Alterne entre as áreas

Gestão de Pessoas Por Competências: Soft Skills e Hard Skills

Gestão de Pessoas Por Competências: Soft Skills e Hard Skills

Turma - 2025.3.371

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

As organizações que tendem a ser mais competitivas fomentam constantemente uma política de formação, aprendizagem e, até mesmo, de avaliação de seus colaboradores. Por este motivo, a área de Recursos Humanos tem papel fundamental no processo de gestão de diferentes tipos de competências, com o intuito de auxiliar as empresas a alcançarem seus objetivos estratégicos.  Atualmente, a gestão de pessoas por competências considera que tanto as habilidades técnicas (hard skills) quanto as características interpessoais e sociais (soft skills) são condições necessárias para que o indivíduo desenvolva os comportamentos associados às competências que compõem o perfil profissional[1].

Nesse sentido, o curso de aperfeiçoamento promovido pelo Senac apresenta-se como relevante para profissionais da área, na medida em que tratará do desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas no processo de gestão de pessoas por competências, com ênfase nas hard skills e soft skills.

Este curso tem como objetivo promover o aprimoramento de profissionais quanto à gestão de pessoas por competências, com foco nas Soft Skills e Hard Skills.

É destinado a profissionais que atuam na área de Gestão de Pessoas e/ou Recursos Humanos.

[1] TRAVASSOS, V. D.C. A importância das soft skills nas competências profissionais. Disponível em: http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/31936/1/Vasco_Travassos.pdf Acesso em: 23 mar.2021.

 

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em gestão de pessoas e/ou recrutamento/seleção e formação em nível superior em Psicologia e/ou Recursos Humanos.

A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e atitudes e valores que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho.

Nesse sentido, os cursos de Aperfeiçoamento, Programas Socioprofissionais, Socioculturais e Instrumentais devem contribuir para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

Neste sentido, sugere-se a realização de atividades que envolvam simulações, dinâmicas de grupo e estudos de caso no decorrer do curso.

Estará aprovado no curso aquele que tiver frequência igual ou superior a 75% da sua carga horária total.

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:

  • Concluiu (C) – quando o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
  • Não concluiu (NC) – quando o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.

A avaliação tem como foco o acompanhamento do desenvolvimento individual do aluno durante a realização das atividades propostas e pode, sempre que necessário, proporcionar recuperação de aprendizagem.

Veja mais Cursos