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Iniciação à Fotografia

Iniciação à Fotografia

Este curso tem como objetivo promover aos participantes conhecimentos necessários à aplicação das técnicas básicas de fotografia como forma de registro e atividade comercial e artística.

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo no idioma espanhol;
  • Estimular nos alunos em formação, por meio de situações de aprendizagens, atitudes criativas, críticas, proativas, sustentáveis, colaborativas e empreendedoras correlacionadas a aprendizagem do idioma espanhol;
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, baseados no marco comum europeu para a língua, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem a partir dos parâmetros internacionais para aprendizagem da língua em nível avançado.

A presente proposta faz parte dos cursos de Aperfeiçoamento, Programas Socioprofissionais, Socioculturais e Instrumentais que, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garantem a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho.

Nesse sentido, os cursos de Aperfeiçoamento, Programas Socioprofissionais, socioculturais e Instrumentais devem contribuir para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. 

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio de competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado dos indicadores de competências propostos neste plano, constatando se o aluno os desenvolveu de forma suficiente para ter alcançado as competências e assim avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado no final do Curso de Espanhol Avançado 1.

8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

 

8.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

8.1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular, estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

 

8.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares.

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado – RP

 

8.2. Recuperação:

A recuperação será paralela a partir da constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Mesmo o curso sendo na modalidade presencial, é possível a adoção de tecnologias da informação e comunicação enquanto recursos didáticos e estratégicos para possibilitar a superação das dificuldades por parte do aluno.

 

9.

 

Estágio Profissional Supervisionado

 

Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.

No presente curso, o Estágio não é obrigatório. Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio extracurricular de acordo com a demanda do mercado de trabalho.

 

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