aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer
profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite
desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão a
partir do marco comum europeu, considerando as possibilidades de atuação e os campos de trabalho deste egresso. Para o
desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada,
colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos
saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da atuação de usabilidade da língua aprendida.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem,
que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com os contextos de sua atuação.
Recomenda-se aos docentes realizarem atividades relacionadas às aspirações profissionais e pessoais dos alunos, conjuntamente ao
desenvolvimento das marcas formativas. A partir da reflexão sobre si mesmo e da identificação das características necessárias aos
futuros egressos, os alunos podem encontrar elementos para iniciar ou dar continuidade ao seu percurso nos demais níveis,
intermediário e avançado, tendo em vista aprimorar cada vez mais suas competências.
O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira e/ou de vida considerando os seguintes tópicos: i) ponto de
partida: momento de vida do aluno, suas aspirações e competências requeridas relacionadas à língua para sua progressão; ii)
objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua via e/ou carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: refletir sobre o
itinerário formativo e possibilidades para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a inovação, a autonomia e o dinamismo, trabalhando de forma lúdica e criativa,
fazendo uso de atividades que promovam a interação dos alunos e o desenvolvimento das habilidades de fala, leitura, audição e fala
na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.