As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Destaca-se também a importância de implementar nos cursos as práticas de acessibilidade e educação, contemplando aspectos atitudinais, metodológicos e comunicacionais que favoreçam a inclusão de todos, respeitando a singularidade dos estudantes.
Orientações metodológicas específicas para:
UC 1: Elaborar programações recreativas.
O docente poderá estimular o aluno a explorar outras possibilidades de atuação no setor de lazer, apontando os caminhos que poderão seguir, como trabalhos em cruzeiros, clubes e resorts, colônias de férias, entre outros.
Trabalhar com a criação de equipes, incentivando a invenção de títulos para os grupos (nome fantasia) com slogan e grito de guerra.
UC 2: Realizar atividades recreativas.
Criar fonoclamas animados como meio de divulgação de atividades recreativas.
Estabelecer parcerias com clubes e outros estabelecimentos, como por ex. Sesc. Consultar a coordenação quanto aos trâmites necessários para oficialização da parceria para utilização de piscinas, quadras e demais áreas de lazer para realização de aulas práticas.
Realizar práticas simuladas de primeiros socorros. Como sugestão, convidar um integrante do corpo de bombeiros para ministrar palestras e realizar demonstrações de primeiros socorros.
Desenvolver, por meio de oficinas, a prática de condução, tratamento, metodologia e integração de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida para possibilitar o acesso e o atendimento adequado a este público nas atividades recreativas.
UC 3: Projeto Integrador Recreador
Realizar visitas às comunidades, escolas, meios de hospedagem, entre outros locais para identificar situações-problemas e possíveis demandas de ações recreativas para definir o projeto integrador.
Proporcionar desafios e situações-problema aos alunos para desenvolverem programações recreativas inovadoras que possibilitem alternativas e soluções viáveis ao mercado de trabalho do Recreador.
Estabelecer parcerias para viabilizar o projeto, se necessário.
Desenvolver o projeto integrador respeitando as etapas de problematização, desenvolvimento e síntese.
Na etapa de problematização realizar as discussões com os alunos por meio de estudos de caso, situações-problemas pertencentes à profissão de Recreador, visitas aos ambientes de situações reais de trabalho para estimular a autonomia, a criatividade e proatividade nos alunos, ajudando-os nas atividades de pesquisa e sistematização do tema do projeto integrador.
Na etapa de desenvolvimento o docente deverá organizar junto com os alunos o planejamento das atividades de forma a articular as competências do curso, desenvolver ações de programações recreativas, definir as equipes de trabalho, divisão de tarefas, parcerias e cronograma de execução das ações, sempre viabilizando o protagonismo do aluno.
Na etapa de síntese deverá organizar, realizar e apresentar os resultados do projeto e avalia-los para proporcionar novas aprendizagens a partir da ação desenvolvida.