Alterne entre as áreas

Depilador

Depilador

Turma - 2025.2.138

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Turma - 2025.2.158

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Como posso me matricular?

Para obter detalhes do processo de matrícula do curso, acesse a página de matrícula clicando no botão abaixo.

Matricule-se

O mercado de depilação tem apresentado crescimento constante, impulsionado pela busca por técnicas e produtos mais eficazes e menos invasivos, bem como pela crescente preocupação com a higiene e a estética corporal. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o segmento de Cuidados Corporais no Brasil, que inclui serviços de depilação, mantém-se como o quarto maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, a China e Japão[1]. Esse cenário aponta desafios, como o domínio de tecnologias emergentes e a gestão eficiente de materiais, além de oportunidades para profissionais que estejam preparados para oferecer um atendimento seguro, personalizado e alinhado às tendências do mercado.[2]

Do ponto de vista social e econômico, a ocupação de depilador exerce papel relevante ao promover bem-estar, autoestima e geração de renda, tanto em espaços especializados como em empreendimentos individuais.

A oferta do curso de Depilador pelo Senac torna-se estratégica na formação de profissionais capacitados, ao incorporar metodologias de ensino práticas, atualização de conteúdos e orientação sobre biossegurança. Desse modo, os futuros depiladores estarão aptos a atender às demandas do público de forma ética, inovadora e competitiva, contribuindo para a valorização e profissionalização do setor de Beleza.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em atividades específicas de Depilador, com ensino médio completo, preferencialmente graduados.

Quando houver oferta a distância, o Departamento Regional sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, conceituadas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e permite desenvolvimento contínuo” (SENAC, 2022)[1]. 

Para tanto, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada e promove a mobilização e articulação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Esse percurso é também orientado pelas Marcas Formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados. 

Dado que o uso de inteligência artificial se torna cada vez mais relevante para a atuação profissional no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Marca Formativa "Autonomia digital" desempenha um papel essencial na formação de profissionais capazes de integrar criticamente tecnologias emergentes em seus processos de trabalho, contribuindo para a inovação e a eficiência no ambiente profissional. 

Nessa perspectiva, é apresentado, a seguir, um conjunto de atividades, estratégias pedagógicas e recursos didáticos que serve como referência para a elaboração do plano de trabalho docente do Senac. Essas estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e complementadas, levando em consideração as especificidades da turma, as demandas do contexto educacional e os objetivos estabelecidos no plano de curso. 

Para apoiar o planejamento e a execução das práticas educacionais, o Departamento Nacional recomenda consultar o site Espaço Docente,  que apresenta uma seleção de recursos de incentivo à adoção de tecnologias digitais para apoiar abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse site é possível acessar: 

- plataforma Cachola:[2]  ambiente de recursos educacionais do Senac que oferece materiais digitais para atender aos propósitos do MPS e promover o engajamento de alunos e docentes; 

- plataforma Cubus:[3] oferece metodologias de ensino-aprendizagem, estratégias pedagógicas e dinâmicas projetadas para apoiar o processo educacional;  

- Anuário de Tecnologias Educacionais[4]: apresenta conceitos, reflexões pedagógicas e uma seleção de ferramentas digitais alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, considerando o desenvolvimento de competências à luz de novas tecnologias; 

- Mapeamento de Tecnologias Digitais[5]: busca identificar ferramentas que se alinhem à oferta educacional do Senac e compartilhar boas práticas adotadas pelos Departamentos Regionais. 

 

Orientações metodológicas específicas para a unidade curricular:

UC 1: gerenciar negócios de beleza.

  1. Estudos de caso e/ou simulação: sugere-se que o docente organize atividades por meio das quais os alunos pratiquem o que desenvolveram com relação a fluxo de caixa, precificação e controle de estoque, utilizando ferramentas tecnológicas, como planilhas eletrônicas e softwares de gestão para administrar finanças, cadastrar produtos e registrar vendas.
  2. Atividades de planejamento de marketing digital: recomenda-se que o docente desenvolva atividades por meio das quais os alunos terão de criar campanhas em redes sociais e plataformas específicas, que podem ser conduzidas para que eles pratiquem a análise de métricas de engajamento e fidelização de clientes, inserindo no processo discussões sobre LGPD, registro de MEI/Simples e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
  3. Oficina Prática de Precificação: sugere-se que o docente oriente os alunos a trabalharem em equipes nesta atividade.  Cada equipe deve definir cinco serviços para  precificare, levado em conta análise de fornecedores, negociação e demanda, reproduzindo situações reais do mercado. É indicado que o resultado seja apresentado aos demais colegas, para troca de experiências.
  4. Roda de conversa: recomenda-se que o docente apresente casos reais envolvendo direitos e deveres de consumidores em serviços de beleza. Os alunos devem propor sugestões para resolução de conflitos com clientes, respeitando as normativas legais.
  5. Oficina prática Planejamento de Carreira: é indicado que o docente oriente os alunos a elaborarem um plano de desenvolvimento profissional, com metas de curto, médio e longo prazos. Posteriormente, os alunos devem  simular uma entrevista de emprego e networking, aplicando técnicas de branding pessoal.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades; 
  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação; 
  • Senac Recomenda:  playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda

 

UC 2: organizar o ambiente e os processos de trabalho.

