Frentista

Turma - 2025.2.224
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)[1] , atualmente, o Brasil possui em torno de 13.408 pontos de abastecimento de combustíveis automotivos. Está entre os principais consumidores globais de derivados de transportes e é o maior mercado de combustíveis da América do Sul. Na última década, a demanda cresceu significativamente e estima-se que, nos próximos anos, a capacidade instalada para produção de derivados e a infraestrutura de distribuição não serão suficientes para atender ao crescimento.[2] Para atrair cada vez mais clientes, os postos de combustíveis estão investindo não só em serviços voltados para os veículos, mas se tornando um espaço multifuncional, onde o cliente encontra tudo do que necessita: lavanderias, lojas de conserto de roupas e sapatos, food service, drogarias, locadoras de DVD e de aluguel de carro, entre outras lojas.[3] Investir em tecnologia para identificar automaticamente se o carro precisa de troca de óleo, assim que estaciona no posto, por exemplo, e investir em containers, um tipo de posto móvel, são tendências em postos de combustíveis que chegam ao Brasil.[4]
Nesse sentido, o grande diferencial na hora de conquistar os clientes está na qualidade da prestação do serviço realizado pelo frentista, como um bom atendimento e a agilidade no serviço. Considerando que boa parte desses profissionais não possui formação na área e recebe instruções informais das empresas de combustíveis, torna-se mais que necessária sua qualificação profissional para atuar, tanto nos postos de combustíveis como em terminais privados. Como vimos, as tendências e os desafios demandam desses profissionais diversos conhecimentos, habilidades e atitudes que vão além do abastecimento de veículos automotores, como a manipulação correta de máquinas e equipamentos, o desenvolvimento da consciência ambiental e, também, estratégias para vender e lidar com o público, bem como agir e fazer cumprir as normas de saúde e segurança no trabalho, que são elementos relevantes para o exercício profissional do frentista.
Em consonância com o cenário descrito, o Senac oferta a Qualificação Profissional de Frentista, a fim de promover o desenvolvimento de competências de profissionais capazes de lidar com as exigências desse mercado atual, preparando-os para que conheçam e saibam aplicar os princípios educacionais e profissionais do curso. Contribui, assim, para o suprimento de uma ocupação importante no contexto da evolução econômica do País.
[1] CHAMBRIARD, Magda. Cenário atual do abastecimento de combustíveis automotivos no Brasil. In: FÓRUM DE DEBATES, 12., 2016, Rio de Janeiro. [Slides]. Rio de Janeiro: ANP, 2017. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/wwwanp/?dw=80382>. Acesso em: 4 jul. 2017
[2] CHAMBRIARD, 2016.
[3] A TENDÊNCIA do posto de gasolina como espaço multifuncional. Florianópolis: ARXO, 2017. Disponível em: <http://www.arxo.com/blog/br/2017/01/17/tendencia-do-posto-de-gasolina-como-espaco-multifuncional/>. Acesso em: 4 jul. 2017.
[4] CONHEÇA as principais tendências do posto de gasolina. Cesta Nobre [Blog]. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível em: <http://blog.cestanobre.com.br/as-principais-tendencias-do-posto-de-gasolina/>. Acesso em: 4 jul. 2017.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com formação em nível superior completo em Administração, Marketing, Engenheiro de Produção, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Mecânico ou áreas afins, preferencialmente com formação pedagógica e/ou experiência em serviços de postos de combustíveis.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, ficando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem patamares crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazos, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
A Prática Profissional Supervisionada não é obrigatória no curso Frentista oferecido pelo Senac. Contudo, estimula-se a sua realização diante da grande importância desse tipo de atividade na formação dos alunos, buscando viabilizar parcerias com postos de combustíveis que possibilitem o exercício do fazer profissional.
Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular
UC 1: Manusear produtos e equipamentos de trabalho
Ao promover situações de aprendizagem para o desenvolvimento da UC 1, o docente deve favorecer a pesquisa em fontes diversas e oportunidades de visitas técnicas e interação, discussão e reflexão sobre questões e problemas do processo de aprendizagem e da ocupação, proporcionando aos alunos condições de avaliação, juntamente com os docentes, coordenadores e supervisão pedagógica. É importante privilegiar na execução das atividades de aprendizagem a contextualização, a demonstração, a simulação e a vivência real em postos de combustíveis, abastecimento e verificação das condições ideais para o funcionamento dos veículos, de acordo com as questões de segurança e consciência socioambiental. Nessa UC, deverão ser trabalhadas as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Porém, outras poderão ser utilizadas e articuladas, conforme a necessidade do curso. A Unidade de Ensino poderá firmar parcerias para proporcionar aos alunos o manuseio e a utilização dos equipamentos de proteção individual.
UC 2: Executar procedimentos de atendimento ao cliente no abastecimento de veículos, venda de produtos e serviços
Considerando que o Frentista realiza atendimentos diretos a um público diversificado, é importante o planejamento de estratégias promotoras do trabalho em equipe, do estabelecimento de relações interpessoais construtivas e comunicativas, da comunicação assertiva e segurança na postura e no posicionamento profissional. Sugere-se que o docente crie momentos de discussão em grupo e vivências da relação intra e interpessoal, promovendo estudos, debates, visitas técnicas, entrevistas com profissionais para os alunos se aproximarem da área e conhecerem o mercado, seus desafios e possibilidades, vivências sobre as questões éticas e ambientais do seu local de trabalho e da sociedade como um todo. São propostas que não deixam de considerar a experiência e/ou conhecimentos prévios dos alunos como estratégia para a atribuição de significados. Também devem ser promovidas atividades de simulação de vendas em postos de combustíveis e de atitudes básicas de combate a incêndios.
UC 3: Projeto Integrador Frentista
A proposta 1 do PI prioriza o atendimento eficiente e eficaz aos clientes, considerando sua diversidade e localização, de acordo com as características regionais e geográficas dos postos de gasolina, tais como os postos de abastecimento de embarcações sobre rios. Para a realização do projeto, recomenda-se pesquisas in loco, vivências em ambiente real ou o uso de estratégias como resolução de situações-problema e estudos de caso, por meio de recursos como vídeos, reportagens e casos fictícios baseados na realidade, bem como práticas, visitas técnicas e entrevistas realizadas durante o desenvolvimento das Unidades.
Quanto à proposta 2, a tônica é incentivar a pesquisa, o conhecimento e a aplicação das Normas de Segurança, fundamentais para esse segundo tema gerador. A execução das atividades de aprendizagem que possibilitem situações de vivência semelhante ao ambiente real de atuação da ocupação dará aos alunos a dimensão dos riscos à saúde e à segurança do trabalhador na execução de suas atribuições como Frentista.
A sistematização das informações, referências pesquisadas e atividades desenvolvidas nas duas propostas devem subsidiar produtos/soluções criativas e inovadoras para os problemas analisados.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
- ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu domínio de competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente;
- ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário;
- ser somativa: atestar o rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.
1. Forma de expressão dos resultados da avaliação
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
As menções adotadas no Modelo Pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
1.1. Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao término da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
1.2. Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
- Desenvolvida - D
- Não desenvolvida – ND
1.3. Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
- Aprovado - AP
- Reprovado - RP
2. Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Veja mais Cursos

