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Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Turma - 2025.2.210

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Com a democratização do acesso às Tecnologias da Informação, o índice de domicílios que utilizavam o computador para acesso à internet em 2018, era de 46,5 milhões, o que representa 39% do total de domicílios em todo país, segundo dados do CETIC. Já o IBGE  sinaliza que de 2016 para 2017, o percentual de utilização da Internet nos domicílios, independente do dispositivo utilizado, subiu de 69,3% para 74,9%, ou seja, três em cada quatro domicílios brasileiros possui acesso à internet. Foi um salto de 5,6 pontos percentuais, em um ano. Na área urbana, esse percentual de utilização cresceu de 75,0% para 80,1% e na área rural, de 33,6% para 41,0%, estes índices foram atingidos graças ao uso de dispositivos móveis.

Neste sentido, a Brasscom através do seu relatório setorial informa que em 2018 o setor de tecnologia da informação foi responsável por 7% do PIB brasileiro e por 1,52 milhões de postos de trabalho. A pesquisa também apresenta uma projeção de demanda de mais de 55 mil profissionais de nível técnico até 2024, ano em que, a meta de dobrar o setor de tecnologia da informação deverá ser atingida no Brasil.

Tendo em vista essa realidade surge a necessidade de profissionais habilitados a resolverem situações relativas ao diagnóstico, suporte e reparos em hardware (periférico) e software (sistema operacional e aplicativos), identificando problemas em placas eletrônicas e realizando a instalação de redes de computadores, justificando assim, a oferta do curso ora proposto.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em manutenção de computadores e suporte em informática, ou operação de redes de computadores ou administração de redes de computadores, bem como formação superior na área de tecnologia da informação ou afins.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação ao contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.   

 

Orientações metodológicas por Unidade Curricular:
UC1: Planejar e executar a montagem de computadores
Sugere-se o desenvolvimento de atividades práticas, baseadas em estudos de caso, para o planejamento e execução da montagem e desmontagem de microcomputadores, observando-se as normas de segurança elétrica, bem como a compatibilidade ente os módulos semelhantes dos diversos fabricantes. O desenvolvimento dessas técnicas possibilitará aos participantes o desenvolvimento das práticas realizadas.

UC2: Planejar e executar a instalação de hardware e software para computadores
Sugere-se que as aulas sejam desenvolvidas com atividades em grupo que envolvam as boas práticas da montagem e configuração do hardware e instalação de software seguindo as recomendações técnicas dos fabricantes e desenvolvedores, baseado em estudos de caso. Sugere-se que o docente convide um especialista para a formação de uma mesa redonda com os alunos, onde seja exposta a experiência profissional do convidado e seja indicado os rumos do mercado de serviços em manutenção em computadores.

UC3: Planejar e executar a manutenção de computadores
Sugere-se que o docente desenvolva a aula por meio do estudo de casos reais a ser utilizados nas atividades de manutenção preventiva e corretiva, simulando defeitos nos equipamentos para que os alunos realizem experimentação das diversas formas de utilização das ferramentas de diagnóstico e reparos. Sugere-se que o docente proponha visitas técnicas, workshops especializados em manutenção de microcomputadores por profissionais especializados. Sugere-se ao docente que os alunos elaborem checklist de falhas e defeitos.

UC5: Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores
Sugere-se a realização de debate entre os alunos, para que decidam qual o melhor planejamento para uma rede de computadores, abordando as diversas topologias e modelos de redes que podem ser utilizadas num projeto. O docente solicita aos alunos que realizem uma pesquisa sobre os tipos de cabos e normas técnicas para instalação. Os alunos podem trabalhar em equipes, para configurar uma rede utilizando o protocolo TCP/IP, abordando a segurança da informação. O trabalho deve acontecer, prioritariamente, em laboratório de informática ou de redes com um rack móvel e demais equipamentos de redes. Sugere-se que o docente convide um especialista para a formação de uma mesa redonda com os alunos, onde seja exposta a experiência profissional do convidado e seja indicado os rumos do mercado de serviços em redes de computadores.

