A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular
Recomenda-se mobilizar os conhecimentos prévios dos participantes e utilizar a estratégia da sala de aula invertida para ressignificar os saberes, conduzindo-os para um processo de aprendizagem eficaz e preparando-os para dar respostas a problemas na rotina de trabalho educativo.
Sugere-se que o docente utilize recursos e estratégias didáticas diversificadas as quais favoreçam a aplicação dos princípios pedagógicos fundamentais para o processo construtivos de aprendizagem, que são: problematização, conhecimentos prévios, historicidade, contextualização, reflexividade, interação, mediação, diversidade, ludicidade, colaboração, criticidade, interdisciplinaridade, motivação, autonomia, criatividade, ambientação, concepção não maniqueísta do erro, tecnologias,
Reforça-se a importância da utilização de estratégias e de metodologias ativas, como simulação de situações da rotina de trabalho, pesquisa de campo, estudos de caso, atividades de pesquisa realizada em internet, jogos, jornais e informes locais e eletrônicos para contextualização, entre outras.