Depilador

Turma - 2025.2.138
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Turma - 2025.2.158
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
O mercado de depilação tem apresentado crescimento constante, impulsionado pela busca por técnicas e produtos mais eficazes e menos invasivos, bem como pela crescente preocupação com a higiene e a estética corporal. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o segmento de Cuidados Corporais no Brasil, que inclui serviços de depilação, mantém-se como o quarto maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, a China e Japão[1]. Esse cenário aponta desafios, como o domínio de tecnologias emergentes e a gestão eficiente de materiais, além de oportunidades para profissionais que estejam preparados para oferecer um atendimento seguro, personalizado e alinhado às tendências do mercado.[2]
Do ponto de vista social e econômico, a ocupação de depilador exerce papel relevante ao promover bem-estar, autoestima e geração de renda, tanto em espaços especializados como em empreendimentos individuais.
A oferta do curso de Depilador pelo Senac torna-se estratégica na formação de profissionais capacitados, ao incorporar metodologias de ensino práticas, atualização de conteúdos e orientação sobre biossegurança. Desse modo, os futuros depiladores estarão aptos a atender às demandas do público de forma ética, inovadora e competitiva, contribuindo para a valorização e profissionalização do setor de Beleza.
[1] De acordo com: https://abihpec.org.br/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/. Acesso em: mar. 2025.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em atividades específicas de Depilador, com ensino médio completo, preferencialmente graduados.
Quando houver oferta a distância, o Departamento Regional sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, conceituadas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e permite desenvolvimento contínuo” (SENAC, 2022)[1].
Para tanto, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada e promove a mobilização e articulação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Esse percurso é também orientado pelas Marcas Formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados.
Dado que o uso de inteligência artificial se torna cada vez mais relevante para a atuação profissional no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Marca Formativa "Autonomia digital" desempenha um papel essencial na formação de profissionais capazes de integrar criticamente tecnologias emergentes em seus processos de trabalho, contribuindo para a inovação e a eficiência no ambiente profissional.
Nessa perspectiva, é apresentado, a seguir, um conjunto de atividades, estratégias pedagógicas e recursos didáticos que serve como referência para a elaboração do plano de trabalho docente do Senac. Essas estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e complementadas, levando em consideração as especificidades da turma, as demandas do contexto educacional e os objetivos estabelecidos no plano de curso.
Para apoiar o planejamento e a execução das práticas educacionais, o Departamento Nacional recomenda consultar o site Espaço Docente, que apresenta uma seleção de recursos de incentivo à adoção de tecnologias digitais para apoiar abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse site é possível acessar:
- plataforma Cachola:[2] ambiente de recursos educacionais do Senac que oferece materiais digitais para atender aos propósitos do MPS e promover o engajamento de alunos e docentes;
- plataforma Cubus:[3] oferece metodologias de ensino-aprendizagem, estratégias pedagógicas e dinâmicas projetadas para apoiar o processo educacional;
- Anuário de Tecnologias Educacionais[4]: apresenta conceitos, reflexões pedagógicas e uma seleção de ferramentas digitais alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, considerando o desenvolvimento de competências à luz de novas tecnologias;
- Mapeamento de Tecnologias Digitais[5]: busca identificar ferramentas que se alinhem à oferta educacional do Senac e compartilhar boas práticas adotadas pelos Departamentos Regionais.
Orientações metodológicas específicas para a unidade curricular:
UC 1: gerenciar negócios de beleza.
- Estudos de caso e/ou simulação: sugere-se que o docente organize atividades por meio das quais os alunos pratiquem o que desenvolveram com relação a fluxo de caixa, precificação e controle de estoque, utilizando ferramentas tecnológicas, como planilhas eletrônicas e softwares de gestão para administrar finanças, cadastrar produtos e registrar vendas.
- Atividades de planejamento de marketing digital: recomenda-se que o docente desenvolva atividades por meio das quais os alunos terão de criar campanhas em redes sociais e plataformas específicas, que podem ser conduzidas para que eles pratiquem a análise de métricas de engajamento e fidelização de clientes, inserindo no processo discussões sobre LGPD, registro de MEI/Simples e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
- Oficina Prática de Precificação: sugere-se que o docente oriente os alunos a trabalharem em equipes nesta atividade. Cada equipe deve definir cinco serviços para precificare, levado em conta análise de fornecedores, negociação e demanda, reproduzindo situações reais do mercado. É indicado que o resultado seja apresentado aos demais colegas, para troca de experiências.
- Roda de conversa: recomenda-se que o docente apresente casos reais envolvendo direitos e deveres de consumidores em serviços de beleza. Os alunos devem propor sugestões para resolução de conflitos com clientes, respeitando as normativas legais.
