A Arte de se Comunicar e de Vender Mais
Turma - 2026.3.21
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
Em tempos em que a comunicação define diretrizes no mundo dos negócios e na vida profissional, saber comunicar-se adequadamente é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Estudos indicam[1] uma tendência de os vendedores perderem oportunidades de negócios porque, seja pelo afã de convencer os clientes a adquirir o produto ou serviço ou pelo desconhecimento das técnicas adequadas de vendas, não dão possibilidade de eles expressarem seus anseios e necessidades. Nesse sentido, é possível perceber que a comunicação assertiva se torna uma prioridade quando falamos na profissão do vendedor.
O curso A arte de se comunicar e de vender mais integra o Programa Senac Comércio, um conjunto de formações continuadas desenvolvidas com vistas a acompanhar as tendências e inovações que despontam neste segmento e contribuir para a qualificação de profissionais no atendimento das expectativas do novo consumidor, em conexão com um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação. Nesse contexto, o vendedor figura como profissional central, responsável por grande parte das etapas do processo de comercialização de produtos, tendo atuação determinante para o sucesso da empresa. Considerando que o mercado está cada vez mais competitivo e em constante transformação, o desempenho do vendedor pode impactar amplamente a decisão de compra dos consumidores. Para um efeito positivo, é necessário capacitar os profissionais da área de vendas com foco na excelência no atendimento, fomentando a conexão entre as transformações do mundo digital, a empatia com os clientes e o atendimento de suas necessidades[2].
[1] BRAGA, A. Comunicação Eficaz no processo de Venda. In: Portal Administradores/Artigos. [S.l.], 11 maio 2016. Disponível em:
[2] ENDEAVOR Brasil. Varejo: 11 tendências para vender mais em 2018. In: Portal Endeavor Brasil. [S.l.], 11 set. 2017. Disponível em: https://endeavor.org.br/varejo-11-tendencias-para-vender-mais-em-2018/. Acesso em: 04 jun. 2018.
Este curso tem como objetivo subsidiar o vendedor em questões relativas às técnicas e processos relacionados à comunicação e à expressão corporal, bem como nos aspectos éticos que permeiam a realização de um atendimento de qualidade ao cliente.
É destinado ao vendedor e aos profissionais de vendas, marketing e gestão comercial.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Vendas, Varejo e formação em Administração, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Marketing ou tecnólogos relacionados à área de vendas e gestão.
Orientações Metodológicas
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de determinado itinerário formativo.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos, que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São elas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Nesse sentido, sugere-se ao docente nortear o processo de ensino e aprendizagem, que realize atividades como dinâmicas e situações-problema, promovendo debates, painel, fórum de discussão e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas.
Por isso, é essencial que o docente, através da observação durante a realização das atividades, acompanhe o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, intervindo, sempre que necessário, para o esclarecimento das dúvidas e auxílio às dificuldades que possam ser percebidas ao longo do curso.
A devolutiva aos alunos deverá ser pautada no indicador de objetivo proposto, sendo de fundamental importância no desenvolvimento da aprendizagem, e se torna uma das principais ações do docente durante a condução do curso.
Produto: Storytelling em comunicação para vendas.
Avaliação
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
- Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
- Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
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