As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação ao contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1: Realizar o preparo de alimentos e bebidas da copa.
Recomenda-se, nesta unidade curricular, a proposição de situações de aprendizagem que destaquem a relação entre a documentação hospitalar, os processos de pré-preparo e preparo de alimentos e bebidas da copa, a segurança alimentar e a condição clínica do paciente. Esta abordagem promove, entre outros fatores, o reconhecimento dos impactos das atividades do copeiro hospitalar na recuperação e manutenção da saúde dos pacientes.
Neste contexto, as situações de aprendizagem podem compreender experimentações em laboratório de cozinha ou espaço similar, visitas técnicas, discussões de caso e simulações para que os alunos identifiquem e exerçam as ações relativas ao processo produtivo de preparações dietéticas.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2: Realizar serviços da copa hospitalar.
Considerando a concentração de elementos tanto no que se refere a porcionamento, transporte e distribuição de alimentos e bebidas, fórmulas e dietas enterais quanto na relação direta ao paciente, sugere-se que o docente proporcione atividades práticas que associem as habilidades de manipulação de equipamentos, materiais, utensílios e alimentos aos princípios de atendimento humanizado. Situações de aprendizagem com estas características, além de destacar a importância do cuidado ao paciente, também oferece a ampliação do olhar sobre as contribuições efetivas deste profissional para com os integrantes das demais equipes envolvidas, inclusive em relação ao conceito de atendimento e autonomia às pessoas com deficiência, em prol da melhoria dos processos e da recuperação dos pacientes.
Neste contexto, as situações de aprendizagem podem compreender experimentações em laboratório de cozinha ou espaço similar, visitas técnicas, soluções de situações-problema e simulações para que os alunos identifiquem e exerçam as ações relativas ao processo de porcionamento, transporte e distribuição de preparações dietéticas.
Orientações metodológicas específicas para Unidade Curricular 3: Projeto Integrador Copeiro hospitalar.
Considerando que o projeto integrador é um espaço privilegiado para se explorar as marcas formativas do Senac, promovendo o protagonismo dos alunos por meio de situações problematizadoras que integrem as competências e estimulem a reflexão sobre a prática profissional, recomenda-se ao docente que após definir propostas de temas geradores junto da equipe pedagógica, valide com os alunos no início do curso estes ou outros temas geradores que estejam relacionados a formação do perfil profissional do Copeiro Hospitalar, ao contexto e características dos espaços de atuação presentes na região em que o curso está sendo ofertado e as características dos alunos que irão desenvolvê-los.
Em seguida, propõe-se a definição de um plano de ação e prazos para orientação e/ou entrega de produções, sejam produtos ou sistematizações dos processos de pesquisa, investigação e vivências realizadas até aquele momento. Cabe ressaltar que, na definição do plano citado, pesquisas, visitas técnicas e entrevistas com pessoas de mercado devem ser priorizadas como estratégias de desenvolvimento do projeto. Entretanto, quando não for possível a vivência em ambiente real de trabalho, sugere-se a utilização de situações-problema presentes em vídeos, reportagens e casos fictícios baseados na realidade.
Vale ressaltar que, ao longo de todo o processo de elaboração dos projetos, os docentes devem realizar o acompanhamento dos grupos atuando de forma articulada, a fim de propiciar o desenvolvimento das marcas formativas domínio técnico-científico, da visão crítica e da atitude empreendedora, sustentável e colaborativa de forma contextualizada com o perfil profissional do Copeiro hospitalar.