Cardápio Diet e Light

Turma - 2025.11.75
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
A crescente demanda por uma alimentação mais saudável e adaptada a condições específicas de saúde, como diabetes, hipertensão e controle de peso, tem impulsionado o mercado de alimentação diet e light. Esse cenário exige profissionais preparados para elaborar cardápios que atendam a essas necessidades com qualidade nutricional, criatividade e segurança alimentar.
Neste contexto, o curso de Aperfeiçoamento em Cardápios Diet e Light visa contribuir com a qualificação de profissionais da área de Gastronomia, Nutrição e Serviços de alimentação, capacitando-os para planejar e desenvolver cardápios que respeitem os princípios nutricionais e as restrições alimentares de diferentes públicos, sem abrir mão da atratividade e do sabor.
Alinhado ao Modelo Pedagógico do Senac, este curso propõe uma aprendizagem significativa, voltada para a ampliação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à criação, adaptação e avaliação de cardápios diet e light. As atividades serão organizadas a partir de situações de aprendizagem inspiradas em contextos reais de trabalho, utilizando metodologias ativas como oficinas práticas, estudo de casos e desafios profissionais.
As atividades propostas valorizam as marcas formativas do Senac, como o domínio técnico-científico, a atitude sustentável e a criatividade, e favorecem a construção de saberes que respondem às exigências do mercado contemporâneo, promovendo a formação de profissionais preparados para atuar com responsabilidade, ética e inovação no segmento de alimentação.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer um docente com Graduação em Gastronomia.
Orientações Metodológicas
Aulas demonstrativa, prática e interativa acerca do tema, a ser desenvolvida presencialmente em ambiente pedagógico adequado ao público.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
Avaliação
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
- Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
- Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
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