Atualização em Anatomia Radiológica

Turma - 2025.2.257
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
A oferta justifica-se por se tratar de uma temática relevante para atuantes ou interessados na área, visando à formação complementar mediante o tema proposto. Proporcionando aos participantes informações sobre as estruturas anatômicas no Radiodiagnóstico de Raios-X
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência na área de Radiologia e áreas afim.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão a partir do marco comum europeu, considerando as possibilidades de atuação e os campos de trabalho deste egresso. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da atuação de usabilidade da língua aprendida.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com os contextos de sua atuação.
Recomenda-se aos docentes realizarem atividades relacionadas às aspirações profissionais e pessoais dos alunos, conjuntamente ao desenvolvimento das marcas formativas. A partir da reflexão sobre si mesmo e da identificação das características necessárias aos futuros egressos, os alunos podem encontrar elementos para iniciar ou dar continuidade ao seu percurso nos níveis de inglês básico, intermediário e avançado, tendo em vista aprimorar cada vez mais suas competências.
O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira e/ou de vida considerando os seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas aspirações e competências requeridas relacionadas à língua para sua progressão; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua via e/ou carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: refletir sobre o itinerário formativo e possibilidades para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a inovação, a autonomia e o dinamismo, trabalhando de forma lúdica e criativa, fazendo uso de atividades que promovam a interação dos alunos e o desenvolvimento das habilidades de fala, leitura, audição e fala na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
- Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio de competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
- Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado dos indicadores de competências propostos neste plano, constatando se o aluno os desenvolveu de forma suficiente para ter alcançado as competências e assim avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
- Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado no final do Curso de Inglês para mestrado.
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
- Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
- As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
- De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
8.1.1. Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
8.1.2. Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular, estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
- Desenvolvida - D
- Não desenvolvida – ND
8.1.3. Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares.
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente.
- Aprovado - AP
- Reprovado – RP
8.2. Recuperação:
A recuperação será paralela a partir da constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Mesmo o curso sendo na modalidade presencial, é possível a adoção de tecnologias da informação e comunicação enquanto recursos didáticos e estratégicos para possibilitar a superação das dificuldades por parte do aluno.
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