As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, ficando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem patamares crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento da Marca Formativa Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos:
i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional;
ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazos, e;
iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Nesse sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais Unidades Curriculares.
A Prática Profissional Supervisionada não é obrigatória no curso Frentista oferecido pelo Senac. Contudo, estimula-se a sua realização diante da grande importância desse tipo de atividade na formação dos alunos, buscando viabilizar parcerias com postos de combustíveis que possibilitem o exercício do fazer profissional.
Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular
UC 1: Manusear produtos e equipamentos de trabalho
Ao promover situações de aprendizagem para o desenvolvimento da UC 1, o docente deve favorecer a pesquisa em fontes diversas e oportunidades de visitas técnicas e interação, discussão e reflexão sobre questões e problemas do processo de aprendizagem e da ocupação, proporcionando aos alunos condições de avaliação, juntamente com os docentes, coordenadores e supervisão pedagógica. É importante privilegiar na execução das atividades de aprendizagem a contextualização, a demonstração, a simulação e a vivência real em postos de combustíveis, abastecimento e verificação das condições ideais para o funcionamento dos veículos, de acordo com as questões de segurança e consciência socioambiental. Nessa UC, deverão ser trabalhadas as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Porém, outras poderão ser utilizadas e articuladas, conforme a necessidade do curso. A Unidade de Ensino poderá firmar parcerias para proporcionar aos alunos o manuseio e a utilização dos equipamentos de proteção individual.
UC 2: Executar procedimentos de atendimento ao cliente no abastecimento de veículos, venda de produtos e serviços
Considerando que o Frentista realiza atendimentos diretos a um público diversificado, é importante o planejamento de estratégias promotoras do trabalho em equipe, do estabelecimento de relações interpessoais construtivas e comunicativas, da comunicação assertiva e segurança na postura e no posicionamento profissional. Sugere-se que o docente crie momentos de discussão em grupo e vivências da relação intra e interpessoal, promovendo estudos, debates, visitas técnicas, entrevistas com profissionais para os alunos se aproximarem da área e conhecerem o mercado, seus desafios e possibilidades, vivências sobre as questões éticas e ambientais do seu local de trabalho e da sociedade como um todo. São propostas que não deixam de considerar a experiência e/ou conhecimentos prévios dos alunos como estratégia para a atribuição de significados. Também devem ser promovidas atividades de simulação de vendas em postos de combustíveis e de atitudes básicas de combate a incêndios.
UC 3: Projeto Integrador Frentista
A proposta 1 do PI prioriza o atendimento eficiente e eficaz aos clientes, considerando sua diversidade e localização, de acordo com as características regionais e geográficas dos postos de gasolina, tais como os postos de abastecimento de embarcações sobre rios. Para a realização do projeto, recomenda-se pesquisas in loco, vivências em ambiente real ou o uso de estratégias como resolução de situações-problema e estudos de caso, por meio de recursos como vídeos, reportagens e casos fictícios baseados na realidade, bem como práticas, visitas técnicas e entrevistas realizadas durante o desenvolvimento das Unidades.
Quanto à proposta 2, a tônica é incentivar a pesquisa, o conhecimento e a aplicação das Normas de Segurança, fundamentais para esse segundo tema gerador. A execução das atividades de aprendizagem que possibilitem situações de vivência semelhante ao ambiente real de atuação da ocupação dará aos alunos a dimensão dos riscos à saúde e à segurança do trabalhador na execução de suas atribuições como Frentista.
A sistematização das informações, referências pesquisadas e atividades desenvolvidas nas duas propostas devem subsidiar produtos/soluções criativas e inovadoras para os problemas analisados.