A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos, habilidades de criação e atitudes propositivas que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Neste sentido, sugere-se que o docente proponha situações de aprendizagens que propiciem condições para a troca de ideias entre os alunos, de forma que se sintam estimulados a buscar e compartilhar as possibilidades de aplicação dos conhecimentos em situações reais do contexto profissional. Considerando o objetivo do curso, entende-se a importância de atividades em ambientes pedagógicos externos e/ou simulações referentes às situações práticas.