Sobre o curso
Garantir a qualidade dos serviços prestados, a preservação dos ambientes e a promoção da saúde coletiva nos espaços institucionais e/ou públicos.
Garantir a qualidade dos serviços prestados, a preservação dos ambientes e a promoção da saúde coletiva nos espaços institucionais e/ou públicos.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:
• Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
• Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
• Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
• As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
8.1.1. Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
• Atendido – A
• Parcialmente atendido – PA
• Não atendido – NA
Ao final da Unidade Curricular
• Atendido – A
• Não atendido – NA
8.1.2. Menção por Unidade Curricular:
Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
• Desenvolvida – D
• Não desenvolvida – ND
8.1.3. Menção para aprovação no curso:
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências).
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
• Aprovado – AP
• Reprovado – RP
8.2. Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
COD: 33031
COD: 2326
COD: 36608
COD: 32582
COD: 33352
COD: 40792
COD: 31785
COD: 39149
COD: 2493
COD: 51198
COD: 31961
COD: 52397
COD: 39684
COD: 2233
COD: 1915
COD: 42425
COD: 1837
COD: 2329
COD: 53087
COD: 70068
COD: 70105
COD: 43940
COD: 1551
COD: 2411
COD: 58832
COD: 39568
COD: 102965
COD: 35194
COD: 2457
COD: 110252
COD: 40702
COD: 110711
COD: 110268
COD: 1700
COD: 117684
COD: 118926
COD: 118352
COD: 43937
COD: 129247
COD: 129165
COD: 118379
COD: 118351
COD: 118265
COD: 133385
COD: 133399
COD: 133701
COD: 133704
COD: 133706
COD: 133782
COD: 133784
COD: 133786
COD: 133789
COD: 133795
COD: 133798
COD: 133811