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Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis

Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis

Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos: • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo; • Estimular, por meio de situações de aprendizagem, o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos; • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas; • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem; • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento da marca formativa Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. Obs.: Caso o Departamento Regional possibilite, excepcionalmente, a flexibilidade de ingresso de aprendizes no curso em andamento, atendendo ao que consta no Manual da Aprendizagem, do Ministério do Trabalho e Emprego, esta deve ocorrer, obrigatoriamente, na primeira Unidade Curricular de cada ocupação, ou seja, UC 1, UC 4 e UC8. Orientações metodológicas gerais para todas as Unidades Curriculares: Recomenda-se ao docente no desenvolvimento das Unidades Curriculares a realização de atividades como dramatizações, situações problema e pesquisas, após as quais possa realizar debates e júri simulado. Este exercício possibilita ao docente avaliar as Marcas Formativas, como por exemplo, o domínio técnico e científico e a visão crítica que ficam evidentes na fundamentação de uma análise de estudo de caso, na resolução de uma situação problema ou na defesa de um ponto de vista, bem como também subsidiam a avaliação do desenvolvimento das competências, por meio de seus indicadores. Da mesma forma, trabalhos em grupo, como projetos, que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável, empreendedora e saudável, bem como o protagonismo juvenil, social e econômico. Entrevistas com profissionais da área bem roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, realizadas por estes últimos em ambientes das organizações proporcionam momentos de síntese e aplicação, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1: Manusear produtos e equipamentos de trabalho. Os conteúdos indicados no inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos do inciso III, do Art. 10, da Portaria nº 723/12 a) Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital. Elementos da competência para contextualização • Comunicação nas atividades de Frentista: oral e escrita. • Comunicar-se de maneira assertiva. Conteúdos do inciso III, do Art. 10, da Portaria nº 723/12 b) Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe. Elementos da competência para contextualização • Limpeza e organização do ambiente de trabalho. • Organizar produtos, equipamentos e local de trabalho. • Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na Organização. • Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe. • Zelo pela limpeza do ambiente de trabalho. Conteúdos do inciso III, do Art. 10, da Portaria nº 723/12 c) Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Elementos da competência para contextualização • Direitos e deveres do Frentista: leis trabalhistas, tipos de vínculos, convenções sindicais. • Normas de Saúde e Segurança do Trabalho do Frentista. • Ficha de Informações de Segurança dos Produtos Químicos (FISPQ). • Ergonomia no espaço de trabalho do Frentista. • Normas regulamentadoras utilizadas nos postos de combustíveis. • Operar equipamentos de segurança. • Sigilo no tratamento de dados e informações. • Responsabilidade no manuseio de máquinas e equipamentos. • Zelo pela segurança nos processos de trabalho. • Respeito às normas de segurança durante as atividades de trabalho. Conteúdos do inciso III, do Art. 10, da Portaria nº 723/12 d) Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política. Elementos da competência para contextualização • Respeito à diversidade no atendimento a clientes internos e externos. • Cordialidade e empatia no trato com as pessoas. Conteúdos do inciso III, do Art. 10, da Portaria nº 723/12 e) Educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho. Elementos da competência para contextualização • Estrutura organizacional dos postos de combustíveis. • Descrição e função do cargo de Frentista. • Procedimentos para vestuário e uso de acessório na ocupação de Frentista, conforme legislação vigente. • Zelo na apresentação pessoal e postura profissional. Conteúdos do inciso III, do Art. 10, da Portaria nº 723/12 f) Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania. Elementos da competência para contextualização • Procedimentos de proteção ao meio ambiente. Ao promover situações de aprendizagem para o desenvolvimento da UC 1, o docente deve favorecer a pesquisa em fontes diversas e oportunidades de visitas técnicas e interação, discussão e reflexão sobre questões e problemas do processo de aprendizagem e da ocupação, proporcionando aos alunos condições de avaliação, juntamente com os docentes, coordenadores e supervisão pedagógi 

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado – RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância. 

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