Alterne entre as áreas

Cálculos e segurança na administração de medicamentos

Cálculos e segurança na administração de medicamentos

Turma - 2026.2.14

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Como posso me matricular?

Para obter detalhes do processo de matrícula do curso, acesse a página de matrícula clicando no botão abaixo.

Matricule-se

Os profissionais da saúde, principalmente Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, lidam diretamente com medicamentos, dosagens e relações que envolvem pesos e medidas, sendo fundamental à equipe ter conhecimento dos princípios básicos de cálculos e dosagem, uma vez que qualquer erro pode configurar o óbito de um paciente.Saber as fórmulas a serem utilizadas no preparo das doses medicamentosas é condição prioritária para que o paciente receba a dosagem certa e se produza o efeito esperado. Muitos hospitais trabalham com as doses dos fármacos personalizadas e prontas para o uso de cada paciente, entretanto, para a maioria dos medicamentos existe a necessidade de se calcular a dosagem prescrita no preparo a fim de evitar equívocos ou erros, pois a apresentação do fármaco (quantidade do fármaco por mg ou por ml) nem sempre coincide com a quantidade de cada dose que deve ser administrada/prescrita.Diante do contexto apresentado, este curso busca desenvolver habilidades que possibilitem ao profissional conhecer os medicamentos, a dosagem correta, as interações medicamentosas e os efeitos colaterais, avaliando a eficiência do fármaco.Este curso tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades relativas a técnicas e regras de preparação e administração de medicamentos. É destinado a estudantes e profissionais da área de Enfermagem. 

Docentes com formação superior em Enfermagem, Farmácia ou Biomedicina com experiência profissional na área de atuação. 

A proposta do presente curso, mesmo não desenvolvendo competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (coleta, interpretação) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários à ação e à solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou o fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso, são estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se as seguintes estratégias metodológicas: exposição dialogada, situações-problema, demonstração e execução de técnicas em sala ambiente. 

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir.Durante o processoAtendido ¯ AParcialmente atendido ¯ PANão atendido ¯ NA Ao final da Unidade CurricularAtendido ¯ ANão atendido ¯ NAO resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.