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Repositor de Mercadorias

Repositor de Mercadorias

Turma - 2025.2.272

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

O Comércio Varejista, Atacadista e Atacarejo tem contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico e social do país. Esses segmentos são considerados grandes propulsores econômicos na geração de emprego e renda. Em 2016, de acordo com a Pesquisa Anual do Comércio , realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o país contava com 195.304 empresas atacadistas e 1.205.003 empresas varejistas. Em 31 de dezembro do mesmo ano, essas empresas registraram em seus quadros de ocupações, 9.158.387 trabalhadores do comércio e auferiram receita líquida equivalente a R$ 2.949.383.231. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável pela pesquisa que aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio – ICEC , o empresariado registrou, ao final de 2018, o maior nível de otimismo em relação à economia brasileira, desde 2013 (+10,1%) e de expectativas para o ano de 2019 (6,7%). Assim, o cenário aponta para a elevação do quadro de contratações, porquanto três em cada quatro empresários pesquisados se mostraram dispostos a ampliar seu efetivo de pessoal.Nesse cenário, em virtude da importância dos processos logísticos, o repositor de mercadorias tem função estratégica nas empresas do comércio, considerando a sua atuação na reposição e oferta de mercadorias e produtos em gôndolas, prateleiras e expositores de forma geral. Além do resultado na operação de frente de loja, o repositor de mercadorias deve estar atento às novas soluções tecnológicas disponíveis para dar apoio à gestão comercial. Nos inúmeros processos impactados pela adoção da tecnologia, a gôndola expositora de produtos foi um dos componentes que mais recebeu melhorias, deixando de ser apenas um expositor para tomar parte fundamental na estratégia de marketing e operações das empresas. Nesse sentido, a qualificação Profissional Repositor de Mercadorias, oferecida pelo Senac, justifica-se pelo potencial de crescimento do segmento de comércio no Brasil e pela premente demanda de profissionais qualificados para atender as necessidades atuais do mercado. 

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional no comércio e, preferencialmente, formação em Administração de Empresas, Logística ou áreas afins. 

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. 
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. 
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.   

Orientações metodológicas específicas para as Unidades Curriculares:
UC1: Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
Em relação aos elementos desta UC, como o foco é o atendimento ao cliente, o docente poderá propor discussões, utilizar casos reais ou fictícios com situações de atendimento, abordando a diversidade em diferentes públicos (pessoas com deficiência e clientes no contexto da diversidade cultural, religiosa, de gênero, faixa etária, dentre outros), para a orientação em relação as mercadorias, produtos e serviços. Para trabalhar os elementos propostos na UC1 é importante desenvolver atividades que possibilitem a reflexão e prática da importância do atendimento ao cliente para as empresas atacadistas, varejistas e atacarejos. 
O docente poderá trazer casos em que o aluno deverá se posicionar como o responsável pelo atendimento a clientes externos e prestação de informações e condução de clientes. Recomenda-se a realização da atividade em grupos.
Deve-se incentivar a pesquisa na web, o uso de instrumentos como benchmarking.  Sugere-se que seja realizada a simulação de conflitos causados por aspectos relacionados a diversidade de pessoas que compõem os quadros funcionais das organizações, fazendo com que o aluno seja estimulado a buscar ações que minimizem o conflito dentro do ambiente profissional. Para isso, pode-se levar em consideração a postura e etiqueta social e profissional, a desenvoltura verbal, o consumo consciente, além de propor a resolução de conflitos, formas de comunicação e atendimentos específicos de acordo com suas características.
Observando os direitos básicos do consumidor e a reflexão sobre a importância de realizar o tratamento adequado ao cliente.
É possível utilizar estratégias como dramatizações de situações de trabalho, visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área, que envolvam conflitos e mediações, além de simulação dos serviços de reposição e atividades práticas, envolvendo todos os serviços prestados para vivência do processo de trabalho, contribuindo com o tema definido no Projeto Integrador.


