As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1:
Para esta Unidade Curricular indica-se um trabalho propositivo de planejamento de um evento desde o início da unidade curricular, especialmente quando o docente trabalhar com o indicador 1, no qual envolve o tipo e o formato de diferentes eventos. Para tanto, o docente poderá propor situações de aprendizagem sobre o conceito, a classificação e a tipologia de eventos, bem como as etapas que compõe o respectivo planejamento e organização. Durante a realização desta Unidade Curricular, o docente também poderá propor, em seu plano de trabalho docente, a realização de visitas técnicas a fornecedores, clientes, espaços destinados a realização de eventos, no mínimo uma vez, pois poderá complementar as situações de aprendizagem e consequentemente, o desenvolvimento da competência pelos alunos.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2:
Para esta Unidade Curricular o docente deverá promover situações de aprendizagem que privilegiem a elaboração, real ou simulada, de um plano de comunicação e uma proposta comercial que contemple ações para a captação de recursos e financiamento, bem como proponha estratégias que visem a comercialização de um evento, definido na Unidade Curricular anterior ou no Projeto Integrador.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 3:
Nessa Unidade Curricular o docente deverá propor situações de aprendizagem que contemplem, de forma real ou simulada, os procedimentos para seleção de fornecedores e equipes para trabalhar num determinado tipo de evento. Pode-se, também, verificar a possibilidade de realizar visitas técnicas em empresas do ramo para levantar dados sobre as regulamentações e a forma como avaliam, controlam e previnem os diferentes tipos de riscos existentes na realização de um evento.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 4:
No desenvolvimento da Unidade Curricular 4, o docente deverá planejar situações de aprendizagem que considerem a elaboração, real ou simulada, de um roteiro de operações, a partir do que foi planejado na Unidade Curricular 1. É necessário que esse roteiro apresente itens condizentes com o evento a ser realizado. Recomenda-se, também, verificar a possibilidade dos alunos acompanharem de fato, como um profissional Técnico em Eventos coordena a execução de um evento.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 5:
Para essa Unidade Curricular, o docente deverá promover situações de aprendizagem nas quais os alunos verifiquem como se dá a participação do setor de alimentos e bebidas em diferentes tipologias e classificação de eventos. Para tanto, sugere-se a realização de visitas técnicas em adegas, restaurantes, buffets, entre outros.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 6:
Nessa Unidade Curricular, o docente poderá propor situações de aprendizagem reais ou simuladas em que os alunos elaborem um roteiro de cerimônia oficial ou não-oficial, com a utilização de diferentes ferramentas e instrumentos, como também organizem uma mesa diretiva, considerando a utilização dos símbolos nacionais.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 7:
Para esta Unidade Curricular o docente poderá propor situações de aprendizagem que abordem a elaboração de um plano de trabalho para a recepção de diferentes tipos e classificação de eventos. Para que haja uma variação de planos, os alunos poderão ser organizados em equipes.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 8:
No desenvolvimento da Unidade Curricular 8, o docente poderá desenvolver situações de aprendizagem nas quais os alunos elaborem um roteiro de pesquisa de satisfação que atenda um determinado tipo e classificação de eventos. Caso, os alunos sejam distribuídos em equipes, os eventos podem ser diversificados. Também é possível realizar visitas técnicas em empresas específicas do segmento de eventos para analisar como realizam as ações de pós-evento.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular de natureza Diferenciada 9: Projeto Integrador.
No que concerne às orientações metodológicas para a unidade curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação Técnico em Eventos, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
É fundamental que o docente responsável pelo projeto integrador estabeleça um elo com os demais docentes do curso, incentivando a participação ativa e reforçando as contribuições de cada unidade curricular para a realização do referido projeto. As situações de aprendizagem planejadas para as Unidades Curriculares 1 a 8, como a realização de vistas técnicas, pesquisas sobre tendências de mercado, pesquisas mercadológicas, bem como a própria realização de um evento podem ser consideradas no desenvolvimento do projeto integrador.
Durante o desenvolvimento do projeto, os docentes devem acompanhar as entregas parciais, quando houver, conforme previsto no cronograma, auxiliando os alunos na realização e consolidação das atividades de aprendizagem. Para a realização do projeto integrador do curso Técnico em Eventos, é possível verificar a oferta de outros cursos que possam trabalhar em parceria com esse, tais como: Cozinheiro, Garçom, Sommelier, Auxiliar de Cozinha, Fotógrafo, Assistente de Produção Cultural, Assistente e Produção de Moda, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Eventos, Cabeleireiro, Maquiador, Manicure e Pedicure, Recepcionista de Eventos, Editor de Projeto Visual Gráfico, Paisagismo, Jardinagem, Técnico em Publicidade, entre outros.
No momento de síntese, ou seja, da realização de um evento, seja real ou simulado, deve-se proceder com a sistematização de todos os dados pesquisados e atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto para subsidiar a apresentação das respostas aos desafios gerados. Aspectos como criatividade e inovação devem estar presentes tanto nos produtos/resultados propriamente ditos, quanto na forma de apresentação destes resultados.
Por fim, considerando que o Projeto Integrador deve ser um espaço privilegiado para impressão das marcas formativas do Senac, recomenda-se que, durante a sua execução, os docentes propiciem desafios que exijam dos alunos a demonstração de domínio técnico-científico relacionado ao exercício profissional. Esta é a marca mais diretamente ligada às suas atividades práticas. Além disso, devem estimular a autonomia, a criatividade e proatividade nos alunos, auxiliando-os nas atividades de pesquisa e sistematização. Para estimular a atitude colaborativa devem priorizar o trabalho em equipe e a comunicação construtiva e assertiva. Devem ainda fomentar a atitude cidadã e responsável, por meio da reflexão sobre o contexto de trabalho, a importância do profissional Técnico em Eventos, além de levá-los de refletir sobre a atuação profissional em sua própria vida.