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Preparação de Entremets

Preparação de Entremets

Turma - 2026.11.1

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A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) compartilhou os indicadores de performance das panificadoras e confeitarias brasileiras em 2020. O estudo é fruto das informações coletadas pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) com 50 empresas de oito estados brasileiros, sendo eles: Ceará (CE); Espírito Santo (ES); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); Minas Gerais (MG); Pernambuco (PE); Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O estudo aponta que houve um aumento nas compras de produtos mais elaborados, apesar da pandemia. As compras feitas através de delivery ou indo nas lojas para comprar e consumir em casa mostrou que os clientes buscam produtos diferentes. 

Uma dessas tendências é o entremet, um tipo de torta gelada montada com camadas de texturas diferentes e geladas ou congeladas, cobertas com uma glaçagem brilhante que atrai bastante a atenção do consumidor. São preparações charmosas que encantam pelo olhar e pelo sabor, sendo uma inovação para os profissionais da confeitaria, tornando-se um atrativo competitivo. 

Esse tipo de sobremesa pode se tornar um diferencial nas confeitarias ou ainda gerar renda para pequenos empreendedores que buscam no Senac possibilidades de se desenvolver. Assim o Senac oferece o curso de Preparação de Entremets, buscando capacitar pessoas para atender a esta demanda.

 

 

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em produção de entremets e formação em gastronomia, nutrição, engenharia de alimentos ou áreas afins.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).