UC6: Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores
Sugere-se que o docente utilize um estudo de situação-problema, envolvendo a segurança da informação relacionada com perdas financeiras de uma empresa que utiliza redes de computadores. A partir de pesquisas realizadas em equipe, o docente propõe que os alunos apresentem ao grupo soluções para mitigar invasões e perdas de informações dentro de uma rede, relacionando esses atos ilícitos cometidos por crackers com as leis de informática que existem. O trabalho deve acontecer, prioritariamente, em laboratório de informática ou de redes com um rack móvel e demais equipamentos de redes.

UC7: Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais -servidores
Sugere-se que os alunos trabalhem em grupo, para definir a melhor topologia de rede que pode ser implementada dentro de uma empresa, realizando a instalação de servidores proprietários e livres, configurando uma rede cliente/servidor. O docente pode propor uma pesquisa em grupo para saber quais as tecnologias emergentes na área de redes que estão surgindo, além de verificar se pode ser implementado dentro do projeto. O trabalho deve acontecer, prioritariamente, em laboratório de informática ou de redes com um rack móvel e demais equipamentos de redes.

UC9: Implementar cabeamento estruturado e telefonia IP.
Sugere-se a realização de debate entre os alunos, para que decidam qual o melhor planejamento para a instalação do cabeamento estruturado e os telefones IPs, assim como a disposição de todos os outros dispositivos de redes que serão instalados. O docente pode ajudar desenhando um layout com o local de cada um dos equipamentos sugeridos pelos alunos. O docente solicita aos alunos que realizem uma pesquisa sobre os tipos de cabos e normas técnicas para instalação do cabeamento estruturado. Os alunos podem trabalhar em equipes para configurar a telefonia IP, prezando pela segurança da informação. O trabalho deve acontecer, prioritariamente, em laboratório de informática ou de redes com um rack móvel e demais equipamentos de redes.


UC10: Planejar e executar a instalação de redes sem fio.
Sugere-se que os alunos trabalhem em grupo para definir a melhor tecnologia wireless para a instalação de uma rede sem fio. Ao definir os equipamentos, o docente solicita que os alunos em grupos definam o posicionamento de cada um dos equipamentos de redes sem fio, integrando com uma LAN cabeada. Dessa forma, é recomendado que os estudantes desenvolvam uma planilha de acompanhamento dos valores dos equipamentos e a mão de obra para a instalação, configuração e suporte da rede wireless. O trabalho deve acontecer, prioritariamente, em laboratório de informática ou de redes com um rack móvel e demais equipamentos de redes wireless e cabeada.

UC11: Planejar e executar a manutenção de notebooks e manutenção preventiva de impressoras.
Sugere-se o desenvolvimento de atividades práticas de manutenção de notebooks e impressoras em bancadas ou mesas apropriadas. O docente pede que os alunos em grupos desmontem e montem notebooks, realizando propostas de upgrade e peças internas para a melhora da performance dos equipamentos. Em grupos pede que os alunos desmontem as impressoras e falem os nomes das peças e para que serve, em seguida montam e testam os equipamentos em rede.

UC12: Monitorar sistemas, aplicativos e equipamentos
Sugere-se que o docente dívida os alunos em grupos e que cada um dos grupos, em um computador, instale um sistema de monitoramento ou utilize o software existente no sistema operacional. O docente pode pedir para que os alunos abram alguns programas, como o office, softwares gráficos, entre outros, e monitorem o que acontece com o processador e memória. Em seguida, pode-se solicitar que cada um dos grupos relate o entendimento do monitoramento e o que poderia ser feito para melhorar a performance do equipamento.

