As orientações metodológicas deste curso, em contrisonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo.
O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude sustentável, comunicação e colaboração, criatividade e atitude empreendedora e autonomia digital atuando com foco em resultados.
Para o desenvolvimento da competência, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando os cursistas diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação docente. Assim, considerando as necessidades formativas de nossa realidade, a modularização baseia-se nas seguintes temáticas:
Módulo 1: O Modelo Pedagógico Senac e o PTD – 4 horas;
Módulo 2: Metodologias ativas e Avaliação da Aprendizagem – 8 horas;
Módulo 3: Situações de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais – 8 horas;
Módulo 4: Situações de Aprendizagem e o Ciclo de Ação-Reflexão-Ação – 4 horas;
Módulo 5: O Plano de Trabalho Docente – 4 horas;
Módulo 6: Projetos Integradores e Marcas Formativas – 4 horas;
Módulo 7: PTD e Situações de Aprendizagem – 4 horas.
Os 7 (sete) módulos da trilha amparam-se na tríade (currículo, metodologia e ambiente) a partir do princípio de que toda ação docente voltada para o processo de ensino e aprendizagem demanda intencionalidade e exige domínio técnico e de planejamento para que a utilização dos espaços e recursos disponíveis alcance os objetivos esperados. Às 36 horas de oficinas possibilitarão o desenvolvimento da competência “Realizar o planejamento das aulas no MPS”, agregando o uso de diversos recursos disponíveis nos ambientes pedagógicos (lousas digitais, óculos de realidade aumentada, impressoras 3D, softwares associados, simuladores, dentre outros) que possam enriquecer a ação educativa.
Como conclusão das Oficinas da Trilha do MPS ocorrerá a entrega de PTD para observar o planejamento efetivo de atividades. Nesse PTD os docentes demonstrarão o uso dos recursos para fins didáticos, visando sua aplicação nas aulas de maneira contextualizada junto aos alunos nos diferentes cursos. Em função da diversidade de segmentos e o volume de produção, essa ação contará com cooperação da equipe pedagógica e dos Responsáveis Técnicos do Regional.