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Atendente de Farmácia

Atendente de Farmácia

Turma - 2025.3.187

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

O segmento farmacêutico tem sofrido importantes transformações resultantes do lançamento de produtos, da evolução tecnológica, de mudanças regulatórias, da aprovação da telemedicina, de estratégias omnichannel e da busca por qualidade de vida associada à responsabilidade ambiental. O Sindusfarma[1] revela que o Brasil ocupa a 8ª posição em faturamento entre as principais economias mundiais do setor, com perspectivas, segundo a Abrafarma[2], de alcançar as cinco primeiras posições até o fim de 2023. Paralelamente, é evidente a força do mercado consumidor de cosméticos e fragrâncias,[3][4] com o país sendo o 4° maior mercado de cosméticos e o 2° maior de fragrâncias globalmente.

Entretanto, este cenário promissor também vem acompanhado de desafios. A regulamentação é um ponto de atenção, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), objetivando qualidade e segurança, tem atualizado constantemente suas normas. Além disso, o incremento de serviços farmacêuticos, como consultórios, vacinação e testes rápidos, demanda uma constante atualização profissional. O crescimento no consumo de suplementos alimentares[5], a ampliação das farmácias com manipulação e o boom da empregabilidade no setor magistral[6] também exigem uma preparação mais robusta dos profissionais.

Essas mudanças também impulsionaram a contratação de maior número de profissionais, especialmente nas redes de farmácias no Brasil que estão continuamente em expansão. Segundo informações do Panorama Farmacêutico,[7] mais de 4,6 mil vagas de emprego em farmácias foram abertas em agosto de 2023, sendo 59% para balconistas e atendentes.

Diante desse cenário, surge a perspectiva de empregabilidade do Atendente de Farmácia, cujas atribuições envolvem domínio de conhecimentos técnicos-científicos, no escopo de sua atuação, relacionados à dispensação, atendimento a clientes de forma atenta e competente e organização dos produtos, espaços e locais de trabalho, conforme as especificidades do segmento e de forma a contribuir para o bem-estar e saúde da população.

 

[1] Sindusfarma – Perfil da Indústria Farmacêutica, 2022. Disponível em: Https://Sindusfarma.Org.Br/Uploads/Files/229d-Gerson-Almeida/Publicacoes_Ppts/Perfil_Ind_Farmaceutica_22_Port.Pdf. Acesso em: 29 Jun. 2023.

[2] Abrafarma - Mercado farma se aproxima dos 5 maiores no mundo: B2b ultrapassou B2c em faturamento. Disponível em:Https://Www.Abrafarma.Com.Br/Noticias/Mercado-Farma-Se-Aproxima-Dos-5-Maiores-No-Mundo-B2b-Ultrapassou-B2c-Em-Faturamento . Acesso em: 29 Jun. 2023.

[3] Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Panorama do Setor, maio, 2023. Disponível em:< Https://Abihpec.Org.Br/Site2019/Wp-Content/Uploads/2023/01/Panorama-Do-Setor_Atualizado_17-05_.Pdf >. Acesso em 29.Jun. 2023.

[4] Associação Brasileira de Embalagem (Abre). Panorama global de consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos marcam o primeiro dia da Semana Abihpec de Mercado 2002. Set. 2022. Disponível em:< Https://Www.Abre.Org.Br/Inovacao/Panorama-Global-De-Consumo-De-Produtos-De-Higiene-Pessoal-Perfumaria-E-Cosmeticos-Marcam-O-Primeiro-Dia-Da-Semana-Abihpec-De-Mercado-2022/>. Acesso em 29.Jun.2023.

[5] Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Dados consolidados do Setor de Alimentos para fins especiais e congêneres em 2022 (comparativos a 2021). Disponível em:< Https://Abiad.Org.Br/O-Setor-Em-Numeros/>. Acesso em 29 Jun. 2023.

[6] Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). Panorama Setorial 2022. Disponível em:. Acesso em Jun. 2023.

