Introdução ao Mundo Digital

Turma - 2025.3.183
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Turma - 2025.3.184
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Turma - 2025.8.9
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
A sociedade atual está cada vez mais imersa em um mundo digital, em que o domínio de tecnologias de informação e comunicação é essencial para o sucesso pessoal e profissional. No Brasil, a inclusão digital é um desafio contínuo, especialmente em regiões como o Ceará, onde muitas pessoas ainda têm acesso limitado a recursos tecnológicos e à educação formal em TI. Oferecer um curso de "Introdução ao Mundo Digital" é uma resposta direta às necessidades crescentes de capacitação tecnológica, promovendo inclusão digital e fortalecendo a empregabilidade dos cearenses. O SENAC CE tem a missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. A oferta deste curso está alinhada com essa missão, pois capacita os alunos com competências essenciais em tecnologia da informação, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho e de desenvolvimento profissional. Muitas vagas de emprego, mesmo em setores não diretamente relacionados à TI, exigem conhecimentos básicos em microinformática, sistemas operacionais, pacote Office, ferramentas de internet e segurança digital. O curso "Introdução ao Mundo Digital" prepara os alunos para atender a essas demandas, tornando-os mais competitivos e aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual. Ao oferecer este curso, o SENAC CE promove a democratização do acesso ao conhecimento tecnológico. Muitos indivíduos, especialmente em áreas urbanas e rurais menos favorecidas, não têm oportunidades para aprender essas habilidades essenciais. Este curso será uma porta de entrada para um público diversificado, incluindo jovens em busca do primeiro emprego, profissionais em busca de atualização, e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O desenvolvimento de competências tecnológicas básicas contribui diretamente para a capacidade competitiva da região. Profissionais bem preparados em tecnologia da informação são mais produtivos e capazes de inovar, o que beneficia as empresas locais e, por extensão, a economia do Ceará. O SENAC CE, ao oferecer este curso, posiciona-se como um agente de desenvolvimento regional. A educação tecnológica é uma tendência global, com a integração de habilidades digitais em todas as áreas do conhecimento. O SENAC CE, ao ofertar este curso, acompanha as melhores práticas internacionais em educação, garantindo que seus alunos tenham acesso a conteúdo atualizado e relevantes para o contexto atual e futuro. O curso "Introdução ao Mundo Digital" tem um impacto social significativo, promovendo inclusão digital e social. Ao capacitar indivíduos com conhecimentos básicos em tecnologia, o SENAC CE contribui para a redução das desigualdades sociais, proporcionando ferramentas que permitem a inclusão em um mundo cada vez mais digitalizado.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Manutenção de computadores, pacote office e segurança digital e formação em tecnologia da informação (TI) ou em áreas correlatas. Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular: Aplicar ferramentas digitais no trabalho Para o desenvolvimento da aprendizagem sugere-se estratégias que propicie a autonomia do aluno por meio de exposição dialogada, simulação, estudo de casos, pesquisas e prática supervisionada em laboratório de informática.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular Impresso em 28/02/2025 por FRANCISCO CLAYTON RODRIGUES MOURA Pág. 8 de 11 Departamento Regional de Ceará Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
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