticas para diferentes desafios.
  2. Simulações e visita técnica: sugere-se a criação de cenários de atendimento que exijam a aplicação de técnicas de SPA, massagem, esmaltação e decoração, incentivando a comunicação assertiva e a análise das necessidades do cliente.

Recursos 
Para esta competência, sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • objetos digitais de aprendizagem (ODA) e plataformas interativas: simuladores de decoração de unhas e ferramentas de realidade aumentada que permitam a experimentação de diferentes técnicas de esmaltação e designs em ambiente virtual;
  • murais colaborativos e registros fotográficos: murais físicos ou virtuais para a troca de informações sobre patologias, cuidados com a cutícula, tendências de decoração e resultados de procedimentos práticos, estimulando a reflexão e o aperfeiçoamento contínuo;
  • plataformas de aprendizagem gamificada: ferramentas on-line que ofereçam desafios e pontuações para cada tarefa concluída, incentivando a participação ativa e o engajamento dos alunos nos conteúdos de biossegurança, ergonomia e análise das necessidades dos clientes.

 

UC 4: Projeto Integrador Manicure e Pedicure.

  1. Criatividade e atitude empreendedora: sugere-se o desenvolvimento de pesquisa por meio da qual os alunos mapeiem modelos de negócios de maneira física e digital, propondo novos caminhos a serem percorridos pelo profissional de manicure e pedicure.
  2. Visão crítica: recomenda-se a realização de um júri simulado sobre boas práticas em atendimentos de manicure e pedicure diante de situações adversas, patologias apresentadas, desafios éticos e adaptação às novas demandas do mercado.
  3. Colaboração e comunicação: sugere-se a atuação em equipe com outros profissionais da área como cabeleireiros, esteticistas e maquiadores, a fim de oferecer serviços integrados que atendam às necessidades globais dos clientes.
  4. Autonomia digital: orienta-se o uso de ferramentas digitais para divulgação de serviços, ampliando a presença on-line do profissional.
  5. Atitude sustentável: sugere-se a realização de palestras e aulas práticas sobre biossegurança e práticas sustentáveis, desde a escolha de produtos até a reciclagem de embalagens e redução de descarte de materiais.
 

[1] SENAC. DN. Competência. Rio de Janeiro, 2022. (Coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac). Disponível em: http://www.extranet.senac.br/modelopedagogicosenac/. Acesso em: jun. 2023.

[2] Recomenda-se o acesso à Cachola (https://cachola.senac.br/ ), que oferece recursos voltados à aplicação de tecnologias digitais no planejamento de situações de aprendizagem e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional.

[3] Desenvolvida em parceria com a OIT/Cinterfor – Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho, recomenda-se o acesso à Plataforma Cubus (https://cubus.oitcinterfor.org/). 

[4] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/guias/ ), que disponibiliza o Anuário de Tecnologias Educacionais

[5] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/mapeamentos/ ), que disponibiliza o Mapeamento de Tecnologias Digitais.

Forma de expressão dos resultados da avaliação

Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, garantindo um acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno. Para isso, foram definidos os tipos de menção a serem utilizados tanto nos registros parciais, realizados ao longo do processo, como nos registros finais, ao término da unidade curricular ou do curso.

As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac refletem o compromisso com o desenvolvimento das competências e visam minimizar a subjetividade na avaliação, proporcionando mais clareza e objetividade na mensuração do aprendizado.

Dessa forma, foram estabelecidas menções específicas para cada etapa do processo avaliativo, assegurando coerência na progressão da aprendizagem e contribuindo para um acompanhamento mais preciso do desempenho dos alunos.

Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

durante o processo:

atendido – A;
parcialmente atendido – PA;
não atendido – NA;


ao término da unidade curricular:

atendido – A;
não atendido – NA.


Menção por unidade curricular

Ao término de qualquer unidade curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja alcançado em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:

desenvolvida – D;
não desenvolvida – ND.


Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa alcançar D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.

Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:

aprovado – AP;
reprovado – RP.


Recuperação

A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.