Bases da cozinha
COD: 33031

a Arte de se Comunicar e de Vender Mais
COD: 2326

Masseiro
COD: 36608

Elaboração de cardápios: planejamento e precificação
COD: 32582

Business Intelligence com Power bi
COD: 33352

Desenhista de Moda
COD: 40792

Técnico em Análises Clínicas
COD: 31785

Técnico em Hospedagem
COD: 39149

Auxiliar em Saúde Bucal
COD: 2493

Modelagem Moda Praia e Fitness
COD: 51198

Técnico em Enfermagem
COD: 31961

Inglês Básico Aplicado aos Serviços Turísticos
COD: 52397

Administrador de Banco de Dados
COD: 39684

Frentista
COD: 2233

Barbeiro
COD: 1915

Técnico em Redes de Computadores
COD: 42425

Massagista
COD: 1837

Estratégias de Negociação para o Vendedor
COD: 2329

Operador de Caixa
COD: 53087

Costura em Malharia
COD: 70068

Confeccionador de bolsas em tecido
COD: 70105

Programador Web
COD: 43940

Cabeleireiro
COD: 1551

Processos Logísticos de Estoques e Compras
COD: 2411

Tomografia Computadorizada: Protocolos de Aquisição e Visualização de Imagens
COD: 58832

Atualização em Anatomia Radiológica
COD: 39568

Qualidade no Atendimento ao Turista
COD: 102965

Preparo de bolos e tortas
COD: 35194

Costureiro
COD: 2457

Técnico em Guia de Turismo
COD: 110252

Unhas de Gel
COD: 40702

Moulage
COD: 110711

Atendente de Farmácia
COD: 110268

Camareira(O) em Meios de Hospedagem
COD: 1700

Aperfeiçoamento para Camareira (o)
COD: 117684

Assistente de Recursos Humanos
COD: 118926

Assistente Administrativo
COD: 118352

Técnico em Gastronomia
COD: 43937

Cardápio Diet e Light
COD: 129247

Depilador
COD: 129165

Técnico em Administração
COD: 118379

Técnico em Logística
COD: 118351

Assistente Financeiro
COD: 118265

Análises Clínicas no diagnóstico de Doenças Infecciosas: da Bancada ao Laudo
COD: 133385

Burnout e saúde mental dos profissionais da saúde: como cuidar de quem cuida?
COD: 133399

Confecção e Costura de Moda Infantil
COD: 133701

Interpretação de Resultados em Imunologia – Discussão de Casos
COD: 133704

Saúde Digital - Aplicativos, telemedicina, saúde remota - uso de dados a favor da saúde
COD: 133706

Prevenção e Consequências de uma Saúde Bucal Negligenciada
COD: 133782

Nutrição Inteligente - O Caminho para a Prevenção de Doenças e Promoção de Qualidade de Vida
COD: 133784

Marcos Topográficos na Radiologia: A chave para exames precisos e sem repetições
COD: 133786

Fundamentos e Análise por Imagem: Inovações, Práticas e impactos na Saúde
COD: 133789

Bases da Imunização e as Atualizações do Calendário Vacinal
COD: 133795

Boas Práticas em Esterilização: contribuições para a segurança do paciente
COD: 133798

Suporte Básico de Vida e Atendimento Pré-Hospitalar Inicial
COD: 133811