As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
Recomenda-se aos docentes a realização de atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos, conjuntamente ao desenvolvimento da marca formativa Atitude Empreendedora e, preferencialmente, tendo início nas primeiras unidades curriculares do curso, sendo revisitada durante toda sua formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e da identificação das características empreendedoras, os alunos podem encontrar elementos para iniciar ou dar continuidade ao seu percurso profissional, tendo em vista aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira considerando os seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
Destaca-se também a importância de implementar nos cursos as práticas de acessibilidade e educação, contemplando aspectos atitudinais, metodológicos e comunicacionais que favoreçam a inclusão de todos, respeitando a singularidade dos estudantes.
Orientações metodológicas específicas para:
UC 1: Elaborar programações recreativas.
O docente poderá estimular o aluno a explorar outras possibilidades de atuação no setor de lazer, apontando os caminhos que poderão seguir, como trabalhos em cruzeiros, clubes e resorts, colônias de férias, entre outros.
Trabalhar com a criação de equipes, incentivando a invenção de títulos para os grupos (nome fantasia) com slogan e grito de guerra.
UC 2: Realizar atividades recreativas.
Criar fonoclamas animados como meio de divulgação de atividades recreativas.
Estabelecer parcerias com clubes e outros estabelecimentos, como por ex. Sesc. Consultar a coordenação quanto aos trâmites necessários para oficialização da parceria para utilização de piscinas, quadras e demais áreas de lazer para realização de aulas práticas.
Realizar práticas simuladas de primeiros socorros. Como sugestão, convidar um integrante do corpo de bombeiros para ministrar palestras e realizar demonstrações de primeiros socorros.
Desenvolver, por meio de oficinas, a prática de condução, tratamento, metodologia e integração de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida para possibilitar o acesso e o atendimento adequado a este público nas atividades recreativas.
UC 3: Projeto Integrador Recreador
Realizar visitas às comunidades, escolas, meios de hospedagem, entre outros locais para identificar situações-problemas e possíveis demandas de ações recreativas para definir o projeto integrador.
Proporcionar desafios e situações-problema aos alunos para desenvolverem programações recreativas inovadoras que possibilitem alternativas e soluções viáveis ao mercado de trabalho do Recreador.
Estabelecer parcerias para viabilizar o projeto, se necessário.
Desenvolver o projeto integrador respeitando as etapas de problematização, desenvolvimento e síntese.
Na etapa de problematização realizar as discussões com os alunos por meio de estudos de caso, situações-problemas pertencentes à profissão de Recreador, visitas aos ambientes de situações reais de trabalho para estimular a autonomia, a criatividade e proatividade nos alunos, ajudando-os nas atividades de pesquisa e sistematização do tema do projeto integrador.
Na etapa de desenvolvimento o docente deverá organizar junto com os alunos o planejamento das atividades de forma a articular as competências do curso, desenvolver ações de programações recreativas, definir as equipes de trabalho, divisão de tarefas, parcerias e cronograma de execução das ações, sempre viabilizando o protagonismo do aluno.
Na etapa de síntese deverá organizar, realizar e apresentar os resultados do projeto e avalia-los para proporcionar novas aprendizagens a partir da ação desenvolvida.