Técnico em Análises Clínicas

Turma - 2025.2.196
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Turma - 2025.2.197
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Turma - 2025.2.198
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
As análises de amostras biológicas contribuem de maneira fundamental para reduzir as dúvidas de médicos quanto ao histórico clínico dos usuários. Estima-se que 70% dos diagnósticos são realizados com bases em resultados de exames laboratoriais[1]. Resultados estes responsáveis por definir diretamente nas decisões quanto à admissão, alta hospitalar e conduta terapêutica dos pacientes. Mais que isso, levando-se em conta que existe a necessidade de uma mudança de foco da terapêutica para a prevenção, o laboratório clínico passa a ter uma responsabilidade maior no auxílio ao acompanhamento da saúde dos usuários.
O exame laboratorial fornece ao médico dados que conduzem ao estabelecimento de um diagnóstico mais assertivo, o que possibilita prognóstico adequado. Técnicos bem preparados são capazes de executar os exames com maior precisão, exatidão, agilidade e em menor período de tempo. Um profissional capacitado conhece os interferentes e recursos que facilitam a execução do seu trabalho, o que reverte em menor índice de erros pré-analítico, analítico e pós-analítico, oportunizando a redução dos desperdícios e custos com manutenção de equipamentos usados inadequadamente.
Essa área de atuação é impactada pelos avanços científicos e tecnológicos na saúde, o que demanda atualizações constantes dos profissionais envolvidos, tendo em vista que a carência na formação, constitui sério risco para a saúde da população. O entendimento das variações analíticas, pode diferenciar todo prognóstico de um tratamento, que são detalhes únicos e inerentes à área técnica, justificando assim a demanda pelo curso Técnico de Análises Clínicas.
Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
[1] Fontes:
CAMPANA, G. A. et al. Tendências em medicina laboratorial. Revista Bras Patol Med Lab. v. 47. n. 4. p. 399-408. Ago. 2011.
ANDRIOLO, Adagmar. et al. Recomendações da sociedade brasileira de patologia clínica/medicina laboratorial (SBPC/ML): fatores pré-analíticos e interferentes em ensaios laboratoriais. In: MASSAKUZU, Nairo. et al (Orgs.). Barueri (SP): Manole, 2018.
Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
- Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta para a UC 1 requer docentes com experiência profissional em coletar materiais biológicos e formação superior em saúde.
O desenvolvimento da oferta ora proposta para a UC 3 requer docentes com experiência profissional em segregação e descarte de resíduos orgânicos e insumos em saúde e formação em saúde.
O desenvolvimento da oferta ora proposta para a UC 5 requer docentes com experiência profissional em primeiros socorros e formação em Enfermagem ou Bombeiros ou áreas afins.
O desenvolvimento da oferta ora proposta para as demais UCs requer docentes com experiência profissional em análises clínicas e formação em biomedicina, farmácia e bioquímica e/ou técnico em análises clínicas, com registro no Conselho Regional da categoria.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas para todas as Unidades Curriculares:
Os elementos de biossegurança, segurança do trabalhador e do usuário estão presentes em todas as UCs e devem ser mobilizados durante as atividades práticas e de simulação, contribuindo para apreensão destes cuidados e normas na prática cotidiana deste profissional.
Sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de estratégias como: Discussão e sínteses de vídeo/filme/documentário, fóruns, artigos, livros, além de seminários, resolução de intercorrências, produção de maquetes, jogos coletivos e colaborativos.
Indica-se ter como base as orientações de segurança e saúde do trabalhador em serviços de saúde da Norma Regulamentadora 32 e o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde .
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 01: Coletar Materiais Biológicos
Dentre as atividades indicadas na orientação geral, destaca-se, ainda, para esta UC as atividades práticas em laboratório com coleta em braço mecânico e/ou coleta entre alunos. Nestas aulas práticas em laboratório é possível também atividades de manipulação de amostras diversas. Indica-se, ainda palestras e entrevistas com especialistas da atividade de atuação e visita técnica em laboratórios de análises clinicas e outras instituições da saúde.
