Desenvolvimento de Equipes

Turma - 2025.5.24
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
O trabalho colaborativo e a construção coletiva ganham força no cenário de mercados competitivos. Além disso, a pluralidade e a diversidade de equipes de trabalhos e clientes tornam as relações mais desafiadoras e demandam profissionais aptos para interagir nessa realidade. Segundo a Revista Exame[1], superar o choque de gerações e obter melhores resultados para as empresas são os grandes desafios da atualidade. Dessa maneira, a busca pela efetividade do trabalho em equipe é estratégica para o desenvolvimento das empresas.
Este curso integra o Programa Senac Comércio, um conjunto de formações continuadas desenvolvidas com vistas a acompanhar as tendências e inovações que despontam neste segmento e contribuir para a qualificação de profissionais no atendimento das expectativas do novo consumidor, em conexão com um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação.
[1]ESSE é o jeito certo de liderar equipes com pessoas de diferentes gerações. Revista Exame. 8 jun. 2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/este-e-o-jeito-certo-de-liderar-equipes-com-pessoas-de-diferentes-geracoes/. Acesso em: 13 jun. 2018.
Este curso tem como objetivo dar subsídios ao aluno para o planejamento e a análise de ações de desenvolvimento de equipes, com o propósito de otimizar o desempenho comercial dos colaboradores e aumentar a produtividade das equipes.
É destinado a profissionais que atuam como gestor em organizações comerciais e empreendedores.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em gestão de equipes e formação em Administração, Psicologia, Recursos Humanos, Processos Gerenciais ou áreas correlatas.
Orientações Metodológicas
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (grupos de trabalho, comunicação assertiva etc.) e atitudes (flexibilidade, colaboração, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Neste sentido, sugere-se que em todas as aulas sejam trabalhadas práticas e situações vivenciais de trabalhos em equipes, que demonstrem dinâmicas de grupo e a importância do processo de comunicação.
Produto: Levantamento de ações que contemple a análise e a elaboração de plano de desenvolvimento da equipe do comércio em que os alunos estão inseridos.
Avaliação
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido – NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
- Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
- Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
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