Operador de Computador

Turma - 2025.2.130
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Turma - 2025.2.131
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
Por ser um instrumento capaz de armazenar grande número de informações, realizar cálculos e processar um considerável volume de dados, o computador tornou-se uma das principais ferramentas de trabalho nos mais variados setores da sociedade. Praticamente todas as organizações, na atualidade, utilizam essa ferramenta em seus processos produtivos.Esse contexto, em expansão, tem demandado um crescente contingente de pessoas aptas a atuar na operação de computadores, capazes de realizar atividades como, por exemplo, instalar softwares, removê-los quando necessário, identificar e corrigir falhas no sistema, configurar o ambiente computacional, prestando suporte à equipe de trabalho quanto às principais funcionalidades dos aplicativos de escritório. Aos profissionais dessa área, além dos conhecimentos técnicos, passa-se a requerer visão sistêmica, capacidade de atuar em equipe, propor soluções e resolver problemas, dentre outras habilidades. O desafio está em formar profissionais que sejam capazes de responder, com suficiente competência, às complexas demandas que a ocupação requer.Nesse sentido, a Qualificação Profissional de Operador de Computador, oferecida pelo Senac, justifica-se pelo potencial de crescimento da área de informática no Brasil e pela premente necessidade de profissionais qualificados para atender às necessidades atuais do mercado.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional de no mínimo seis meses em informática e formação com Habilitação Técnica em Informática ou formação superior em Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou áreas afins, preferencialmente com experiência em docência.A docência nos cursos a distância requer a experiência e formação anteriormente citadas, bem como domínio de recursos informáticos como pacote Office, internet e noções básicas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Desejável experiência ou formação em tutoria online.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
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No decorrer do desenvolvimento das competências os docentes devem orientar e auxiliar os alunos a assumir postura profissional condizente com a função do operador de computador, com ênfase nas Marcas Formativas Senac, por exemplo:
• instigar o comportamento investigativo, por meio de atividades de pesquisa visando atualização para o exercício profissional;
• estimular atitudes empreendedoras por meio de projetos, cases e visitas técnicas, além de permitir proposições de ideias, de forma criativa e inovadora;
• fazer debates de origem e de tendências sobre várias temáticas relacionadas ao conteúdo, além de possibilitar atividades de problematização, que estimulem a análise crítica do mundo do trabalho e proposições, visando soluções e inovações;
• propiciar atividades de pesquisa que possibilitem a compreensão dos problemas de sustentabilidade (Princípios de Sustentabilidade ou do desenvolvimento sustentável: pilares, princípios ambientais, 3R, consumo consciente, 5S, tipos e funções de energia sustentável, participação social e engajamento) que incentivem suas atitudes, por meio de projetos e/ou ações sociais;
• possibilitar reflexões referentes ao sigilo no tratamento de dados, estimulando o comportamento ético profissional;
• promover atividades em equipe, mediando o processo de comunicação assertiva (elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback) e a prática da língua padrão de forma integrada à linguagem técnica.
Nesta perspectiva, o docente deve trabalhar com atividades práticas que contemplem os temas relacionados acima, nas construções de textos, planilhas, apresentações e pesquisa na web.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:• avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo;• ser diagnóstica e formativa;• permear e orientar todo o processo educativo;• verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem);• permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso.Formas de expressão dos resultados da avaliação• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso);• As menções adotadas no Modelo Pedagógico Nacional do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam diminuir o grau de subjetividade do processo avaliativo;• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.Menção por indicador de competênciaA partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:Durante o processo:• Atendido – A• Parcialmente atendido – PA• Não atendido – NAAo término da Unidade Curricular:• Atendido – A• Não atendido – NAMenção por Unidade CurricularAo término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:• Desenvolvida – D• Não desenvolvida – NDMenção para aprovação no cursoPara aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (Desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).Além da menção D (Desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.• Aprovado – AP• Reprovado – RPRecuperaçãoA recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema e realização de estudos dirigidos. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
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