Alterne entre as áreas

Unhas de Gel

Unhas de Gel

Turma - 2025.2.121

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Como posso me matricular?

Para obter detalhes do processo de matrícula do curso, acesse a página de matrícula clicando no botão abaixo.

Matricule-se

A mulher moderna valoriza inovações e novidades e está antenada e conectada às tendências da moda, beleza e estética. Nos últimos anos, é notório o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, a análise por grupos etários mostrou que, em 2011, cerca de 63,9% das mulheres ocupadas tinham entre 25 e 49 anos de idade. O crescimento do número de mulheres com carteira assinada somado ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D provocou uma sofisticação no mercado de beleza e estética, no qual as ofertas de produtos foram ampliadas e a diferenciação dos produtos passou a ser elemento de valorização pelas consumidoras. Esta "nova" mulher que se insere no mercado e na sociedade de forma tão contundente é a locomotiva que está puxando o crescimento do mercado de beleza e estética e modificando os paradigmas e conceitos dos salões de beleza." (Fonte: http://www.sebraemercados.com.br/a-nova-consumidora-modifica-o-mercado-de-beleza-e-estetica/ ) Neste cenário, surgiram as franquias de procedimentos exclusivos, como as de sobrancelhas e unhas, que colaboraram significativamente para o atual cenário otimista desse mercado no Brasil. Este, hoje, é o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Convergindo com esta realidade, as esmalterias estão em um nicho em franca expansão e lucratividade no mercado do Piauí, aumentando a demanda também por profissionais mais especializados em serviços de manicure. Diante do exposto, o SENAC-AL, com o objetivo de alinhamento com as atualizações tecnológicas do mercado e considerando a sua missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo e ainda pelo seu compromisso com a qualidade da educação no Estado, formatou curso de Unhas de Gel.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com comprovada experiência profissional em serviços específicos de unhas em gel, de manicure e pedicure e formação em ensino médio completo ou nível superior. Desejável experiência em docência.

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser – condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

Considerando que “... as competências serão formadas pela prática..., devem ser previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.

O presente programa faz parte de um conjunto de cursos de Formação Inicial e Continuada que, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garantem a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

 

 

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.

Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.

Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:

Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).

 As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.

De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

7.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

 Atendido - A

 Parcialmente atendido - PA

 Não atendido - NA

Ao final da Unidade Curricular

Atendido - A

 Não atendido - NA

7.1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

 Desenvolvida - D

 Não desenvolvida – ND

7.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade à distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

Aprovado - AP

Reprovado - RP

7.2. Recuperação:

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação à distância.