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Tecnologias de Segurança de Redes

Tecnologias de Segurança de Redes

Turma - 2025.2.150

PRESENCIAL

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Sabe-se que segurança da informação é um tema amplo e que abrange várias áreas da tecnologia da informação e comunicação (TIC). As redes são componentes fundamentais da tecnologia da informação (TI), pois viabilizam a comunicação entre os diversos recursos, aplicações e serviços relacionados com a informação e, assim como as demais áreas, apresentam vulnerabilidades e ameaças que podem impactar os princípios de segurança da informação.

Há diversos riscos que podem ser mapeados quando realizada a análise de redes, por isso, conforme a Alctel,[1] “é importante conhecer as ameaças e corrigir as falhas existentes para diminuir os potenciais riscos”. Desse modo, é necessário o conhecimento de tecnologias e técnicas de segurança para aplicação em ambientes com diferentes especificidades e necessidades, justificando, assim, a oferta deste curso.

 

[1] ALCTEL. Como a segurança de rede resolve a vulnerabilidade do sistema de dados?. Disponível em: https://www.alctel.com.br/blog/seguranca-de-rede-como-resolver-a-vulnerabilidade-do-sistema-de-dados/. Acesso em: 2 de set. 2019.

Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: elaborar estratégias de segurança da informação para redes de computadores.

É destinado a estudantes e profissionais de TIC.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em segurança da informação ou redes de computadores e formação em TI ou em áreas afins.

Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo.

Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

Nesse sentido, sugerem-se demonstração e práticas em laboratório de ataques e técnicas de segurança de redes, apresentando segmentação de rede e aplicação de políticas, funcionalidades de firewall físico ou virtual, bem como demonstração por meio de práticas laboratoriais, amostra de ameaças e autenticação em redes sem fio.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando-se se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

 

         Forma de expressão dos resultados da avaliação:

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

 

 Menção por indicador de competência:

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido – A
  • Parcialmente atendido – PA
  • Não atendido – NA

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido – A
  • Não atendido – NA

 

 Menção por Unidade Curricular:

Ao término de cada Unidade Curricular (competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida – D
  • Não desenvolvida – ND

 

 Menção para aprovação no curso:

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (competências).

Além da menção D (desenvolvida), ele deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado – AP
  • Reprovado – RP

 

 Recuperação:

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.