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Trilhas Formativas – Modelo Pedagógico Senac

Trilhas Formativas – Modelo Pedagógico Senac

Este curso tem como fundamento desenvolver a seguinte competência: Realizar o planejamento das aulas no MPS, para isso objetiva-se: 

  • Alinhar a compreensão do Modelo Pedagógico Senac (MPS) entre os(as) instrutores(as) participantes.  

Enquanto objetivos específicos:  

  • Dirimir dúvidas a respeito das etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação de competências no contexto do MPS.  

  • Auxiliar na identificação de boas práticas pedagógicas com vistas à incorporação na prática docente.  

  • Auxiliar na construção de situações de aprendizagem alinhadas ao MPS.  

É destinado aos(as) profissionais instrutores(as) que desejam ampliar seus conhecimentos no planejamento e na mediação do processo de ensino e aprendizagem baseados no Modelo Pedagógico do Senac.  

As orientações metodológicas deste curso, em contrisonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo. 

O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude sustentável, comunicação e colaboração, criatividade e atitude empreendedora e autonomia digital atuando com foco em resultados. 

Para o desenvolvimento da competência, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando os cursistas diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação docente. Assim, considerando as necessidades formativas de nossa realidade, a modularização baseia-se nas seguintes temáticas:  

Módulo 1: O Modelo Pedagógico Senac e o PTD – 4 horas;  

Módulo 2: Metodologias ativas e Avaliação da Aprendizagem – 8 horas; 

Módulo 3: Situações de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais – 8 horas;  

Módulo 4: Situações de Aprendizagem e o Ciclo de Ação-Reflexão-Ação – 4 horas;  

Módulo 5: O Plano de Trabalho Docente – 4 horas;  

Módulo 6: Projetos Integradores e Marcas Formativas – 4 horas;  

Módulo 7: PTD e Situações de Aprendizagem – 4 horas. 

Os 7 (sete) módulos da trilha amparam-se na tríade (currículo, metodologia e ambiente) a partir do princípio de que toda ação docente voltada para o processo de ensino e aprendizagem demanda intencionalidade e exige domínio técnico e de planejamento para que a utilização dos espaços e recursos disponíveis alcance os objetivos esperados.  Às 36 horas de oficinas possibilitarão o desenvolvimento da competência “Realizar o planejamento das aulas no MPS”, agregando o uso de diversos recursos disponíveis nos ambientes pedagógicos (lousas digitais, óculos de realidade aumentada, impressoras 3D, softwares associados, simuladores, dentre outros) que possam enriquecer a ação educativa.   

Como conclusão das Oficinas da Trilha do MPS ocorrerá a entrega de PTD para observar o planejamento efetivo de atividades. Nesse PTD os docentes demonstrarão o uso dos recursos para fins didáticos, visando sua aplicação nas aulas de maneira contextualizada junto aos alunos nos diferentes cursos. Em função da diversidade de segmentos e o volume de produção, essa ação contará com cooperação da equipe pedagógica e dos Responsáveis Técnicos do Regional.  

De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como objetivos: 

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. 

  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando-se se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. 

  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. 

Forma de expressão dos resultados da avaliação: 

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo deensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). 

  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. 

  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 

Menção por indicador de competência: 

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: 

Durante o processo 

  • Atendido – A 

  • Parcialmente atendido – PA 

  • Não atendido – NA 

Ao final da Unidade Curricular 

  • Atendido – A 

  • Não atendido – NA 

Menção por Unidade Curricular: 

Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: 

  • Desenvolvida –D 

  • Não desenvolvida – ND 

Menção para aprovação no curso: 

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (competências).  

Além da menção D (desenvolvida), ele deve ter frequência mínima de 75%, conforme a legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. 

  • Aprovado – AP 

  • Reprovado – RP 

Recuperação: 

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância. 

Instalações, Equipamentos e Recursos Didáticos 

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