As práticas de laboratórios de análises clínicas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 02: Auxiliar no processo de registro, acondicionamento, conservação, distribuição e transporte das amostras biológicas
Esta competência demanda muitas simulações que relacionem com a prática de registro, acondicionamento, conservação e distribuição. Indica-se, para os demais itens que devem ser mobilizados, visitas técnicas, entrevistas e vídeos que demonstrem as relações entre os elementos e as demais competências que compõem o perfil profissional.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 03: Realizar processos de segregação e descarte dos resíduos dos serviços de saúde
Ao mesmo tempo que esta competência contribui para o apoio às funções mais específicas, ela em si, trata-se de uma função fundamental que tem um impacto significativo na qualidade e segurança dos serviços de saúde. Desta forma recomenda-se visitas em laboratórios de análises clinicas e outras instituições da saúde que possuam uma política rigorosa neste processo, entrevistas, estudos e ações sobre os impactos e melhorias nestas atuações, entre outras simulações que relacionem com a prática do profissional.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 04: Auxiliar no planejamento e execução de rotinas administrativas em análises clínicas
As operações administrativas estão inter-relacionadas as demais competências do curso, entretanto, além de permear, possuem elementos próprios que são importantes no dia a dia profissional e que exigem o uso de recursos tecnológicos e organizacionais que demandam fazeres, simulações e práticas constantes.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 05: Prestar assistência inicial em situação de emergência
Sugere-se ao docente solicitar pesquisa das situações de emergência mais comuns no campo de atuação, por meio de entrevistas e visitas técnicas. Além disso, recomenda-se a utilização, quando possível, de simulação de primeiros socorros, com tronco adulto de treinamento em reanimação cardiopulmonar (RCP), e simulações de situações-problema ou por meio de atividades que envolvam situações reais de atendimento em primeiros socorros.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 06: Preparar amostras biológicas
Sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas as práticas em laboratório com preparações de amostras biológicas, trazendo, ainda, discussão e sínteses de vídeo/filme/documentário, fóruns, artigos, livros, visitas técnicas.
As práticas de laboratórios de análises clínicas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 07: Projeto Integrador Auxiliar de Laboratório Análises Clínicas
A proposta consiste em propiciar aos alunos, em equipes, a experiência de desenvolver o Projeto Integrador em diferentes contextos de atuação, abrangendo os processos de coleta e preparação de amostras de usuários, além de propiciar a vivência de situações reais, gerando desafios que levem os alunos a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional.
Cabe ressaltar que, na mediação dessas atividades, o docente deve possibilitar a identificação de problemas diversificados e desafiadores, orientar a busca de informações, estimular respostas inovadoras e criar estratégias que propiciem avanços, tendo em vista que a competência é desenvolvida pela prática em situações concretas.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 08: Processar amostras biológicas em hematologia
No processamento de amostras biológicas em hematologia, indica-se a elaboração de materiais que contribuam, para consulta, contextualização e sistematização dos diferentes tipos de amostras. Estas produções podem ser realizadas em cada UC, ou mesmo serem desenvolvidas de forma integrada neste conjunto de competências relacionadas ao processamento, tais como a elaboração/utilização de POPs, confecção de portfólios, produção de maquetes, entre outros.
Destaca-se, ainda, para esta UC, as atividades práticas em laboratório com processamento de amostras biológicas em hematologia.
As práticas de laboratórios de análises clínicas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 09: Processar amostras biológicas em imunologia
Sugere-se atividades que registrem os diferentes tipos de amostras em imunologia. Estas produções podem ser realizadas em cada UC, ou mesmo serem desenvolvidas de forma integrada neste conjunto de competências relacionadas ao processamento, tais como a elaboração/utilização de POPs, confecção de portfólios, produção de maquetes, entre outros.
Além das atividades indicadas na orientação geral, destaca-se, ainda, para esta UC, as atividades práticas em laboratório com processamento de amostras biológicas em imunologia, sendo que estas práticas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 10: Processar amostras biológicas em bioquímica
No processamento de amostras biológicas em bioquímica, a contextualização envolve uma série de estudos, portanto indica-se a confecção de materiais que contribuam, para consulta, contextualização e sistematização dos diferentes tipos de amostras. Conforme já mencionado, estas produções podem ser realizadas em cada UC, ou mesmo serem desenvolvidas de forma integrada neste conjunto de competências relacionadas ao processamento, tais como a elaboração/utilização de POPs, portfólios, maquetes, entre outros.