  1. Organização do espaço e de documentação: sugere-se que o docente propicie atividades para que os alunos realizem o manuseio e a higienização de mobiliários e utensílios, bem como a organização de documentos, sempre respeitando princípios de ergonomia, biossegurança e sustentabilidade.
  2. Visitas técnicas e simulações: é indicado que o docente leve a turma para visitas a locais de atuação profissional, experimentações e simulações em ambientes de laboratório e pesquisas sobre os diferentes aspectos envolvidos na gestão do espaço, orientando sobre o cumprimento das normas de vigilância sanitária, de forma a garantir a segurança e a saúde do profissional.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes a ocupação;
  • Senac Recomenda:  playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
  • checklists e manuais de procedimentos: para orientar e avaliar as práticas de higienização e organização do ambiente;
  • modelos tridimensionais e diagramas: que representem a disposição ideal de mobiliários e utensílios, respeitando os princípios de ergonomia.


UC 3: realizar depilação facial e corporal.

  1. Prática profissional: sugere-se a execução de técnicas de depilação e descoloração em manequins ou modelos reais, com foco na avaliação da pele e dos pelos, na seleção de materiais e na aplicação das técnicas.
  2. Estudos de caso: é indicada a análise de situações reais ou simuladas que abordem diferentes tipos de pele, suas características e possíveis reações aos procedimentos.
  3. Debates sobre biossegurança: propõem-se fomentar discussões que enfatizem as normas de proteção para o profissional e o cliente, destacando a importância do descarte correto de resíduos.
  4. Simulações de atendimento: recomendam-se atividades que repliquem o processo completo, desde a avaliação inicial até a orientação ao cliente sobre cuidados pré e pós-depilação, desenvolvendo comunicação clara e empática.
  5. Aprendizagem baseada em problemas: indica-se a resolução de desafios práticos relacionados à escolha de métodos depilatórios e à prevenção de possíveis complicações, como irritações e reações adversas.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • mapas conceituais:  sobre tipos de pele, patologias dermatológicas, métodos depilatórios e cuidados necessários para reforçar as práticas de higiene, segurança e descarte de resíduos;
  • simuladores digitais: ferramentas que auxiliem no aprendizado sobre anatomia da pele e simulação de reações a diferentes produtos.


UC 4: Projeto Integrador em Serviços de Depilador

  1. Visão crítica: sugere-se promover debates em torno de padrões de beleza, respeito à diversidade corporal e possíveis impactos na autoestima do cliente, incentivando um olhar mais empático e questionador sobre o próprio serviço oferecido.
  1. Colaboração e comunicação: é indicado organizar dinâmicas de role-play em que o depilador simule a comunicação com um dermatologista ou com um cliente que apresenta alergias ou condições de pele específicas, a fim de exercitar uma comunicação eficaz e a atitude colaborativa.
  2. Autonomia digital: sugere-se o incentivo do uso de aplicativos de agendamento, planilhas em nuvem e plataformas de gestão de estoque, além de criar e manter perfis profissionais nas redes sociais para divulgar resultados e captar novos clientes
  3. Atitude sustentável: indica-se planejar um sistema de coleta seletiva no local de trabalho, discutir formas de reutilização ou reciclagem de embalagens e organizar palestras sobre produtos ecológicos, reforçando a importância do profissional de depilação como agente de impacto positivo.
 

[1] SENAC. DN. Competência. Rio de Janeiro, 2022. (Coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac). Disponível em: http://www.extranet.senac.br/modelopedagogicosenac/. Acesso em: jun. 2023.

[2] Recomenda-se o acesso à Cachola (https://cachola.senac.br/ ), que oferece recursos voltados à aplicação de tecnologias digitais no planejamento de situações de aprendizagem e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional.

[3] Desenvolvida em parceria com a OIT/Cinterfor – Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho, recomenda-se o acesso à Plataforma Cubus (https://cubus.oitcinterfor.org/). 

[4] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/guias/ ), que disponibiliza o Anuário de Tecnologias Educacionais

[5] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/mapeamentos/ ), que disponibiliza o Mapeamento de Tecnologias Digitais.

Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

durante o processo:

atendido – A;
parcialmente atendido – PA;
não atendido – NA;


ao término da unidade curricular:

atendido – A;
não atendido – NA.


Menção por unidade curricular

Ao término de qualquer unidade curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja alcançado em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:

desenvolvida – D;
não desenvolvida – ND.


Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa alcançar D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.

Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:

aprovado – AP;
reprovado – RP.


Recuperação

A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.