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Excelência no Atendimento Hoteleiro

Excelência no Atendimento Hoteleiro

O curso de aperfeiçoamento em Excelência no Atendimento Hoteleiro tem como objetivo desenvolver habilidades para um atendimento de qualidade com foco na hospitalidade.

É destinado aos profissionais do segmento que estejam buscando aperfeiçoamento na temática do curso.

A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. 

Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).  

Recomenda-se considerar os conhecimentos prévios dos alunos sobre atendimento e a oferta turística local e regional, conduzindo-os para um processo de aprendizagem eficaz e preparando-os para dar respostas a problemas na rotina de trabalho. Sugere-se que o docente solicite aos alunos que busquem material de produtos e serviços turísticos para fins de pesquisa, com o objetivo de mapear aspectos de apoio ao turismo local. 

Reforça-se a importância da utilização de estratégias de simulação de situações da rotina de trabalho, pesquisa de campo, estudos de caso, atividades de pesquisa realizada em internet, biblioteca, revistas, jornais e informes locais e eletrônicos etc para subsidiar em prol de uma comunicação assertiva ao público. 

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:

  • Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária total do curso.
  • Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.

Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.

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