As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1:
Para esta Unidade Curricular indica-se a realização de trabalho propositivo de planejamento de um evento desde o início da unidade curricular, especialmente quando o docente trabalhar com o indicador 1, no qual envolve o tipo e o formato de diferentes eventos. Para tanto, poderá propor situações de aprendizagem sobre o conceito, a classificação e a tipologia de eventos, bem como as etapas que compõe o respectivo planejamento e organização. Durante a realização desta Unidade Curricular, o docente também poderá propor em seu plano de trabalho docente a realização de visitas técnicas a fornecedores, clientes, espaços destinados a realização de eventos, no mínimo uma vez, pois poderá complementar as situações de aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento da competência pelos alunos.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2:
Nesta Unidade Curricular o docente poderá propor situações de aprendizagem que envolvam a elaboração simulada de ordens de serviços e checklist, contratos de fornecedores e equipes de trabalho que irão atuar no evento planejado na UC anterior. Também poderá propor a realização de entrevistas com profissionais da área de eventos nas quais seja possível idnetificar as facilidades e dificuldades encontradas no momento de realizar um evento, entre outros aspectos identificados no decorrer na Unidade Curricular.
Quando o docente trabalhar com o indicador de competência 6, “Orienta a equipe de trabalho, de acordo com o perfil do público e características do evento” e o elemento de competência relativo ao conhecimento “Serviços: secretaria, recepção, manobrista, segurança e A&B”, deverá abordar aspectos relacionados à movimentação de pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e/ou prioritárias.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular de natureza Diferenciada 3: Projeto Integrador.
No que concerne às orientações metodológicas para a unidade curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação Organizador de Eventos, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
É fundamental que o docente responsável pelo projeto integrador estabeleça um elo com os demais docentes do curso, incentivando a participação ativa e reforçando as contribuições de cada unidade curricular para a realização do referido projeto. As situações de aprendizagem planejadas para as Unidades Curriculares 1 e 2, como a realização de vistas técnicas e a elaboração de ordens de serviços e checklist podem ser consideradas no desenvolvimento do projeto integrador.
Durante o desenvolvimento do projeto, os docentes devem acompanhar as entregas parciais, quando houver, conforme previsto no cronograma, auxiliando os alunos na realização e consolidação das atividades de aprendizagem. Para a realização do projeto integrador do curso Organizador de Eventos, é possível verificar a oferta de outros cursos que possam trabalhar em parceria com esse, tais como: Cozinheiro, Garçom, Sommelier, Auxiliar de Cozinha, Fotógrafo, Assistente de Produção Cultural, Assistente e Produção de Moda, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Eventos, Cabeleireiro, Maquiador, Manicure e Pedicure, Recepcionista de Eventos, Editor de Projeto Visual Gráfico, Paisagismo, Jardinagem, Técnico em Publicidade, entre outros.
No momento de síntese, ou seja, da realização de um evento, real ou simulado, procede-se com a sistematização de todos os dados pesquisados e atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto para subsidiar a apresentação das respostas aos desafios gerados. Aspectos como criatividade e inovação devem estar presentes tanto nos produtos/resultados propriamente ditos, quanto na forma de apresentação destes resultados.
Por fim, considerando que o Projeto Integrador deve ser um espaço privilegiado para impressão das marcas formativas do Senac, recomenda-se que, durante a sua execução, os docentes propiciem desafios que exijam dos alunos a demonstração de domínio técnico-científico relacionado ao exercício profissional. Esta é a marca mais diretamente ligada às suas atividades práticas. Além disso, devem estimular a autonomia, a criatividade e proatividade nos alunos, auxiliando-os nas atividades de pesquisa e sistematização. Para estimular a atitude colaborativa devem priorizar o trabalho em equipe e a comunicação construtiva e assertiva. Devem ainda fomentar a atitude cidadã e responsável, por meio da reflexão sobre o contexto de trabalho, a importância do profissional Organizador de Eventos, além de levá-los de refletir sobre a atuação profissional em sua própria vida.