[7] Panorama Farmacêutico. Agosto Registra 4,6mil vagas de emprego em farmácias. Disponível em:< Https://Panoramafarmaceutico.Com.Br/Agosto-46-K-Vagas-Emprego-Em-Farmacias/>. Acesso em 10. Ago 2023.

 

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes conforme especificações a seguir:

Unidades curriculares 1 e 2

Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional em drogaria.

 

Unidade curricular 3

Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional na comercialização de cosméticos.

 

Unidade curricular 4

Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional em drogaria e/ou farmácia com manipulação.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo(SENAC, 2022)[1].

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, ficando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem patamares crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e o contexto da ocupação.

As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das marcas formativas: colaboração e comunicação, visão crítica, criatividade e atitude empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmos e sobre as próprias trajetórias profissionais, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: a) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; b) objetivos: o que o aluno pretende com relação à sua carreira a curto, médio e longo prazos; e c) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.

Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.

No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador a ela vinculado na primeira semana do curso, possibilitando-lhes modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI, o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização – detalhamento do tema gerador; b) desenvolvimento – elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização; e c) síntese – organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos.

Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Nesse sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.

No tocante à apresentação dos resultados, o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das marcas formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do projeto integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas. Mas o docente deve propor aos alunos que reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com o intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.

O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são marcas formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.

Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas formativas. Assim, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.

Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como o das marcas formativas, com atenção especial às possibilidades que o projeto integrador pode oferecer.

 

Orientações metodológicas específicas por unidade curricular

UC 1: Auxiliar no fornecimento de medicamentos em farmácias

Sugere-se ao docente planejar atividades de aprendizagem diversificadas, tais como: pesquisas em diferentes fontes; levantamento de dados sobre medicamentos; prescrições e visita técnica em farmácias com e sem manipulação (drogaria). Também se recomenda a abordagem dos elementos constantes nesta unidade com: simulações, situações-problema e casos reais, nos quais o aluno precise argumentar com relação às ações referentes à dispensação nesses estabelecimentos, entrevistas com clientes, balconistas, atendentes, técnicos em Farmácia e farmacêuticos, buscando relatos pessoais e experiências, cujos resultados sejam analisados pelos alunos à luz dos procedimentos e da legislação abordados em sala de aula. Para vivenciar a dispensação, propõe-se ao docente que providencie diversas embalagens e caixas de medicamentos, exemplos de prescrições de medicamentos alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos, incluindo florais e notificações de receita com o intuito de simular esse processo, tal como ocorre no mundo do trabalho. Cabe ressaltar que quando o plano de curso trata do elemento Softwares, o que se indica é que os alunos conheçam o que existe no mercado e possam verificar o funcionamento de algum desses durante visitas técnicas, pesquisas ou por meio de ferramentas gratuitas ou desenvolvidas no Senac. Orienta-se a prática de atividades com o uso de computadores para a simulação de procedimentos tecnológicos pertinentes às atividades cotidianas desse profissional. Propõe-se, ainda, ao docente que utilize o Banco de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAS) Espie.

 

UC 2: Apoiar na orientação do uso racional de medicamentos em farmácias

Sugere-se ao docente abordar os elementos constantes nesta Unidade com: dramatizações, simulações, dinâmicas e entrevistas que possibilitem a análise de situações cotidianas envolvendo o relacionamento interpessoal e a orientação aos clientes sobre o uso de medicamentos, bem como a identificação das informações contidas na bula. Orienta-se ao docente que a abordagem de anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, patologia e farmacologia sejam de forma introdutória e contextualizada aos medicamentos com o objetivo de promover orientação segura e assertiva. Sobre primeiros-socorros orienta-se ao docente abordar com foco no conceito entre urgência e emergência, sinais, sintomas e conduta, com finalidade de orientação, e não de prática das manobras. Indica-se a prática de atividades com o uso de computadores para a simulação de procedimentos tecnológicos pertinentes às atividades cotidianas desse profissional. Propõe-se, ainda, ao docente que utilize o Banco de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAS) Espie.

