Qualidade no Atendimento ao Turista

Turma - 2025.11.76
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
O turismo é um importante segmento da economia gerador de emprego e renda, e impulsionador do empreendedorismo, seja individual e coletivo. No entanto, para promover as atrações e os destinos turísticos necessita-se de um trabalho receptivo que preze por um bom acolhimento, informações precisas e uma abordagem de fato atrativa. Os serviços de atendimento ao turista requerem profissionais que representem à sua região e sejam porta-vozes que correspondam às expectativas dos visitantes. Qualidade no atendimento é uma premissa necessária à sustentabilidade local, uma vez que o setor é associado a um consumo cíclico, e necessita também de marketing, estratégico e também espontâneo. Assim, entende-se, a necessidade de profissionais capacitados que prestem um excelente atendimento e façam diferença nas regiões em que atuem.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta para a proposta requer docentes com formação superior ou técnica em Turismo, Hotelaria, com experiência profissional na atividade turística.
Orientações Metodológicas
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados.
Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular
Recomenda-se considerar os conhecimentos prévios dos alunos sobre atendimento e a oferta turística local e regional, conduzindo-os para um processo de aprendizagem eficaz e preparando-os para dar respostas a problemas na rotina de trabalho. Sugere-se que o docente solicite aos alunos que busquem material de produtos e serviços turísticos para fins de pesquisa, com o objetivo de mapear os atrativos e infraestrutura turística, bem como a infraestrutura de apoio ao turismo local.
Reforça-se a importância da utilização de estratégias de simulação de situações da rotina de trabalho, pesquisa de campo, estudos de caso, atividades de pesquisa realizada em internet, biblioteca, revistas, jornais e informes locais e eletrônicos etc para subsidiar em prol de uma comunicação assertiva ao público.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
- Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
- Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
- Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.
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- Forma de expressão dos resultados da avaliação
- Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
- As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
- De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:
- Forma de expressão dos resultados da avaliação
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- Menção por indicador de competência
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A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
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- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
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Ao final da Unidade Curricular
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- Atendido - A
- Não atendido - NA
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- Menção por Unidade Curricular
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Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece
o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
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- Desenvolvida - D
- Não desenvolvida – ND
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- Menção para aprovação no curso
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Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
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- Aprovado - AP
- Reprovado - RP
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- Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
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