Instrumentação Cirurgica
Turma - 2026.2.25
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
O crescimento do número de cirurgias no Brasil, vem colocando em evidência uma profissão fundamental no procedimento cirúrgico: a do instrumentador cirúrgico. É função desse profissional fornecer o instrumento adequado para o médico durante todo o processo cirúrgico. Seu objetivo, através da instrumentação cirúrgica, é a qualidade do procedimento, atendendo o médico e o paciente com segurança e eficácia.
A função de instrumentador cirúrgico surgiu durante o século XX, período de crescimento no número de cirurgias no mundo. Com a necessidade de um profissional qualificado para auxiliar o cirurgião, a profissão foi criada, assim como os cursos de instrumentação cirúrgica. A primeira formação nessa área foi em Nice, na França, no ano de 1954. No Brasil, o primeiro curso de instrumentação cirúrgica aconteceu em 1972, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Depois disso, vários cursos profissionalizantes surgiram para atender aos interessados. Apesar da grande procura, a profissão só foi regulamentada pelo Senado Federal em 2016.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Centro Cirúrgico e formação em Enfermagem com experiência docente.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
- Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
- Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
- Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.
7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação
- Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
- As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
- De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:
7.1.1. Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
7.1.2. Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
- Desenvolvida - D
- Não desenvolvida – ND
7.1.3. Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
- Aprovado - AP
- Reprovado - RP
7.2. Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Veja mais Cursos
A Arte de se Comunicar e de Vender Mais
COD: 2326
Aplicações Web com Python
COD: 35077
Desenhista de Moda
COD: 40792
Técnico em Análises Clínicas
COD: 31785
Auxiliar em Saúde Bucal
COD: 2493
Instrumentação Cirurgica
COD: 39958
Técnico em Enfermagem
COD: 31961
Programador de Sistemas
COD: 36772
Administrador de Banco de Dados
COD: 39684
Repositor de Mercadorias
COD: 2456
Operador de Caixa
COD: 53087
Bioquímica Laboratorial
COD: 68322
Atualização em Anatomia Radiológica
COD: 39568
Técnico em Meio Ambiente
COD: 1702
Costureiro
COD: 2457
Técnico em Informática para Internet
COD: 44919
Unhas de Gel
COD: 40702
Atendente de Farmácia
COD: 110268
Modelista
COD: 1921
Recepcionista
COD: 1559
Operador de Computador
COD: 1518
Espanhol Básico Aplicado aos Serviços Turísticos
COD: 50603
Assistente de Marketing e Vendas
COD: 118998
Assistente de Recursos Humanos
COD: 118926
Assistente Administrativo
COD: 118352
Técnico em Gastronomia
COD: 43937
Depilador
COD: 129165
Técnico em Estética
COD: 129987
Técnico em Informática
COD: 125329
Técnico em Administração
COD: 118379
Técnico em Nutrição e Dietética
COD: 110461
Técnico em Recursos Humanos
COD: 118394
Barbeiro
COD: 131504
Cabeleireiro
COD: 129027
Porteiro e Vigia
COD: 31026