As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão do curso, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, ficando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem patamares crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular
UC1: Organizar os processos de trabalho de camareira(o) em meios de hospedagem
Os alunos devem ser orientados a realizar o planejamento de sua carreira, tendo em vista a análise dos cenários de trabalho e emprego em sua região, conforme o investimento pessoal e profissional.
Sugere-se que os alunos pesquisem sobre a diversidade, tipologia, segmentação do mercado, categorias de UHs e serviços oferecidos por empreendimentos hoteleiros, por meio de visitas técnicas, pesquisas em sites ou revistas especializadas. E, assim, identifiquem os possíveis desafios profissionais que cada empreendimento possui, propondo também meios para superá-los.
Sugere-se que durante essa UC os alunos pesquisem sobre ergonomia, saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho, aplicadas às atividades profissionais de camareira(o), a fim de conhecer os riscos inerentes à profissão e reduzir as possibilidades de acidentes profissionais.
Sugere-se que, ao longo dessa UC, os alunos possam assistir a vídeos/filmes, ter acesso a revistas eletrônicas e demais fontes de informações das quais possam constantemente dialogar e refletir sobre o perfil profissional de camareira(o) e, assim, reforçar atitudes positivas e coerentes com as expectativas do mercado.
UC2: Limpar, higienizar e arrumar unidades habitacionais do meio de hospedagem
Sugere-se que os alunos realizem experimentação das atividades do cotidiano profissional, a partir de visitas técnicas ou simulações, experiências diversificadas nas quais estejam previstas o atendimento a hóspedes com características diversas e demandem, por consequência, atendimentos diferenciados e cuidados específicos na arrumação da UH.
Sugere-se que os alunos pesquisem em sites e revistas especializadas em Hotelaria e Turismo sobre atitude ética na atuação de camareira(o) em meios de hospedagem. Esse tema deve permear todas as Unidades Curriculares, mas poderá ser trabalhado de maneira mais expressiva, visto que corresponde ao tratamento de situações do dia a dia da(o) camareira(o), cujas atitudes são colocadas à prova a todo momento.
Recomenda-se que os termos técnicos sejam constantemente trabalhados e reforçados em sala de aula, visto que o vocabulário da Hotelaria é carregado de palavras de origem inglesa e precisam ser interpretadas e utilizadas de maneira adequada para o bom desempenho do trabalho.
Sugere-se que a(o) camareira(o), por meio de pesquisas, visitas técnicas, dentre outras fontes, tenha contato com o maior número possível de peças de enxovais, a fim de reconhecer funções, destinos e armazenamento.
UC3: Projeto Integrador Camareira(o) em Meios de Hospedagem
As atividades do Projeto Integrador articularão todas as competências desenvolvidas.
Sugere-se que o docente estimule e promova atividades de estudos e pesquisas, atividades práticas e visitas técnicas monitoradas a diferentes meios de hospedagem. É importante que existam espaços para debates e trocas de experiências.
Recomenda-se que as atividades desenvolvidas ao longo das competências, em articulação com o Projeto Integrador, contribuam com elementos e dados que o subsidiem.