- Oficina prática Planejamento de Carreira: é indicado que o docente oriente os alunos a elaborarem um plano de desenvolvimento profissional, com metas de curto, médio e longo prazos. Posteriormente, os alunos devem simular uma entrevista de emprego e networking, aplicando técnicas de branding pessoal.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades;
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
- Senac Recomenda: playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
UC 2: organizar o ambiente e os processos de trabalho.
- Organização do espaço e de documentação: sugere-se que o docente propicie atividades para que os alunos realizem o manuseio e a higienização de mobiliários e utensílios, bem como a organização de documentos, sempre respeitando princípios de ergonomia, biossegurança e sustentabilidade.
- Visitas técnicas e simulações: é indicado que o docente leve a turma para visitas a locais de atuação profissional, experimentações e simulações em ambientes de laboratório e pesquisas sobre os diferentes aspectos envolvidos na gestão do espaço, orientando sobre o cumprimento das normas de vigilância sanitária, de forma a garantir a segurança e a saúde do profissional.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes a ocupação;
- Senac Recomenda: playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
- checklists e manuais de procedimentos: para orientar e avaliar as práticas de higienização e organização do ambiente;
- modelos tridimensionais e diagramas: que representem a disposição ideal de mobiliários e utensílios, respeitando os princípios de ergonomia.
UC 3: realizar depilação facial e corporal.
- Prática profissional: sugere-se a execução de técnicas de depilação e descoloração em manequins ou modelos reais, com foco na avaliação da pele e dos pelos, na seleção de materiais e na aplicação das técnicas.
- Estudos de caso: é indicada a análise de situações reais ou simuladas que abordem diferentes tipos de pele, suas características e possíveis reações aos procedimentos.
- Debates sobre biossegurança: propõem-se fomentar discussões que enfatizem as normas de proteção para o profissional e o cliente, destacando a importância do descarte correto de resíduos.
- Simulações de atendimento: recomendam-se atividades que repliquem o processo completo, desde a avaliação inicial até a orientação ao cliente sobre cuidados pré e pós-depilação, desenvolvendo comunicação clara e empática.
- Aprendizagem baseada em problemas: indica-se a resolução de desafios práticos relacionados à escolha de métodos depilatórios e à prevenção de possíveis complicações, como irritações e reações adversas.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- mapas conceituais: sobre tipos de pele, patologias dermatológicas, métodos depilatórios e cuidados necessários para reforçar as práticas de higiene, segurança e descarte de resíduos;
- simuladores digitais: ferramentas que auxiliem no aprendizado sobre anatomia da pele e simulação de reações a diferentes produtos.
UC 4: Projeto Integrador em Serviços de Depilador
- Visão crítica: sugere-se promover debates em torno de padrões de beleza, respeito à diversidade corporal e possíveis impactos na autoestima do cliente, incentivando um olhar mais empático e questionador sobre o próprio serviço oferecido.
- Colaboração e comunicação: é indicado organizar dinâmicas de role-play em que o depilador simule a comunicação com um dermatologista ou com um cliente que apresenta alergias ou condições de pele específicas, a fim de exercitar uma comunicação eficaz e a atitude colaborativa.
- Autonomia digital: sugere-se o incentivo do uso de aplicativos de agendamento, planilhas em nuvem e plataformas de gestão de estoque, além de criar e manter perfis profissionais nas redes sociais para divulgar resultados e captar novos clientes
- Atitude sustentável: indica-se planejar um sistema de coleta seletiva no local de trabalho, discutir formas de reutilização ou reciclagem de embalagens e organizar palestras sobre produtos ecológicos, reforçando a importância do profissional de depilação como agente de impacto positivo.
[1] SENAC. DN. Competência. Rio de Janeiro, 2022. (Coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac). Disponível em: http://www.extranet.senac.br/modelopedagogicosenac/. Acesso em: jun. 2023.
[2] Recomenda-se o acesso à Cachola (https://cachola.senac.br/ ), que oferece recursos voltados à aplicação de tecnologias digitais no planejamento de situações de aprendizagem e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional.
[3] Desenvolvida em parceria com a OIT/Cinterfor – Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho, recomenda-se o acesso à Plataforma Cubus (https://cubus.oitcinterfor.org/).
[4] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/guias/ ), que disponibiliza o Anuário de Tecnologias Educacionais
[5] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/mapeamentos/ ), que disponibiliza o Mapeamento de Tecnologias Digitais.
Avaliação
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
durante o processo:
atendido – A;
parcialmente atendido – PA;
não atendido – NA;
ao término da unidade curricular:
atendido – A;
não atendido – NA.
Menção por unidade curricular
Ao término de qualquer unidade curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja alcançado em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:
desenvolvida – D;
não desenvolvida – ND.
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa alcançar D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:
aprovado – AP;
reprovado – RP.
Recuperação
A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
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