Programador de Sistemas
Turma - 2026.3.4
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
Com o constante desenvolvimento dos diversos setores da economia, as tecnologias vêm se tornando cada vez mais importantes em praticamente todos os cenários, sendo assim os sistemas de informação se destacam por fornecerem as principais ferramentas para a gestão e controle das informações.
Partindo dessa afirmação, independentemente do tamanho da empresa, adotar sistemas é uma importante iniciativa para quem deseja economizar tempo, ter informações precisas e assertivas. Existem softwares eficientes para diversos segmentos, seja para auxiliar em questões financeiras, no controle de estoques ou nos processos internos de trabalho, em geral, são muitas atividades que podem ser otimizadas pelo uso de programas específicos.
Preparar jovens com o conhecimento necessário é chave para o desenvolvimento da sociedade e geração de emprego. As projeções da Brasscom[1], indicam que 420 mil novas vagas de trabalho em tecnologia precisaram ser ocupadas, além de que especialistas apontam que até 2024 teremos um déficit de 240 mil profissionais na área de tecnologia[2], demonstrando um contexto favorável à inserção do Programador de Sistemas no mercado de trabalho.
Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
[1] TI INSIDE. Falta de profissional de TI prejudica crescimento do setor, aponta Assespro-PR. https://tiinside.com.br/tiinside/18/06/2019/falta-de-profissionais-de-ti-prejudica-crescimento-do-setor-aponta-assespro-pr/. Acesso em: 30 de ago. 2019.
[2] PAINEL S.A. Mercado de TI pode ter déficit de 240 mil profissionais até 2024, indica pesquisa. In: Folha de São Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2019/08/mercado-de-ti-pode-ter-deficit-de-240-mil-profissionais-ate-2024-indica-pesquisa.shtml. Acesso em: 30 de ago. 2019.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e formação em Sistemas de Informação, Ciências da computação, Engenharia de software ou áreas afins.
Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação ao contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular
UC 1: Desenvolver sistemas de informação
Sugere-se que nesta UC o docente mobilize atividades para simulação da realidade de trabalho da etapa de especificação e planejamento da programação, promovendo metodologias como reunião de brainstorm; jogos de raciocínio lógico; entrevistas com profissionais de TI; práticas em laboratório; visita técnica a empresas locais de desenvolvimento de software; pesquisas, incentivando o comportamento investigativo; eventos do segmento, Análise de Caso de Uso, casos reais entre outras. É possível elaborar e testar algoritmos utilizando aplicativos disponíveis como Portugol Studio (Disponível em: http://lite.acad.univali.br/pt/portugol-studio/. Acesso em 22 de ago. 2019), VisualG (Disponível em: http://visualg3.com.br/baixar-o-visualg3-0/. Acesso em 22 de ago. 2019), entre outros. Atividades de raciocínio lógico também poderão ser realizadas com code.org (Disponível em: https://code.org/. Acesso em: 22 de ago. 2019), assim como o de Scratch Brasil (Disponível em:http://www.scratchbrasil.net.br. Acesso em 22 de ago. 2019). Outra possibilidade para apoio a gestão de projetos é o Programaê! (Disponível em:http://programae.org.br/horadocodigo. Acesso em 22 de ago. 2019).
Importante: Destacamos como fundamental variar grupos em aula, estimulando o trabalho colaborativo com estilos e ritmos diferentes, trazendo as demandas do mundo do trabalho.
UC 2: Implementar banco de dados
Recomenda-se mobilizar metodologias ativas conforme já indicado na UC1, com ênfase nas atividades voltadas ao Banco de Dados, como entrevista com Administradores de Banco de Dados; Visita técnica a empresas locais; Análise de Casos de Uso, entre outras. Na mesma perspectiva de trazer as situações reais em aula, propõe-se realizar a construção das tabelas em um SGBD, definindo seus atributos, tipo de dados e chaves primárias e estrangeiras, assim como criar conexão com banco de dados e construir um CRUD.
Importante: Destacamos como fundamental variar grupos em aula, estimulando o trabalho colaborativo com estilos e ritmos diferentes, trazendo as demandas do mundo do trabalho.
UC 3: Realizar testes e manutenção do sistema de informação
Esta etapa demanda pesquisa e muita prática, onde sugere-se utilizar diferentes softwares, conforme a linguagem adotada, para a realização de testes, desde identificar e corrigir erros na aplicação, efetuar controle de versão da aplicação e até mesmo analisar/documentar processos de desenvolvimento/manutenção da aplicação.
Importante: Destacamos como fundamental variar grupos em aula, estimulando o trabalho colaborativo com estilos e ritmos diferentes, trazendo as demandas do mundo do trabalho.
UC4:Projeto Integrador Programador de Sistemas
Para o desenvolvimento do Tema Gerador, indica-se em todas as etapas, pesquisa, entrevista, documentação e desenvolvimento, em equipes, de um sistema de informação voltado a necessidade real de uma empresa, ou de uma situação problema.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:
- Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
- Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
- Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.
1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
1.1. Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
1.2. Menção por Unidade Curricular:
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
- Desenvolvida - D
- Não desenvolvida – ND
1.3. Menção para aprovação no curso:
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
- Aprovado - AP
- Reprovado - RP
2. Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Veja mais Cursos
A Arte de se Comunicar e de Vender Mais
COD: 2326
Aplicações Web com Python
COD: 35077
Desenhista de Moda
COD: 40792
Técnico em Análises Clínicas
COD: 31785
Auxiliar em Saúde Bucal
COD: 2493
Instrumentação Cirurgica
COD: 39958
Técnico em Enfermagem
COD: 31961
Programador de Sistemas
COD: 36772
Administrador de Banco de Dados
COD: 39684
Repositor de Mercadorias
COD: 2456
Operador de Caixa
COD: 53087
Bioquímica Laboratorial
COD: 68322
Atualização em Anatomia Radiológica
COD: 39568
Técnico em Meio Ambiente
COD: 1702
Costureiro
COD: 2457
Técnico em Informática para Internet
COD: 44919
Unhas de Gel
COD: 40702
Atendente de Farmácia
COD: 110268
Modelista
COD: 1921
Recepcionista
COD: 1559
Operador de Computador
COD: 1518
Espanhol Básico Aplicado aos Serviços Turísticos
COD: 50603
Assistente de Marketing e Vendas
COD: 118998
Assistente de Recursos Humanos
COD: 118926
Assistente Administrativo
COD: 118352
Técnico em Gastronomia
COD: 43937
Depilador
COD: 129165
Técnico em Estética
COD: 129987
Técnico em Informática
COD: 125329
Técnico em Administração
COD: 118379
Técnico em Nutrição e Dietética
COD: 110461
Técnico em Recursos Humanos
COD: 118394
Barbeiro
COD: 131504
Cabeleireiro
COD: 129027
Porteiro e Vigia
COD: 31026