Alterne entre as áreas

Confecção e Costura de Moda Infantil

Confecção e Costura de Moda Infantil

Turma - 2025.3.332

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

A crescente demanda por roupas infantis personalizadas e funcionais acompanha tendências do mercado de moda que valorizam conforto, sustentabilidade e identidade cultural, especialmente no segmento de vestuário infantil. Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) indicam que o setor de moda infantil representa cerca de 15% do mercado nacional de vestuário e vem se destacando por sua constante inovação e alto potencial de consumo1.

Nesse cenário, torna-se fundamental ofertar cursos de aperfeiçoamento alinhados ao Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design, que ampliem as possibilidades de atuação de profissionais em formação inicial, conectando criatividade, técnica e prática de forma integrada.

A realização do curso contribui para o fortalecimento de iniciativas empreendedoras, geração de renda e inserção produtiva de públicos em situação de vulnerabilidade ou em busca de reconversão profissional.

Além disso, estimula práticas sustentáveis e a valorização da moda autoral local, promovendo impactos positivos no desenvolvimento econômico e social de comunidades. Ao capacitar pessoas para a confecção de peças infantis, com foco na qualidade técnica e na criatividade, o curso favorece a inclusão produtiva, o empoderamento feminino e a circulação de saberes artesanais em diálogo com a inovação.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional comprovada em corte e costura de peças do vestuário infantil e, formação técnica e/ou superior em Moda ou áreas afins.

A presente proposta faz parte dos cursos de Aperfeiçoamento, Programas Socioprofissionais, Socioculturais e Instrumentais que, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garantem a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho.

Nesse sentido, os cursos de Aperfeiçoamento, Programas Socioprofissionais, socioculturais e Instrumentais devem contribuir para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados.

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:

Durante o processo

• Atendido - A

• Parcialmente atendido - PA

• Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

• Atendido - A

• Não atendido - NA

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:

· Concluiu (C ) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.

· Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.

Ações de recuperação devem ser possibilitadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.

Veja mais Cursos