As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, conceituadas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e permite desenvolvimento contínuo” (SENAC, 2022)[1].
Para tanto, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada e promove a mobilização e articulação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Esse percurso é também orientado pelas Marcas Formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados.
Dado que o uso de inteligência artificial se torna cada vez mais relevante para a atuação profissional no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Marca Formativa "Autonomia digital" desempenha um papel essencial na formação de profissionais capazes de integrar criticamente tecnologias emergentes em seus processos de trabalho, contribuindo para a inovação e a eficiência no ambiente profissional.
Nessa perspectiva, é apresentado, a seguir, um conjunto de atividades, estratégias pedagógicas e recursos didáticos que serve como referência para a elaboração do plano de trabalho docente do Senac. Essas estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e complementadas, levando em consideração as especificidades da turma, as demandas do contexto educacional e os objetivos estabelecidos no plano de curso.
Para apoiar o planejamento e a execução das práticas educacionais, o Departamento Nacional recomenda consultar o site Espaço Docente, que apresenta uma seleção de recursos de incentivo à adoção de tecnologias digitais para apoiar abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse site é possível acessar:
- plataforma Cachola:[2] ambiente de recursos educacionais do Senac que oferece materiais digitais para atender aos propósitos do MPS e promover o engajamento de alunos e docentes;
- plataforma Cubus:[3] oferece metodologias de ensino-aprendizagem, estratégias pedagógicas e dinâmicas projetadas para apoiar o processo educacional;
- Anuário de Tecnologias Educacionais[4]: apresenta conceitos, reflexões pedagógicas e uma seleção de ferramentas digitais alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, considerando o desenvolvimento de competências à luz de novas tecnologias;
- Mapeamento de Tecnologias Digitais[5]: busca identificar ferramentas que se alinhem à oferta educacional do Senac e compartilhar boas práticas adotadas pelos Departamentos Regionais.
Orientações metodológicas específicas para a unidade curricular:
UC 1: gerenciar negócios de beleza.
- Estudos de caso e/ou simulação: sugere-se que o docente realize atividades por meio das quais os alunos pratiquem o que desenvolveram com relação a fluxo de caixa, precificação e controle de estoque, utilizando ferramentas tecnológicas como planilhas eletrônicas e softwares de gestão para administrar finanças, cadastrar produtos e registrar vendas.
- Atividades de planejamento de marketing digital: recomenda-se que o docente desenvolva atividades por meio das quais os alunos terão de criar campanhas em redes sociais e plataformas específicas, que podem ser conduzidas para que eles pratiquem a análise de métricas de engajamento e fidelização de clientes, inserindo no processo discussões sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), registro de MEI/Simples e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
- Oficina Prática de Precificação: sugere-se que o docente oriente os alunos a trabalharem em equipes nesta atividade. Cada equipe deve definir cinco serviços para precificar, levado em conta análise de fornecedores, negociação e demanda, reproduzindo situações reais do mercado. É indicado que o resultado seja apresentado para os demais colegas, para troca de experiências.
- Roda de conversa: recomenda-se que o docente apresente casos reais envolvendo direitos e deveres de consumidores em serviços de beleza. Os alunos devem propor sugestões para resolução de conflitos com clientes, respeitando as normativas legais.
- Prática Profissional de Planejamento de Carreira: é indicado que o docente oriente os alunos a elaborarem um plano de desenvolvimento profissional, com metas de curto, médio e longo prazos. Posteriormente, os alunos devem simular uma entrevista de emprego e networking, aplicando técnicas de branding pessoal.
Recursos
Para esta competência, sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades;
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes a ocupação;
- Senac Recomenda: playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
UC 2: organizar o ambiente e os processos de trabalho.
- Organização do espaço e de documentação: sugere-se que o docente propicie atividades para que os alunos realizem o manuseio e a higienização de mobiliários e utensílios, bem como a organização de documentos, sempre respeitando princípios de ergonomia, biossegurança e sustentabilidade.
- Visitas técnicas e simulações: é indicado que o docente leve a turma para visitas a locais de atuação profissional, experimentações e simulações em ambientes de laboratório e pesquisas sobre os diferentes aspectos envolvidos na gestão do espaço, orientando sobre o cumprimento das normas de vigilância sanitária, de forma a garantir a segurança e a saúde do profissional.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
- Senac Recomenda: playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
- checklists e manuais de procedimentos: para orientar e avaliar as práticas de higienização e organização do ambiente;
- modelos tridimensionais e diagramas: que representem a disposição ideal de mobiliários e utensílios, respeitando os princípios de ergonomia;
- simuladores digitais: ferramentas que permitam simular a gestão e organização de espaços de trabalho.
UC 3: embelezar mãos e pés.
- Estudos de caso e aprendizagem baseada em problemas: é indicada a análise de situações reais ou simuladas que envolvam corte, lixamento, polimento de unhas e cuidados com a cutícula, permitindo que os alunos explorem soluções práticas para diferentes desafios.
- Simulações e visita técnica: sugere-se a criação de cenários de atendimento que exijam a aplicação de técnicas de SPA, massagem, esmaltação e decoração, incentivando a comunicação assertiva e a análise das necessidades do cliente.
Recursos
Para esta competência, sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- objetos digitais de aprendizagem (ODA) e plataformas interativas: simuladores de decoração de unhas e ferramentas de realidade aumentada que permitam a experimentação de diferentes técnicas de esmaltação e designs em ambiente virtual;
- murais colaborativos e registros fotográficos: murais físicos ou virtuais para a troca de informações sobre patologias, cuidados com a cutícula, tendências de decoração e resultados de procedimentos práticos, estimulando a reflexão e o aperfeiçoamento contínuo;
- plataformas de aprendizagem gamificada: ferramentas on-line que ofereçam desafios e pontuações para cada tarefa concluída, incentivando a participação ativa e o engajamento dos alunos nos conteúdos de biossegurança, ergonomia e análise das necessidades dos clientes.
UC 4: Projeto Integrador Manicure e Pedicure.
- Criatividade e atitude empreendedora: sugere-se o desenvolvimento de pesquisa por meio da qual os alunos mapeiem modelos de negócios de maneira física e digital, propondo novos caminhos a serem percorridos pelo profissional de manicure e pedicure.
- Visão crítica: recomenda-se a realização de um júri simulado sobre boas práticas em atendimentos de manicure e pedicure diante de situações adversas, patologias apresentadas, desafios éticos e adaptação às novas demandas do mercado.
- Colaboração e comunicação: sugere-se a atuação em equipe com outros profissionais da área como cabeleireiros, esteticistas e maquiadores, a fim de oferecer serviços integrados que atendam às necessidades globais dos clientes.
- Autonomia digital: orienta-se o uso de ferramentas digitais para divulgação de serviços, ampliando a presença on-line do profissional.
- Atitude sustentável: sugere-se a realização de palestras e aulas práticas sobre biossegurança e práticas sustentáveis, desde a escolha de produtos até a reciclagem de embalagens e redução de descarte de materiais.
[2] Recomenda-se o acesso à Cachola (https://cachola.senac.br/ ), que oferece recursos voltados à aplicação de tecnologias digitais no planejamento de situações de aprendizagem e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional.
[3] Desenvolvida em parceria com a OIT/Cinterfor – Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho, recomenda-se o acesso à Plataforma Cubus (https://cubus.oitcinterfor.org/).