Ferramentas de Marketing Digital

Turma - 2025.3.190
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
Em uma sociedade cada vez mais conectada, tornou-se imperativo as empresas estarem presentes e atuantes no mundo digital. Para tal, não basta simplesmente integrar uma rede social, é necessário conhecer o perfil desse público e como chegar até ele. Nesse contexto, o uso de técnicas e ferramentas digitais permite às empresas inovar e adaptar suas estratégias a esse ambiente. Dessa forma, a probabilidade de novos negócios será cada vez maior.
Este curso integra o Programa Senac Comércio, um conjunto de formações continuadas desenvolvidas com vistas a acompanhar as tendências e inovações que despontam neste segmento e contribuir para a qualificação de profissionais no atendimento das expectativas do novo consumidor, em conexão com um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação. Nesse contexto, o vendedor figura como profissional central, responsável por grande parte das etapas do processo de comercialização de produtos, tendo atuação determinante para o sucesso da empresa, visto que o seu desempenho pode impactar amplamente a decisão de compra dos consumidores. Para um efeito positivo, é necessário capacitar os profissionais da área de vendas com foco na excelência no atendimento, fomentando a conexão entre as transformações do mundo digital, a empatia com os clientes e o atendimento de suas necessidades[1]. Este curso é parte integrante do referido Programa.
[1] ENDEAVOR Brasil. Varejo: 11 tendências para vender mais em 2018. In: Portal Endeavor Brasil. [S.l.], 11 set. 2017. Disponível em: https://endeavor.org.br/varejo-11-tendencias-para-vender-mais-em-2018/. Acesso em: 04 jun. 2018.
O curso de aperfeiçoamento Ferramentas de marketing digital tem como objetivo preparar o vendedor para utilizar técnicas e ferramentas de marketing digital a fim de atrair e fidelizar clientes, colaborando para a geração de vendas por meio de ações de divulgação e comercialização de produtos e serviços nas mídias sociais.
É destinado a vendedores e demais profissionais que trabalham com vendas em empresas de comércio.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes, preferencialmente, com formação superior em Administração ou Marketing ou áreas afins. Desejável experiência profissional em marketing e em docência.
Orientações Metodológicas
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e atitudes que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Assim, sugere-se contextualizar sobre as mudanças ocorridas no marketing nos últimos anos, enfatizando a nova relação entre as empresas e seus consumidores. É importante também pontuar sobre a relevância da presença da empresa nas mídias sociais. Para tal, sugere-se que o docente trabalhe com estudos de caso ilustrando como as empresas se posicionam na web. Sugere-se, também, que os alunos elaborem um plano de ação para conversão de leads em vendas, a partir do mapeamento da “Jornada Digital” dos clientes, a ser apresentado ao final do curso. Esta construção em sala de aula possibilitará ao aluno produzir diversos outros planos de ação, utilizando esse conhecimento na sua prática profissional.
Produto: Jornada Digital - plano de ações na internet
Avaliação
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
- Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
- Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
Veja mais Cursos

Doceiro
COD: 2438

Ferramentas de Marketing Digital
COD: 2338

Masseiro
COD: 36608

Elaboração de cardápios: planejamento e precificação
COD: 32582

Aplicações Web com Python
COD: 35077

Business Intelligence com Power bi
COD: 33352

Confeiteiro
COD: 2449

Tecnologias de Segurança de Redes
COD: 35375

Barbeiro
COD: 1915

Massagista
COD: 1837

Programador Web
COD: 43940

Cabeleireiro
COD: 1551

Processos Logísticos de Estoques e Compras
COD: 2411

Mercado de trabalho: currículo e entrevista de emprego, o que fazer?
COD: 41929

Qualidade no Atendimento ao Turista
COD: 102965

Costureiro
COD: 2457

Unhas de Gel
COD: 40702

Modelista
COD: 1921

Operador de Computador
COD: 1518

Manicure e Pedicure
COD: 1556

Camareira(O) em Meios de Hospedagem
COD: 1700

Recepcionista em Meios de Hospedagem
COD: 36921

Testes rápidos para detecção de hepatites virais
COD: 116421

Aperfeiçoamento para Camareira (o)
COD: 117684

Turismo de Base Comunitária
COD: 123842

Assistente de Recursos Humanos
COD: 118926

Cardápio Diet e Light
COD: 129247

Auxiliar de Cozinha
COD: 2459

Depilador
COD: 129165

Introdução ao Mundo Digital
COD: 129926