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Técnico em Informática

Técnico em Informática

Turma - 2025.3.249

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Turma - 2025.2.209

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Assegurando o funcionamento eficiente de computadores, redes e sistemas de computação, os profissionais de TI desempenham um papel muito importante na sociedade moderna. Fundamentais para a manutenção de computadores e instalação de sistemas, os especialistas nessa área atuam não só no planejamento e configuração de redes, mas também contribuem para a conectividade, disponibilidade e integridade dos dados. Em adição a isso, o Técnico em Informática pode também desenvolver sistemas e implementar aplicativos que aperfeiçoam processos e a criação de soluções tecnológicas modernas para o comércio de bens e serviços. Em consonância com o relatório da IDC FutureScape: Latin America IT Industry Predictions 2024[1], o mercado de Tecnologia da Informação (TI) na América Latina está em ascensão, com um crescimento previsto de 11% até 2024. No contexto brasileiro, é estimado um crescimento anual em 12% neste setor, extrapolando as perspectivas em países vizinhos, como a Colômbia, com 10%, e os Estados Unidos, com 9%.

Na atualidade, os egressos do curso Técnico em Informática lidam com obstáculos complexos em razão do ritmo cada vez mais acelerado das mudanças tecnológicas. A contínua evolução de TI, obsolescência de hardware, equipamentos de conectividade e desenvolvimento de software demandam que esses profissionais se mantenham atualizados acerca das últimas tendências e tecnologias. Além disso, a crescente ameaça de ataques cibernéticos e violações de segurança da informação inevitavelmente impõe a urgência de desenvolvimento de habilidades técnicas cada vez mais especializadas. A pressão por soluções velozes e eficientes, em conjunto com a demanda por desenvolvimento profissional continuado e certificações, torna essencial para esses profissionais o aperfeiçoamento contínuo de suas habilidades. Em um ambiente desafiador, a oferta da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática se justifica integralmente, haja vista que o curso tem como proposta desenvolver competências versáteis que viabilizam a entrada e a atuação qualificada em um mercado que se vê em constante transformação.

 A pertinência social da ocupação de técnico em Informática é inquestionável, uma vez que esses profissionais têm um papel essencial no desenvolvimento tecnológico e da transformação digital da sociedade. Sua atuação fornece as bases para a modernização de processos, a inovação em soluções tecnológicas e a consolidação da economia digital. Por fim, ao garantir a proteção e defesa dos sistemas de informação, esses profissionais asseguram a integridade de dados pessoais e corporativos, propiciando segurança, confiança e credibilidade no ambiente digital. Dessa forma, investir na formação e qualificação de técnicos em Informática é indispensável, não só para fomentar o avanço tecnológico, mas para assegurar um futuro digital seguro, promissor e produtivo para a sociedade como um todo.

 

[1] International Data Corporation (IDC). Reimagining an AI Everywhere Digital Future. Disponível em https://www.idc.com/eu/research/key-trends/futurescape >. Acesso em 29 de abril de 2024.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em manutenção de computadores e suporte em informática, ou operação de redes de computadores ou desenvolvimento de software, bem como formação superior na área de Tecnologia da Informação ou afins.

Quando houver oferta a distância, o Departamento Regional sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, 

conceituadas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e permite desenvolvimento contínuo” (SENAC, 2022)[3]. 

Para tanto, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada e promove a mobilização e articulação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Esse percurso é também orientado pelas Marcas Formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados. 

Dado que o uso de inteligência artificial se torna cada vez mais relevante para a atuação profissional no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Marca Formativa "Autonomia digital" desempenha um papel essencial na formação de profissionais capazes de integrar criticamente tecnologias emergentes em seus processos de trabalho, contribuindo para a inovação e a eficiência no ambiente profissional. 

Nessa perspectiva, é apresentado, a seguir, um conjunto de atividades, estratégias pedagógicas e recursos didáticos que serve como referência para a elaboração do plano de trabalho docente do Senac. Essas estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e complementadas, levando em consideração as especificidades da turma, as demandas do contexto educacional e os objetivos estabelecidos no plano de curso. 

Para apoiar o planejamento e a execução das práticas educacionais, o Departamento Nacional recomenda consultar o site Espaço Docente,  que apresenta uma seleção de recursos de incentivo à adoção de tecnologias digitais para apoiar abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse site é possível acessar: 

- plataforma Cachola:[4]  ambiente de recursos educacionais do Senac que oferece materiais digitais para atender aos propósitos do MPS e promover o engajamento de alunos e docentes; 

- plataforma Cubus:[5] oferece metodologias de ensino-aprendizagem, estratégias pedagógicas e dinâmicas projetadas para apoiar o processo educacional;

- Anuário de Tecnologias Educacionais[6]: apresenta conceitos, reflexões pedagógicas e uma seleção de ferramentas digitais alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, considerando o desenvolvimento de competências à luz de novas tecnologias; 

- Mapeamento de Tecnologias Digitais[7]: busca identificar ferramentas que se alinhem à oferta educacional do Senac e compartilhar boas práticas adotadas pelos Departamentos Regionais. 

[3] SENAC. DN. Competência. Rio de Janeiro, 2022. (Coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac). Disponível em: http://www.extranet.senac.br/modelopedagogicosenac/. Acesso em: jun. 2023.

[4] Recomenda-se o acesso à Cachola (https://cachola.senac.br/ ), que oferece recursos voltados à aplicação de tecnologias digitais no planejamento de situações de aprendizagem e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional.

[5] Desenvolvida em parceria com a OIT/Cinterfor – Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho, recomenda-se o acesso à Plataforma Cubus (https://cubus.oitcinterfor.org/). 

[6] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/guias/ ), que disponibiliza o Anuário de Tecnologias Educacionais

[7] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/mapeamentos/ ), que disponibiliza o Mapeamento de Tecnologias Digitais.

Forma de expressão dos resultados da avaliação

Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, garantindo um acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno. Para isso, foram definidos os tipos de menção a serem utilizados tanto nos registros parciais, realizados ao longo do processo, como nos registros finais, ao término da unidade curricular ou do curso.

As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac refletem o compromisso com o desenvolvimento das competências e visam minimizar a subjetividade na avaliação, proporcionando mais clareza e objetividade na mensuração do aprendizado.

Dessa forma, foram estabelecidas menções específicas para cada etapa do processo avaliativo, assegurando coerência na progressão da aprendizagem e contribuindo para um acompanhamento mais preciso do desempenho dos alunos.

 

Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

durante o processo:

  • atendido – A;
  • parcialmente atendido – PA;
  • não atendido – NA;

ao término da unidade curricular:

  • atendido – A;
  • não atendido – NA.

Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa alcançar D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:
•    aprovado – AP;
•    reprovado – RP.

Recuperação

A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
 

 

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