As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas para as Unidades Curriculares 1 e 2:
Os elementos da competência referentes ao atendimento, à comunicação e ao fornecimento de informações devem ser trabalhados transversalmente ao longo do curso, pois são contemplados em vários indicadores no decorrer das unidades curriculares. Por isso sugere-se que trabalhem atividades como dramatizações, estudo de casos, situações-problema e pesquisas, após as quais possa realizar debates e análises do exercício e do desempenho da profissão.
UC 1: Recepcionar e atender pessoas
Os alunos devem ser orientados a realizar o planejamento de sua carreira tendo em vista a análise dos cenários de trabalho e emprego em sua região e conforme seu investimento pessoal e profissional.
O docente poderá propor discussões relacionadas ao atendimento, abordando a diversidade tanto no que se refere ao público (pessoas com deficiência, clientes no contexto da diversidade cultural, religiosa, de gênero, faixa etária, dentre outros), como no que diz respeito ao mercado e ao mundo do trabalho e as diversas possibilidades de áreas que um recepcionista poderá atuar. Para isso, sugere-se a realização de simulações de atendimento, levando em consideração a postura e etiqueta social e profissional, a desenvoltura verbal, o consumo consciente, além de propor a resolução de conflitos e atendimentos específicos de acordo com suas características.
UC2: Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção
O docente poderá propor atividades do cotidiano dos recepcionistas no que se refere aos aspectos de procedimentos operacionais. Para que essa competência possa ser efetivamente desenvolvida, é essencial que a proposta de trabalho englobe atividades que permitam ao aluno exercer na prática os mais diversos procedimentos técnicos da sua função, como realizar cadastros, protocolos, identificar tipos de documentos, dentre outros. A utilização de simulações práticas, situações problema e dramatizações, são alguns dos tipos de atividades que podem auxiliar no desenvolvimento dessa competência.
O docente deve proporcionar, na medida do possível, atividades em laboratórios de informática para a produção e edição de textos e de planilhas eletrônicas, utilização de internet e outras ferramentas tecnológicas, efetuando as correções gramaticais necessárias, incentivando a escrita e a utilização de diferentes tipos de recursos para a simulação pratica das atividades do cotidiano da função, como a tramitação e preenchimento de documentos e planilhas, pesquisas virtuais, e demais procedimentos tecnológicos existentes nos processos da organização.
Orientações metodológicas específicas da Unidade Curricular 3 Projeto Integrador
Recomenda-se que o docente responsável pelo Projeto apresente o tema gerador no primeiro contato com os alunos. Estes, por sua vez, devem validar a proposta, podendo sugerir modificação, inclusão ou mesmo uma nova proposta de tema, cabendo as docentes juntamente com os alunos avaliar a pertinência e viabilidade das adequações, ou da nova proposta.
O tema gerador tem como princípio ser desafiador e, portanto, deve estimular a pesquisa e investigação de outras realidades, transcendendo a mera sistematização de informações já trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
A proposta deve instigar o aluno a demonstrar ao longo da execução do projeto seu domínio técnico-científico sobre as atividades relacionadas ao exercício da profissão, assim como propiciar o desenvolvimento de atitudes responsável, sustentável e empreendedora. A vivência do trabalho em equipe deve ainda estimular o aluno a buscar realizar as atividades de seu projeto com criatividade, proatividade e autonomia, desenvolvendo a construção de uma comunicação assertiva e colaborativa.
É essencial envolver os alunos no estabelecimento do cronograma de trabalho, com definições de etapas e prazos para as entregas.
Para a realização do projeto, recomenda-se priorizar pesquisas in loco por meio de vivências, práticas, visitas técnicas, entrevistas com pessoas de mercado, entre outras atividades. Quando não for possível a vivência em ambiente real de trabalho, sugere-se o uso de estratégias como resolução de situações-problema e estudo de casos, por meio de recursos como vídeos, reportagens e casos fictícios baseados na realidade. As pesquisas e visitas técnicas realizadas durante o desenvolvimento das demais unidades curriculares também servem de subsídio para o desenvolvimento do projeto.
É fundamental que o docente responsável pelo Projeto Integrador realize seu planejamento conjuntamente com os demais docentes do curso, no sentido de incentivar a participação ativa dos envolvidos e reforçar as contribuições de cada Unidade Curricular para o projeto. Os docentes devem acompanhar as entregas parciais conforme previsto no cronograma, auxiliando os grupos na realização e consolidação das pesquisas. É importante que todos os docentes do curso participem da elaboração, execução e apresentação dos respectivos resultados parciais e finais.
No momento de síntese, é realizada a sistematização das informações e referências pesquisadas e das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, de modo que a análise deste processo subsidie a construção das respostas e a apresentação das soluções encontradas pelos discentes. Aspectos como criatividade e inovação devem estar presentes tanto nos produtos/soluções desenvolvidas quanto na forma de apresentação dos resultados.