UC13: Realizar a gestão dos projetos e governança de processos em operações de suporte
Propõe-se que os estudantes simulem uma rotina de equipe de TI em que se apliquem as técnicas de gerenciamento propostas; em contraponto, que eles também experimentem as mesmas rotinas sem essas técnicas, de maneira que eles consigam avaliar criticamente a utilidade e a importância delas. Para as metodologias Ágeis e PMI, sugere-se que o docente utilize as mesmas, dentro de sala de aula, como metodologia de ensino para o desenvolvimento das competências com adaptações de tamanho dos eventos/etapas. Em relação melhores práticas em ITIL, COBIT e Green IT nas empresas mais conhecidas no mercado de TI, sugere-se que sejam pesquisadas pelos estudantes e inseridas nas simulações propostas anteriormente.   Após conhecer as melhores práticas e o que as empresas utilizam dentro de seus departamentos, pode-se solicitar aos alunos que desenvolvam a implementação de parte desses processos no projeto integrador.

UC14: Atender clientes em serviços de manutenção e suporte de informática
Sugere-se que os alunos se dividam em grupos para que cada grupo proponha uma forma de atendimento ao cliente. Os alunos podem simular diferentes situações em que um software ou um computador esteja com problemas. Um dos grupos efetua o atendimento, enquanto os demais alunos registram os procedimentos. Por fim, realiza-se um debate sobre as simulações para construir propostas de melhorias no atendimento ao cliente. Recomenda-se que sejam realizadas visitas técnicas, simulações e possíveis atendimentos a comunidade articulados com o projeto integrador e orientados pelos docentes.

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador
UC4 Montagem, instalação e manutenção de computadores cliente.
Sugere-se que as aulas sejam realizadas mediante um estudo de caso para elaboração de um projeto de aquisição, configuração e instalação de microcomputadores de alta performance para uma empresa de comércio, que deseja manter um contrato de suporte e manutenção. Possibilitando a compreensão da conexão entre o hardware e o software.

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular: Projeto Integrador
UC8: Instalação e configuração de uma rede local cliente/servidor.
Sugere-se que o docente desenvolva em conjunto com os alunos, através de uma ferramenta colaborativa, todas as etapas do projeto integrador, analisando com os alunos as entregas de cada parte do projeto. Os alunos realizam pesquisas sobre outros projetos reais para compor o seu trabalho, realizam uma apresentação para a sala sobre o seu Projeto abordando a Instalação e configuração de uma rede local cliente/servidor de ao longo das quatro UCs.

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular: Projeto Integrador
UC15: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Sugere-se que o docente desenvolva em conjunto com os alunos, o desenvolvimento e a implementação de uma rede wi-fi e telefonia IP, realizando a integração com uma rede cabeada já existente. Depois pede que cada um dos grupos elabore uma proposta de implementação de um serviço de TI, entre: COBIT, Green IT e ITIL. Sugere-se também que o docente proporcione visitas técnicas para os estudantes, de acordo com o contexto da temática do projeto integrador desenvolvido.

Orientações metodológicas gerais  para Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada: UCs 04, 08 e 15 – Projeto Integrador
Os Projetos Integradores das UCs 04 e 08 correspondem a entregas parciais, enquanto a UC 16 é desenvolvida com vistas à entrega final. Cada entrega prevê a articulação das competências das qualificações profissionais técnicas e do Técnico respectivamente, ou seja, a entrega parcial da UC 04 articula as competências das UCs 1 a 3; a entrega parcial da UC 08 articula as competências das UCs 5 a 7, enquanto a UC 15 articula as competências das UCs 9 a 14. Essas entregas somadas contemplam o Projeto Integrador da Habilitação Técnica de Nível Médio. Portanto, o Projeto Integrador do Curso Técnico é constituído pela produção dos alunos sistematizada ao longo do curso, no qual são apresentados resultados consistentes e coerentes com o Perfil Profissional de Conclusão.
A proposta consiste em propiciar aos alunos a experiência de desenvolver o Projeto Integrador em diferentes contextos de atuação, abrangendo os processos de assistência aos usuários nos diferentes graus de complexidade e atenção à saúde, além de propiciar a vivência de situações reais, gerando desafios que levem os alunos a decidir, opinar, debater e construir com autonomia seu desenvolvimento profissional.

 

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

        1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

 

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

 

2. Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

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