As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação ao contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular
UC1:Pesquisar tendências de moda, expressões artísticas e socioculturais.
Recomenda-se aos docentes planejar situações de aprendizagem que propiciem aos alunos ampliar seu repertório de moda a partir de metodologias, ferramentas e fontes de pesquisa.
O docente poderá propor atividades que levem o aluno a realizar pesquisas que abordem história da arte, indumentária e moda, por meio de manifestações socioculturais contemporâneas e das macro e microtendências de comportamento e moda.
UC 2: Desenvolver coleção de moda.
Recomenda-se aos docentes planejar situações de aprendizagem que propiciem aos alunos a realização das etapas de trabalho, considerando as especificidades do desenvolvimento de produto sempre olhando para o seu consumidor-alvo, identidade da marca e orçamento previsto. Sugere-se ao docente propor elaboração de painéis de tendências e estilo de vida com base em pesquisa de comportamento de consumo.
UC 3: Definir matérias-primas e aviamentos.
O docente poderá propor atividades teóricas e práticas que abordem conhecimentos de fiação, textura, construções e padronagens têxteis, aviamentos e normas de etiquetagem aplicadas a temas como tecnologia, inovação têxtil e beneficiamento.
UC 4: Representar graficamente desenho de moda.
Recomenda-se aos docentes planejar situações de aprendizagem que propiciem aos alunos a realização das etapas de trabalho, considerando as especificidades da função e no que diz respeito à representação de croquis e fichas técnicas do produto de moda.Sugere-se que nessa Unidade Curricular sejam privilegiadas as atividades práticas, utilizando técnicas de desenho como proporção, vestibilidade, representação de padronagens, estamparias e construções têxteis.
UC 5: Criar posicionamento do produto de moda.
Recomenda-se aos docentes planejar situações de aprendizagem que propiciem aos alunos a realização das etapas de trabalho, considerando as especificidades do posicionamento estratégico do produto e a marca alinhados aos modelos de gestão para negócios de moda e ao planejamento de marketing.
Sugere-se ao docente propor atividades onde os alunos tenham contato com profissionais da moda por meio de palestras, seminários, visitas técnicas, discussões em grupo e estudos de situações-problema. Além disso, o docente deve realizar atividades práticas que evidenciem a elaboração do mapa de produto e o fluxograma de ações e tempo no posicionamento do produto de moda.
UC 6: Modelar e montar peças de vestuário.
O docente poderá propor ao aluno realizar atividades envolvendo as práticas de modelagem e costura focando no desenvolvimento de produto de moda a partir das unidades curriculares anteriores.
UC 7: Projeto Integrador Estilista de Moda.
Os temas geradores propostos sugerem questões presentes no contexto de trabalho do Estilista na atualidade. O desafio é contribuir com a ampliação do olhar do aluno para que ele identifique, busque ou proponha soluções viáveis e criativas.
É fundamental que os alunos assumam um papel ativo em relação ao projeto, da escolha do tema à organização do cronograma, elaboração, execução, apresentação de resultados parciais e finais. Espera-se que os docentes orientem, acompanhem o cronograma, auxiliem em pesquisas e reforcem as contribuições de cada Unidade Curricular, respeitando os interesses e necessidades do grupo. Independente do projeto a ser desenvolvido em grupos ou não, estimular a atitude colaborativa, a comunicação construtiva e assertiva.
Na etapa de síntese, procede-se com a sistematização dos dados pesquisados e atividades realizadas para subsidiar a apresentação das respostas aos desafios gerados. Aspectos como criatividade e inovação devem estar presentes tanto nos produtos/resultados propriamente ditos, quanto na forma de apresentação dos mesmos.
Levando em conta que o Projeto Integrador é um espaço privilegiado para impressão das marcas formativas do Senac, recomenda-se aos docentes,que durante a sua execução, propiciem desafios que possibilitem aos alunos a demonstração de domínio técnico-científico relacionado ao exercício profissional. Além disso estimular a autonomia, a criatividade e a proatividade.