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Assistente de Marketing e Vendas

Assistente de Marketing e Vendas

Objetivo geral
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos
•    Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimulem o aprimoramento contínuo.
•    Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
•    Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
•    Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, possibilitando, a todos os envolvidos no processo educativo, a verificação da aprendizagem.
•    Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para a consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo (SENAC, 2022) .
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das marcas formativas: colaboração e comunicação, visão crítica, criatividade e atitude empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmos e sobre as próprias trajetórias profissionais, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: a) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; b) objetivos: o que o aluno pretende com relação à sua carreira a curto, médio e longo prazos; e c) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador a ela vinculado na primeira semana do curso, possibilitando-lhes modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI, o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização – detalhamento do tema gerador; b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Nesse sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados, o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das marcas formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor aos alunos que reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com o intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são marcas formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. 
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. 
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como o das marcas formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.   

Orientações metodológicas específicas por unidade curricular

UC 1: Executar atividades de suporte às ações de marketing.  
Indica-se que o docente elabore atividades de simulação das ações de marketing em sala de aula ou laboratório. Nesse contexto, pode-se apresentar situações-problema e propor atividades como:  busca de dados e informações, conforme modelos de pesquisa de mercado existentes; metodologias adotadas e planos de marketing de diferentes empresas; simulação do processo de pesquisa de mercado de forma presencial ou digital.
É possível ainda disponibilizar pesquisas, estudos de casos, vídeos de campanhas, postagens de redes sociais e exemplos de cronogramas de postagens para elaboração de propostas de ações de comunicação em canais externos. O docente poderá mobilizar atividades que evidenciem situações que envolvam diferentes abordagens sobre o comportamento do consumidor, relacionamento e usabilidade na web, gestão de crises na comunicação, entre outras.
Recomendam-se visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área, a fim de conhecerem os caminhos percorridos, os processos de trabalhos, principais desafios e oportunidades e, ainda, possíveis dificuldades. Pode-se realizar visitas em eventos, de acordo com as especificidades locais e regionais e, também incentivar a participação dos alunos em eventos organizados e promovidos pelo Senac.
É possível simular o monitoramento e a elaboração de relatórios com o uso de ferramentas gratuitas e/ou disponibilizadas pelo Senac. Nessa ação, é essencial que os alunos se aprofundem no processo de análise de dados, pois isso permitirá uma compreensão mais detalhada e precisa dos resultados obtidos.
Sugere-se estimular os alunos a comunicarem os resultados da pesquisa de forma clara e concisa, preparando-os para apresentar os resultados aos colegas, clientes ou outros stakeholders. Para o compartilhamento dos resultados, recomenda-se o uso de recursos variados, além de apresentações em slides, fomentando diferentes arranjos e possibilidades que incentivem a criatividade e a atitude empreendedora.

UC 2: Executar atividades de suporte aos processos comerciais.
Sugere-se que o docente proponha situações-problema e atividades de simulação que envolvam relacionamento com o cliente, visando desenvolver habilidades de comunicação, empatia e resolução de problemas. É possível apresentar casos reais ou fictícios dessas interações, permitindo que os alunos analisem, discutam e proponham soluções para desafios comuns no relacionamento com os clientes.
É importante que o aluno seja estimulado a desenvolver a sua comunicação verbal e não verbal, de modo a transmitir mensagens claras, ouvir atentamente e a se adaptar aos diferentes estilos de comunicação dos clientes. É possível estimular a pesquisa e o levantamento das funcionalidades de inovações, como chatbots, aplicativos digitais, etc.
É possível realizar visitas a estabelecimentos comerciais para que os alunos observem práticas eficazes e estratégias relacionadas à disposição de produtos, à apresentação visual e ao atendimento ao cliente. E, ainda, estimulá-los a pesquisar estratégias para integrar eficientemente os canais de venda e a harmonização de experiências entre lojas físicas e virtuais. 
Recomenda-se que os alunos pesquisem modelos de relatórios de vendas padronizados, cabendo ao docente destacar a importância da consistência e uniformidade para facilitar a compreensão e a tomada de decisões. Além disso, pode-se explorar com os alunos ferramentas de geração de relatórios, como softwares específicos, planilhas e sistemas de CRM, demonstrando sua aplicação prática. Sugere-se, ainda, que sejam abordadas as técnicas de visualização de dados eficazes, como gráficos e dashboards, para tornar os relatórios mais compreensíveis e impactantes. 
 Por fim, estudos de casos podem ser utilizados para que o aluno mapeie as tendências ao longo do tempo nos relatórios, permitindo que identifiquem padrões que possam apoiar o planejamento das ações.

