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Programa de Formação de Educadores

Programa de Formação de Educadores

Promover atualização quanto planejamento educacional e prática pedagógica associada ao novo paradigma educacional e seus princípios e parâmetros de aplicação em âmbito escolar e não escolar.  

 

É destinado aos profissionais e alunos do campo da educação, sejam de licenciaturas ou não, bem como, profissionais que atuam como educadores sociais em âmbitos escolares ou não escolares, em entidades não governamentais, filantrópicas, cooperativas, empresas de desenvolvimento de pessoal ou microempreendedores que estejam buscando aperfeiçoamento na temática do curso.

A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular

Recomenda-se mobilizar os conhecimentos prévios dos participantes e utilizar a estratégia da sala de aula invertida para ressignificar os saberes, conduzindo-os para um processo de aprendizagem eficaz e preparando-os para dar respostas a problemas na rotina de trabalho educativo.

Sugere-se que o docente utilize recursos e estratégias didáticas diversificadas as quais favoreçam a aplicação dos princípios pedagógicos fundamentais para o processo construtivos de aprendizagem, que são: problematização, conhecimentos prévios, historicidade, contextualização, reflexividade, interação, mediação, diversidade, ludicidade, colaboração, criticidade, interdisciplinaridade, motivação, autonomia, criatividade, ambientação, concepção não maniqueísta do erro, tecnologias,

Reforça-se a importância da utilização de estratégias e de metodologias ativas, como simulação de situações da rotina de trabalho, pesquisa de campo, estudos de caso, atividades de pesquisa realizada em internet, jogos, jornais e informes locais e eletrônicos para contextualização, entre outras.

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:

  • Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária total do curso.
  • Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75 % da carga horária total do curso.

Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.

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