 

UC 3: Apoiar na orientação para o uso de cosméticos, suplementos alimentares, produtos de higiene pessoal, perfumaria e produtos para saúde em farmácias

Sugere-se ao docente abordar os elementos constantes nesta unidade: com visitas técnicas para observação dos tipos de produtos comercializados em farmácias com e sem manipulação (drogarias), seus ativos, embalagens e informações de rotulagem; simulações, situações-problema e casos reais, dramatizações e dinâmicas que contextualizem situações de orientação com relação ao uso dos produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, suplementos alimentares e produtos para saúde (correlatos) nesses estabelecimentos. Propõe-se focar especialmente nos produtos cosméticos de grau de risco 2 que no mercado são nomeados como dermocosméticos. Sugere-se ter um kit de produtos abordados nessa UC, para identificação dos vários tipos de embalagens e dados de rotulagem para servir de contextualização e utilização durante as aulas. Orienta-se a prática de atividades com o uso de computadores para a simulação de procedimentos tecnológicos pertinentes às atividades cotidianas desse profissional. Propõe-se, ainda, ao docente que utilize o Banco de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAS) Espie.

 

UC 4: Auxiliar na comercialização de produtos em farmácias

Sugere-se ao docente abordar os elementos constantes nesta unidade, tais como: visitas técnicas e/ou como cliente oculto para observação da exposição dos produtos, como está sendo realizado o atendimento ao cliente, se há ações promocionais e de fidelização para que o aluno visualize o cenário do local de trabalho desse profissional, e possa analisar e dramatizar o processo de atendimento aos clientes e a comercialização de produtos. O docente pode solicitar aos alunos que filmem uns aos outros para proceder uma análise do processo de atendimento ao cliente e do domínio das técnicas de vendas e negociação. Cabe lembrar a necessidade de providenciar os termos de uso de imagem assinados pelos alunos. Indica-se também o fornecimento de   situações-problema e casos reais, para que possam ser analisados pelos alunos. Orienta-se a prática de atividades com o uso de computadores para a simulação de procedimentos tecnológicos pertinentes às atividades cotidianas desse profissional. Propõe-se ao docente que também utilize o Banco de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAS) Espie.

UC 5: Projeto integrador

Para a execução das propostas dos projetos integradores sugere-se ao docente contatar com antecedência farmácias e drogarias nas quais os alunos poderão realizar as visitas e coletas de dados. Também é possível que os alunos possam realizem esse contato, preferencialmente, em estabelecimentos na comunidade local. Indica-se ainda que toda a coleta de dados necessita ser antecedida da elaboração de um roteiro, o qual garanta a identificação de todas as informações necessárias à execução do projeto integrador.

 

[1] Senac. DN. Competência. Rio de Janeiro, 2022. (Coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico do Senac). Disponível em: http://www.extranet.senac.br/modelopedagogicosenac/. Acesso em: jun. 2023.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:

  • ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu domínio das competências, dos indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente;
  • ser formativa: acompanhar todo o processo de desenvolvimento das competências propostas neste plano, constatando se o aluno está apto a avançar para a próxima etapa e, se necessário, realizar ajustes no planejamento para otimizar o processo de ensino-aprendizagem;
  • ser somativa: atestar o rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da unidade curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

 

8.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido – A
  • Parcialmente atendido – PA
  • Não atendido – NA

 

Ao término da unidade curricular

  • Atendido – A
  • Não atendido – NA

 

8.1.2. Menção por unidade curricular

Ao término de qualquer unidade curricular (competência, estágio, prática profissional, prática integrada ou projeto integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja atingido em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:

  • Desenvolvida – D
  • Não desenvolvida – ND

 

8.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.

Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:

  • Aprovado – AP
  • Reprovado – RP

 

8.2. Recuperação

A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.