Justificativa
Nos últimos anos, a Educação Distância apresentou aumento significativo, o que foi intensificado com a condição pandêmica que atingiu o mundo bem recentemente. Nesse contexto, as instituições educacionais foram levadas a ampliar o uso dos recursos tecnológicos, possibilitando que as aulas e o acesso à educação fossem garantidos a todos os seus alunos. Na maior parte das experiências, houve a adaptação das aulas presenciais para o ensino remoto, que embora apresentasse aspectos e caraterísticas semelhantes à modalidade EAD, não estava devidamente amparado pelas legislações educacionais devidas, tampouco, apresentou qualquer política específica sobre a sua forma de desenvolvimento. Isso ocasionou confusão, principalmente entre docentes e alunos, que passaram a acreditar que os resultados negativos oriundos de suas experiências com o ensino remoto, fosse a realidade da EAD. Diante disso, percebe-se a necessidade de esclarecer os conceitos distintos dos referidos modelos educacionais, no intuito de desmistificar o que é e como se desenvolve o verdadeiro processo de formação na modalidade EAD, apresentando seus desafios e perspectivas, principalmente junto ao público-alvo do Senac Alagoas, que visa ampliar seus indicadores de matrículas na modalidade em questão.