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Aplicações Web com Python

Aplicações Web com Python

Python é uma linguagem de programação com o nível de abstração mais próximo da linguagem humana, facilitando a compreensão de seu código, bem como seu aprendizado. Além disso, é orientada a objeto de tipagem dinâmica, fortemente interativa.

Essa linguagem foi criada sob o ideal da “programação de computadores para todos”. Em razão disso, a linguagem foi desenvolvida visando à liberdade (opensource), à multiplataforma (roda em Windows, Linux, Mac, celulares e em uma infinidade de sistemas) e à clareza de sintaxe. Essas e outras vantagens fizeram com que grandes empresas, como Philips, Nasa, Nokia, Google e Yahoo, entre outras, começassem a usar a linguagem Python com sucesso e também a colocaram como a sétima mais utilizada, segundo o ranking publicado pela Stack Overflow,[1] estimulando outras empresas, inclusive de menor porte, a utilizá-la para o desenvolvimentos de seus softwares.

 

Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: desenvolver aplicações web com Python.

É destinado a profissionais e estudantes da área de tecnologia da informação (TI).

 

 

[1] STACK OVERFLOW. Developer Survey Results 2018. [s. d.]. Disponível em: https://insights.stackoverflow.com/survey/2018/. Acesso em: 16 set. 2019.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

Neste sentido, sugere-se que o docente disponibilize um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no qual o aluno participe ativamente do processo por meio de projetos que integrem tecnologias de front-end e back-end, sendo o back-end na linguagem proposta do curso. O trabalho deve acontecer prioritariamente em laboratório de informática.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:

  • Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

         Forma de expressão dos resultados da avaliação:

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

 

 Menção por indicador de competência:

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido – A
  • Parcialmente atendido – PA
  • Não atendido – NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido – A
  • Não atendido – NA

 Menção por Unidade Curricular:

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida – D
  • Não desenvolvida – ND

 

 Menção para aprovação no curso:

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências).

Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado – AP
  • Reprovado – RP

 

 Recuperação:

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

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