Além das atividades indicadas na orientação geral, destaca-se, ainda, para esta UC, as atividades práticas em laboratório com processamento de amostras biológicas.
As práticas de laboratórios de análises clínicas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 11: Processar amostras biológicas em parasitologia
Para o processamento de amostras biológicas em parasitologia sugere-se também a elaboração de materiais, sendo que estas produções podem ser realizadas em cada UC, ou mesmo serem desenvolvidas de forma integrada com as demais competências de processamento, tais como a elaboração/utilização de POPs, confecção de portfólios, produção de maquetes, entre outros.
Além das atividades indicadas na orientação geral, destaca-se, ainda, para esta UC, as atividades práticas em laboratório com processamento de amostras biológicas em parasitologia.
As práticas de laboratórios de análises clínicas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 12: Processar amostras biológicas em urinálise e fluído seminal
Todos as etapas de ações no processamento de amostras biológicas em urinálise e fluído seminal, envolvem a identificação previa do exame solicitado, portanto, indica-se a elaboração de materiais que contribuam para esta ação que impacta diretamente nas demais. Estas produções podem ser realizadas em cada UC, ou mesmo serem desenvolvidas de forma integrada neste conjunto de competências relacionadas ao processamento, tais como a elaboração/utilização de POPs, confecção de portfólios, produção de maquetes, entre outros.
Neste momento a ênfase na preparação do ambiente e para o procedimento já deve ter uma visão crítica a ponto de evidenciar melhorias nestes processos. Por isso as visitas técnicas são interessantes, com essa perspectiva propositiva de verificar protocolos e propor melhorias.
As práticas de laboratórios de análises clínicas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 13: Processar amostras biológicas em microbiologia
Com o objetivo de fortalecer a visão crítica a ponto de evidenciar melhorias nos processamentos, neste caso em microbiologia, indica-se também a elaboração ou continuidade dos materiais, que podem resultar em POPs, portfólios, maquetes, entre outros.
As práticas de laboratórios de análises clínicas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 14: Processar amostras biológicas em biologia molecular
No processamento de amostras biológicas em biologia molecular há um estudo mais específico, tendo em vista seu caráter e que as aulas terão mais simulações, além de contribuir como material ou no fechamento de um material geral.
O uso de vídeos, livros, ambiente para pesquisas na internet e debates serão necessários em conjunto com as simulações das atividades práticas em laboratório com processamento de amostras biológicas, sendo que estas práticas poderão ocorrer na Unidade Senac ou em instituições parceiras.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 15: Auxiliar na implantação e na manutenção dos sistemas de gestão da qualidade em serviços de análises clínicas.
A área de saúde vem buscando melhorar e se diferenciar participando de processos de certificação e acreditação. O profissional técnico de análises clínicas tem um papel importante neste processo, por operacionalizar procedimentos, como mapeamento, registro, controle e relatórios para a gestão da qualidade, atuando diretamente com os demais profissionais do ambiente de saúde e usuários. Neste sentido, recomenda-se palestras e entrevistas com especialistas da atividade de atuação e visita técnica em laboratórios de análises clinicas e outras instituições da saúde que tenham implementado sistemas de gestão da qualidade.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 16: Projeto Integrador Técnico em Análises Clínicas
A proposta consiste em propiciar aos alunos, em equipes, a experiência de desenvolver o Projeto Integrador em diferentes contextos de atuação, abrangendo os processos de análises clínicas, além de propiciar a vivência de situações reais, gerando desafios que levem os alunos a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional.
Cabe ressaltar que, na mediação dessas atividades, o docente deve possibilitar a identificação de problemas diversificados e desafiadores, orientar a busca de informações, estimular respostas inovadoras e criar estratégias que propiciem avanços, tendo em vista que a competência é desenvolvida pela prática em situações concretas.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
- Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
- Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
- Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.
Forma de expressão dos resultados da avaliação
- Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
- As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
- De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
- Desenvolvida - D
- Não desenvolvida – ND
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
- Aprovado - AP
- Reprovado - RP
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
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