Eletrocardiograma: boas práticas no procedimento
Turma - 2026.2.12
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, a cada ano cerca de 140 mil pessoas morrem de doenças do coração no Brasil. Cerca de 90% dessas mortes, inclusive as decorrentes de mal súbito, poderiam ser evitadas com o diagnóstico básico de um simples eletrocardiograma, seguido de tratamento e acompanhamento médicos adequados[1]. A incidência de pacientes com problemas cardiológicos que buscam os serviços de urgência e emergência tem aumentado significativamente nas últimas décadas. A rapidez dos profissionais da saúde na avaliação e indicação da realização do eletrocardiograma (ECG) tem impacto significativo no prognóstico dos pacientes. Nessa perspectiva, reforça-se a importância de um profissional cada vez mais capacitado e qualificado para diagnosticar a necessidade de eletrocardiograma e proceder à realização do exame. [1] http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-07/medico-alerta-para-importancia-de-exames-medicos-antes-de-atividades-fisicas.O curso de aperfeiçoamento em Eletrocardiograma: boas práticas no procedimento objetiva subsidiar os profissionais com os principais aspectos do ECG, da realização à avaliação do traçado, possibilitando sua interpretação de maneira prática. É destinado a profissionais e estudantes da área de Enfermagem.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
Docentes com Formação Superior em Enfermagem e experiência profissional docente em saúde do adulto, urgência e emergência.
Orientações Metodológicas
A proposta do presente curso, mesmo não desenvolvendo competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades relacionados ao controle de qualidade aplicado a cosméticos e boas práticas, que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários à ação e à solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou o fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso, são estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). Indica-se que no mínimo 12 horas da carga horária seja desenvolvida com atividades que simulem a prática da realização do ECG em Laboratório de Enfermagem ou em Unidades de Saúde parceiras, bem como nas Unidades do Senac que tenham o aparelho de ECG. Sugerimos a utilização do Simulador Ritmo Cardíaco disponível em: http://tvenfermagem.com/tv/images/stories/flash/jogo final.swf, em que os alunos podem conhecer diferentes traçados do exame de eletrocardiograma. Os alunos devem fornecer orientações aos usuários sobre o exame, mas sem fazer diagnóstico por não ser atribuição da Enfermagem. Essas orientações serão de cunho informativo sobre a realização do procedimento em questão. Sugere-se que todos os alunos tenham a oportunidade de realizar pelo menos uma vez o procedimento, manuseando o aparelho e identificando as possíveis alterações nos traçados do exame ECG.
Avaliação
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido ¯ A Parcialmente atendido ¯ PA Não atendido ¯ NA Ao final da Unidade Curricular Atendido ¯ A Não atendido ¯ NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75 % da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
Veja mais Cursos
Desenhista de Moda
COD: 40792
Técnico em Análises Clínicas
COD: 31785
Auxiliar em Saúde Bucal
COD: 2493
Técnicas de Microscopia Laboratorial
COD: 50828
Preparação de Entremets
COD: 53006
Cálculos e segurança na administração de medicamentos
COD: 32539
Técnico em Meio Ambiente
COD: 1702
Estilista de Moda
COD: 41222
Cuidador de Idoso
COD: 2454
Técnico em Informática para Internet
COD: 44919
Modelista
COD: 1921
Assistente de Marketing e Vendas
COD: 118998
Técnico em Gastronomia
COD: 43937
Eletrocardiograma: boas práticas no procedimento
COD: 32581
Depilador
COD: 129165
Técnico em Recursos Humanos
COD: 118394
Manicure e Pedicure
COD: 129244