UC2: Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos.
Nesta UC o aluno deverá ser estimulado a compreender o seu espaço de trabalho de modo a realizar a atividade de abastecimento do ponto de venda de maneira eficiente. 
Quando o docente abordar os conhecimentos referentes à compras, marketing e merchandising sugere-se promover visitas técnicas, pesquisas e outras estratégias que possibilitem ao aluno relacionar a teoria com a prática. O docente também deve propiciar discussões, trazer exercícios, vídeos e fazer simulações sobre como abastecer o ponto de vendas. A sugestão é que a partir de uma planta baixa com distribuição aleatória de mercadorias e produtos, os alunos organizem esta planta de modo a atender métodos de organização, precificação, controle e exposição de acordo com o leiaute e orientações de marketing e comerciais da empresa. 
Neste sentido o docente poderá propor atividades que envolvam a elaboração ou análise de um leiaute do ponto de venda de um setor real ou fictício. Esta atividade deve favorecer uma visão geral da empresa e os locais de abastecimento para sua correta organização e exposição dos produtos. Para trabalhar este indicador também é possível solicitar a construção de maquetes usando filmagens em mercados, mercadinhos e supermercados para elaboração do leiaute, podendo inclusive utilizar diferentes embalagens de produtos. 
O docente poderá apresentar ainda casos reais ou fictícios com situações específicas para que sejam realizadas simulações de requisições de mercadorias de modo que o aluno analise as demandas apresentadas e simule este procedimento. Durante a mobilização da habilidade de “organizar o local de reposição de mercadorias e produtos” é importante incluir o zelo pelas condições dessas mercadorias e produtos assim como pela limpeza do local.
Para desenvolver o indicador de controle da necessidade de abastecimento o docente poderá propor a criação de planilhas de controle ou inventário do ponto de venda. Para o desenvolvimento de atividades desta natureza será necessário também trabalhar o elemento de utilização dos recursos da tecnologia da informação e comunicação, tais como registro fotográfico do antes e depois dos processos realizados em empresas, sempre que possível. 
É possível utilizar vídeos que orientam sobre as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e pesquisa sobre as normas que norteiam atividades que envolvam esta prática.
Em relação ao indicador sobre “etiquetação” o docente poderá simular o processo, utilizar equipamento de etiquetar preço, realizar uma visita técnica ou apresentar em vídeo como é realizada essa atividade de acordo com a realidade local. 
Indica-se ainda atividades como pesquisa de tipos e características de mercadorias e produtos, bem como simulando o controle de perdas e quebra de produtos, como embalagens violadas e danificadas, falta da etiqueta de preço e data de validade. 

UC3: Projeto Integrador Repositor de mercadorias.
Recomenda-se ao docente no desenvolvimento do Projeto Integrador a realização de atividades que envolvam situações problema e pesquisas, realizadas preferencialmente na região de residência dos alunos, após as quais possa realizar debates e análise das propostas desenvolvidas. 
Este exercício possibilita ao docente avaliar as Marcas Formativas, como por exemplo, o domínio técnico e científico e a visão crítica que ficam evidentes na fundamentação de uma análise e resolução de uma situação problema ou na defesa de um ponto de vista, bem como também subsidiam a avaliação do desenvolvimento das competências, por meio de seus indicadores.
Da mesma forma, trabalhos em grupo, como projetos, que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável e empreendedora. 
É importante proporcionar momentos de síntese e aplicação, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula.
 

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:• Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.• Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.• Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação:• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).• As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:Menção por indicador de competênciaA partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:Durante o processo• Atendido - A• Parcialmente atendido - PA• Não atendido - NAAo final da Unidade Curricular• Atendido - A• Não atendido - NAMenção por Unidade CurricularAo término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:• Desenvolvida - D• Não desenvolvida – NDMenção para aprovação no cursoPara aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.• Aprovado - AP• Reprovado - RPRecuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.