As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão a partir do marco comum europeu, considerando as possibilidades de atuação e os campos de trabalho deste egresso. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da atuação de usabilidade da língua aprendida.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com os contextos de sua atuação.
Recomenda-se aos docentes realizarem atividades relacionadas às aspirações profissionais e pessoais dos alunos, conjuntamente ao desenvolvimento das marcas formativas. A partir da reflexão sobre si mesmo e da identificação das características necessárias aos futuros egressos, os alunos podem encontrar elementos para iniciar ou dar continuidade ao seu percurso no nível avançado, tendo em vista aprimorar cada vez mais suas competências.
O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira e/ou de vida considerando os seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas aspirações e competências requeridas relacionadas à língua para sua progressão; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua via e/ou carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: refletir sobre o itinerário formativo e possibilidades para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a inovação, a autonomia e o dinamismo, trabalhando de forma lúdica e criativa, fazendo uso de atividades que promovam a interação dos alunos e o desenvolvimento das habilidades de fala, leitura, audição e fala na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.