As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo (SENAC, 2022) .
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das marcas formativas: colaboração e comunicação, visão crítica, criatividade e atitude empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmos e sobre as próprias trajetórias profissionais, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: a) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; b) objetivos: o que o aluno pretende com relação à sua carreira a curto, médio e longo prazos; e c) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador a ela vinculado na primeira semana do curso, possibilitando-lhes modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI, o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização – detalhamento do tema gerador; b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Nesse sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados, o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das marcas formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor aos alunos que reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com o intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são marcas formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como o das marcas formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas por unidade curricular
UC 1: Executar atividades de suporte às ações de marketing.
Indica-se que o docente elabore atividades de simulação das ações de marketing em sala de aula ou laboratório. Nesse contexto, pode-se apresentar situações-problema e propor atividades como: busca de dados e informações, conforme modelos de pesquisa de mercado existentes; metodologias adotadas e planos de marketing de diferentes empresas; simulação do processo de pesquisa de mercado de forma presencial ou digital.
É possível ainda disponibilizar pesquisas, estudos de casos, vídeos de campanhas, postagens de redes sociais e exemplos de cronogramas de postagens para elaboração de propostas de ações de comunicação em canais externos. O docente poderá mobilizar atividades que evidenciem situações que envolvam diferentes abordagens sobre o comportamento do consumidor, relacionamento e usabilidade na web, gestão de crises na comunicação, entre outras.
Recomendam-se visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área, a fim de conhecerem os caminhos percorridos, os processos de trabalhos, principais desafios e oportunidades e, ainda, possíveis dificuldades. Pode-se realizar visitas em eventos, de acordo com as especificidades locais e regionais e, também incentivar a participação dos alunos em eventos organizados e promovidos pelo Senac.
É possível simular o monitoramento e a elaboração de relatórios com o uso de ferramentas gratuitas e/ou disponibilizadas pelo Senac. Nessa ação, é essencial que os alunos se aprofundem no processo de análise de dados, pois isso permitirá uma compreensão mais detalhada e precisa dos resultados obtidos.
Sugere-se estimular os alunos a comunicarem os resultados da pesquisa de forma clara e concisa, preparando-os para apresentar os resultados aos colegas, clientes ou outros stakeholders. Para o compartilhamento dos resultados, recomenda-se o uso de recursos variados, além de apresentações em slides, fomentando diferentes arranjos e possibilidades que incentivem a criatividade e a atitude empreendedora.
UC 2: Executar atividades de suporte aos processos comerciais.
Sugere-se que o docente proponha situações-problema e atividades de simulação que envolvam relacionamento com o cliente, visando desenvolver habilidades de comunicação, empatia e resolução de problemas. É possível apresentar casos reais ou fictícios dessas interações, permitindo que os alunos analisem, discutam e proponham soluções para desafios comuns no relacionamento com os clientes.
É importante que o aluno seja estimulado a desenvolver a sua comunicação verbal e não verbal, de modo a transmitir mensagens claras, ouvir atentamente e a se adaptar aos diferentes estilos de comunicação dos clientes. É possível estimular a pesquisa e o levantamento das funcionalidades de inovações, como chatbots, aplicativos digitais, etc.
É possível realizar visitas a estabelecimentos comerciais para que os alunos observem práticas eficazes e estratégias relacionadas à disposição de produtos, à apresentação visual e ao atendimento ao cliente. E, ainda, estimulá-los a pesquisar estratégias para integrar eficientemente os canais de venda e a harmonização de experiências entre lojas físicas e virtuais.
Recomenda-se que os alunos pesquisem modelos de relatórios de vendas padronizados, cabendo ao docente destacar a importância da consistência e uniformidade para facilitar a compreensão e a tomada de decisões. Além disso, pode-se explorar com os alunos ferramentas de geração de relatórios, como softwares específicos, planilhas e sistemas de CRM, demonstrando sua aplicação prática. Sugere-se, ainda, que sejam abordadas as técnicas de visualização de dados eficazes, como gráficos e dashboards, para tornar os relatórios mais compreensíveis e impactantes.
Por fim, estudos de casos podem ser utilizados para que o aluno mapeie as tendências ao longo do tempo nos relatórios, permitindo que identifiquem padrões que possam apoiar o planejamento das ações.
UC 3: Projeto Integrador Assistente de Marketing e Vendas
O Projeto Integrador consiste em uma prática pedagógica que visa promover a integração das diversas unidades curriculares do curso, devendo ser desenvolvido de modo a consolidar as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), referendar, aprofundar, enriquecer, recriar e avançar na formação técnico-científica do estudante, nos termos previstos no currículo do assistente de Marketing e Vendas.
Destaca-se a importância de que o tema gerador esteja fundamentado em problemas reais do campo profissional, viabilizando um ambiente propício para enfrentar desafios significativos que motivem a investigação em uma variedade de temas e práticas associadas à área produtiva do curso. Dessa forma, a proposta deve ser um impulso para a criação de projetos sólidos, indo além da mera compilação de informações abordadas em outras unidades curriculares.
Recomenda-se que o docente utilize diversas estratégias, tais como estudos de caso de situações vivenciadas por profissionais da área de Marketing e Vendas, podendo, também, convidar profissionais da área para uma palestra ou debate com os alunos sobre as vivências e desafios da área, de acordo com o tema gerador escolhido.
Atividades de brainstorming e benchmarking podem apoiar na sistematização de conceitos e análises de oportunidades. Sugere-se que o docente organize visitas técnicas durante o processo de elaboração dos projetos.
O docente pode ainda promover diálogos com cursos da área de Tecnologia, de modo que os alunos dos dois cursos tenham contato e ampliem seus repertórios com relação à humanização dos ambientes de trabalho, bem como sobre os impactos da transformação digital.
Além disso, recomenda-se que sejam organizadas apresentações interativas dos projetos e ações desenvolvidas e - como sugestão de consolidação do aprendizado - o desenvolvimento de materiais educacionais e portfólios digitais destacando a jornada de cada aluno no preparo para o mercado de trabalho.
É fundamental que o aluno seja incentivado a considerar seus interesses pessoais, conhecimentos prévios, experiências de vida e formações anteriores, de modo a refletir sobre as possibilidades de atuação profissional como assistente de Marketing e Vendas.