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Elaboração de cardápios: planejamento e precificação

Elaboração de cardápios: planejamento e precificação

Turma - 2025.11.70

PRESENCIAL

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A definição do cardápio, bem como a mudança de pratos, deve ser feita através da integração das áreas relacionadas ao atendimento de clientes, mesmo indiretamente, de forma a cumprir os interesses da empresa, conciliando os aspectos operacionais, financeiros e a lucratividade[1].

É importante ter consciência de que o planejamento de um cardápio é a base do restaurante, sendo um instrumento de ordenação para que se desenvolva um trabalho eficiente e produtivo. A elaboração do cardápio deve ser pensada com uma lista variada de pratos a partir de receitas equilibradas tanto gastronomicamente quanto financeiramente. O estudo da elaboração de cardápios deve gerar compras e gestão sustentável para um restaurante e, para tanto, o estudo e planejamento financeiro é primordial, justificando, assim, a oferta deste curso.

 

[1] ZANELLA, Luiz Carlos; CÂNDIDO, Índio. Restaurante: técnicas e processos de administração e operação. Caxias do Sul: Educs, 2002.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em planejamento e elaboração de cardápios e formação em Administração, Nutrição, Gastronomia, Hotelaria ou áreas afins.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). 

Indica-se que o curso tenha como foco atividades com a elaboração de cardápios para todos os públicos (regionais, temáticos, restritivos, entre outros), efetuando cálculos e aplicando custos. Recomenda-se, ainda, solicitar aos alunos que pesquisem variados tipos de cardápios para a aula e realizem uma avaliação geral de produtos ofertados, aparência do cardápio, valores de venda, analisando se estão em conformidade com o estabelecimento.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

7.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

7.1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

7.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

 

7.2. Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.