UC 3: Projeto Integrador Assistente de Marketing e Vendas
O Projeto Integrador consiste em uma prática pedagógica que visa promover a integração das diversas unidades curriculares do curso, devendo ser desenvolvido de modo a consolidar as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), referendar, aprofundar, enriquecer, recriar e avançar na formação técnico-científica do estudante, nos termos previstos no currículo do assistente de Marketing e Vendas. 
Destaca-se a importância de que o tema gerador esteja fundamentado em problemas reais do campo profissional, viabilizando um ambiente propício para enfrentar desafios significativos que motivem a investigação em uma variedade de temas e práticas associadas à área produtiva do curso. Dessa forma, a proposta deve ser um impulso para a criação de projetos sólidos, indo além da mera compilação de informações abordadas em outras unidades curriculares.
Recomenda-se que o docente utilize diversas estratégias, tais como estudos de caso de situações vivenciadas por profissionais da área de Marketing e Vendas, podendo, também, convidar profissionais da área para uma palestra ou debate com os alunos sobre as vivências e desafios da área, de acordo com o tema gerador escolhido.  
Atividades de brainstorming e benchmarking podem apoiar na sistematização de conceitos e análises de oportunidades. Sugere-se que o docente organize visitas técnicas durante o processo de elaboração dos projetos. 
O docente pode ainda promover diálogos com cursos da área de Tecnologia, de modo que os alunos dos dois cursos tenham contato e ampliem seus repertórios com relação à humanização dos ambientes de trabalho, bem como sobre os impactos da transformação digital.
Além disso, recomenda-se que sejam organizadas apresentações interativas dos projetos e ações desenvolvidas e - como sugestão de consolidação do aprendizado - o desenvolvimento de materiais educacionais e portfólios digitais destacando a jornada de cada aluno no preparo para o mercado de trabalho. 
É fundamental que o aluno seja incentivado a considerar seus interesses pessoais, conhecimentos prévios, experiências de vida e formações anteriores, de modo a refletir sobre as possibilidades de atuação profissional como assistente de Marketing e Vendas.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos: 
•    Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, dos indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. 
•    Ser formativa: acompanhar todo o processo de desenvolvimento das competências propostas neste plano, constatando se o aluno está apto a avançar para a próxima etapa e, se necessário, realizar ajustes no planejamento para otimizar o processo de ensino-aprendizagem. 
•    Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. 
 
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação 
•    Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da unidade curricular/curso). 
•    As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. 
•    De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 
 
8.1.1. Menção por indicador de competência 
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: 
Durante o processo 
•    Atendido – A 
•    Parcialmente atendido – PA 
•    Não atendido – NA 

Ao final da unidade curricular 
•    Atendido – A 
•    Não atendido – NA 
 
8.1.2. Menção por unidade curricular 
Ao término de qualquer unidade curricular (competência, estágio, prática profissional, prática integrada ou projeto integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja atingido em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são: 
•    Desenvolvida – D 
•    Não desenvolvida – ND 
 
8.1.3. Menção para aprovação no curso 
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares. 
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas: 
•    Aprovado – AP 
•    Reprovado – RP 

8.2. Recuperação
A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

Avise-me sobre novas turmas

Ao realizar minha inscrição, declaro ciência de que o Senac AL tratará somente os dados pessoais necessários para realizar meu cadastro e viabilizar o retorno da Instituição com as informações acerca dos cursos de interesse e correlatos.